CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Com redação final
Sessão: 257.3.52.O Hora: 16h12 Fase: GE
  Data: 21/09/2005

Sumário

Urgente necessidade de ações do Governo Federal para contenção de incêndios nos Estados do Acre, Rondônia, Mato Grosso e Amazonas.




O SR. HENRIQUE AFONSO - Sr. Presidente, peço a palavra pela ordem.
O SR. PRESIDENTE (Severino Cavalcanti) - Tem V.Exa. a palavra.
O SR. HENRIQUE AFONSO (PT-AC. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, registro o momento muito difícil por que passa o Estado Acre devido às queimadas e à fumaça proveniente de grandes focos de incêndio nos Estados de Amazonas, Rondônia, Mato Grosso e, inclusive, na Bolívia.
Nos últimos dias, o INPE divulgou dados extremamente preocupantes sobre a situação. Foram registrados 200 focos de incêndio no Estado do Acre, 800 no Estado de Rondônia e 1.500 no Estado do Mato Grosso. Infelizmente, na Bolívia já se perdeu o controle.
O Acre já registra morte de crianças, embora o Governo do Estado tenha tomado algumas iniciativas para resolver o problema.
Faz-se, portanto, necessária a ação do Governo Federal, com a criação de força-tarefa que envolva os Ministérios da Saúde, a Secretaria Nacional de Defesa Civil e o Ministério das Relações Exteriores — este para atuar perante as autoridades bolivianas —, a fim de conter as queimadas na região.
Sr. Presidente, apesar de o Governador Jorge Viana ter decretado estado de emergência, é fundamental que o Governo Federal aja rapidamente. A cada dia a situação tem-se agravado e a população está alarmada, pois estão aumentando os casos de doenças respiratórias, diarréias, conjuntivites, entre outros.
Muito obrigado, Sr. Presidente.


QUEIMADA, AC, AM, RO, MT, PAÍS ESTRANGEIRO, BOLÍVIA, AUMENTO, FUMO, ABSORÇÃO, DANOS, SAÚDE, POPULAÇÃO, GOVERNO FEDERAL, INTERVENÇÃO, REIVINDICAÇÃO.
oculta