CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Com%20reda%C3%A7%C3%A3o%20final
Sessão: 276.1.53.O Hora: 17:38 Fase: BC
Orador: PASTOR MANOEL FERREIRA, PTB-RJ Data: 08/10/2007

O SR. PASTOR MANOEL FERREIRA (PTB-RJ. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, inicialmente, quero registrar meu grande interesse em votar ainda hoje as 2 matérias há pouco referidas.

Venho à tribuna para, com profundo sentimento de pesar, registrar o lamentável desgoverno do Estado do Rio de Janeiro. Entre as 11 áreas de maior violência no País, o Rio de Janeiro está em quarto lugar, apesar da quantidade de recursos que o Governo Federal tem derramado no Estado, principalmente por ocasião dos Jogos Pan-Americanos. Mas esses recursos não têm sido suficientes para debelar o problema da violência.

São raros os dias em que não há dezenas de óbitos no Estado - policiais, bandidos e vítimas de balas perdidas. A violência no Rio de Janeiro impressiona não somente a população o Estado, mas também a de todo o País e do mundo.

Registro também o problema na área de saúde. A situação está um caos. Nem os elevadores dos hospitais funcionam. Já vamos para aproximadamente 9 meses de Governo Sérgio Cabral e, infelizmente, não há nenhum tipo de mudança para melhor.

Todos os índices de violência no Rio de Janeiro - homicídios, roubos de carros, seqüestros e tantos outros - são os piores da sua história, piores do que os do último mês do governo solitário de Rosinha Garotinho.

Infelizmente, vive um momento difícil o Rio de Janeiro. É preciso que o Governador acorde e comece a administrá-lo. É preciso que S.Exa. assuma as rédeas do Governo e deixe de apenas vir a Brasília buscar recursos, dia e noite. É preciso que se amenize o desentendimento entre o PMDB e Sérgio Cabral, a fim de que S.Exa. volte a governar o Estado, conforme todos nós que lhe confiamos o voto esperamos, na certeza de que vai responder aos problemas da nossa cidade.

Muito obrigado.