CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Com redação final
Sessão: 276.1.53.O Hora: 17h28 Fase: BC
  Data: 08/10/2007

Sumário

Realização do Círio de Nazaré, em Belém, Estado do Pará.




O SR. PRESIDENTE (Manato) - Concedo a palavra pela ordem ao nobre Deputado Zé Geraldo, agricultor, ex-Deputado Estadual, Deputado Federal do PT do Paráno seu segundo mandato, que tão bem o exerce. S.Exa. dispõe de 3 minutos na tribuna.
O SR. ZÉ GERALDO (PT-PA. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, todos aqueles que me ouvem neste momento, quero aqui fazer um registro da grande festa religiosa que aconteceráneste final de semana em Belém do Pará. Acredito ser a maior festa religiosa do Brasil e uma das maiores do mundo. Provavelmente, mais de 1,5 milhão de pessoas estarão reunidas em Belém no sábado e no domingo. Trata-se de uma festa que mobiliza não só as famílias católicas do Estado, mas também amigos e parentes, que deixam o interior e se dirigem à Capital. É uma demonstração de fé talvez não vista em outras partes do País, devido à quantidade de pessoas caminhando ao mesmo tempo nas avenidas de Belém.
Nessa festa, Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, as pessoas aproveitam para saborear a rica culinária da Região Norte, principalmente a derivada da mandioca. O caldo de tucupi, extraído da mandioca, fervido, soma-se ao pato, que dá origem ao famoso prato típico pato no tucupi. Já a maniçoba, que é feita da folha de mandioca, é fervida por aproximadamente 15 dias para poder ser servida.
Parabéns à Igreja Católica de Belém, que há semanas organiza a Festa do Círio de Nazaré, uma festa realmente maravilhosa, linda, da qual milhões de paraenses e pessoas oriundas de outros Estados do Brasil participam.
Neste final de semana, acontecerá esse grande evento em Belém do Pará, motivo pelo qual não poderia deixar de fazer esse registro.


FESTA RELIGIOSA, CÍRIO DE NAZARÉ, CIDADE, BELÉM, PA.
oculta