CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Com%20reda%C3%A7%C3%A3o%20final
Sessão: 276.1.53.O Hora: 17:28 Fase: BC
Orador: ZÉ GERALDO, PT-PA Data: 08/10/2007

O SR. ZÉ GERALDO (PT-PA. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, todos aqueles que me ouvem neste momento, quero aqui fazer um registro da grande festa religiosa que acontecerá neste final de semana em Belém do Pará. Acredito ser a maior festa religiosa do Brasil e uma das maiores do mundo. Provavelmente, mais de 1,5 milhão de pessoas estarão reunidas em Belém no sábado e no domingo. Trata-se de uma festa que mobiliza não só as famílias católicas do Estado, mas também amigos e parentes, que deixam o interior e se dirigem à Capital. É uma demonstração de fé talvez não vista em outras partes do País, devido à quantidade de pessoas caminhando ao mesmo tempo nas avenidas de Belém.

Nessa festa, Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, as pessoas aproveitam para saborear a rica culinária da Região Norte, principalmente a derivada da mandioca. O caldo de tucupi, extraído da mandioca, fervido, soma-se ao pato, que    dá origem ao famoso prato típico pato no tucupi. Já a maniçoba, que é feita da folha de mandioca, é fervida por aproximadamente 15 dias para poder ser servida.

Parabéns à Igreja Católica de Belém, que há semanas organiza a Festa do Círio de Nazaré, uma festa realmente maravilhosa, linda, da qual milhões de paraenses e pessoas oriundas de outros Estados do Brasil participam.

Neste final de semana, acontecerá esse grande evento em Belém do Pará, motivo pelo qual não poderia deixar de fazer esse registro.