CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Com redação final
Sessão: 257.3.52.O Hora: 15h12 Fase: PE
  Data: 21/09/2005

Sumário

Transcurso do 227º aniversário de fundação do Município de Corumbá, Estado de Mato Grosso do Sul. Criação do Curso de Jornalismo no Centro Universitário da Grande Dourados. Inauguração da Rádio Coração, no Município. Transcurso dos aniversários de fundação da Rádio Grande FM e do jornal Diário MS.




O
SR. JOÃO GRANDÃO (PT-MS. Pronuncia o seguinte discurso.) - Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, hoje éum dia muito especial para a população de Corumbá, a Capital do Pantanal Sul-Mato-Grossense, que está comemorando 227 de fundação, com a presença ilustre do Governador do Estado, Zeca do PT.
Para comemorar a data, o Prefeito Ruiter Cunha está preparando o Festival Pantanal das Águas, que terá apresentações musicais, de dança, artesanato, artes plásticas e esporte, a partir do dia 6 de outubro, num evento considerado um dos maiores e mais importantes da região pantaneira.
Corumbá foi fundada em 21 de setembro de 1778, pelo então Capitão General Luiz de Albuquerque. A cidade foi denominada inicialmente como Vila de Nossa Senhora da Conceição de Albuquerque. A povoação ergueu-se um pouco mais ao sul e durante alguns anos conservou-se como simples destacamento militar e lentamente transformou-se em povoado.
Foram encontrados 2 significados para seu nome: um que deriva do termo indígena curupah (curu significa rugoso, que é como os índios chamavam a aroeira) e pah é igual a abundância; o outro significando é "lugar distante". É conhecida hoje como a Cidade Branca, pela cor clara de sua terra.
Corumbá, com seus quase 100 mil habitantes, tem sua economia voltada para a pecuária e para turismo, além da mineração e do gás natural boliviano que passa por seu território. A beleza das águas do Rio Paraguai, a simpatia e a força empreendedora dos seus habitantes fazem de Corumbá uma cidade boa de se viver e que orgulha toda a população pantaneira e sul-mato-grossense.
Em nome do Prefeito Ruiter Cunha, desejamos a todos os corumbaenses felicidade e que a cidade prossiga a passos largos no rumo do desenvolvimento sustentável, respeitando o meio ambiente, defendendo a solidariedade e a fraternidade entre os seus habitantes.
Passo a abordar outro assunto, Sr. Presidente. O Município de Dourados, nos últimos anos, vivenciou profundas transformações na área da comunicação, com a criação do curso de jornalismo da UNIGRAN, com a inauguração da Rádio Coração, uma emissora com programação católica ligada à Fundação Terceiro Milênio e também com as comemorações dos 25 anos de fundação da Grande FM, emissora comandada por maestria pelo empresário Antonio Tonanni.
As comemorações do aniversário da Grande FM culminaram com uma grande festa popular, com a distribuição de muitos prêmios aos seus ouvintes, porém o ponto alto foi o exemplo de civismo e cidadania dado pela emissora, que durante a Semana da Pátria veiculou em toda a sua programa todos os hinos pátrios.
Durante quase dez dias, a Grande FM colocou em sua programação informações sobre os Hinos Nacional, da Bandeira, da Independência, do Soldado entre outros, além de dar espaços para especialistas falarem sobre o tema.
Estudantes do ensino fundamental e médio das escolas públicas foram os maiores beneficiados com a inserção dos hinos na programação da Grande FM, uma vez que nas escolas do Município os rádios ficaram ligados durante a Semana da Pátria.
Destacamos mais essa ação pioneira do empresário Antonio Tonanni, que desde a década de 50 vem investindo na área de comunicação, sendo também um dos primeiros a investir na implantação de um jornal impresso que, mesmo tendo curta duração, teve grande representatividade na história de Dourados.
A toda a equipe da rádio Grande FM, desejamos sucesso nessa empresa que faz parte do patrimônio cultural de Dourados e que continue trazendo novidades para os seus ouvintes e contribuindo para a construção de uma cidade mais humana, justa e digna para os seus 200 duzentos mil habitantes.
Ao mesmo tempo, parabenizamos o empresário Vitoriano Carbonera Calles, diretor do jornal Diário MS, o jornal de integração regional que no último dia 15 comemorou 12 anos de fundação, com o lançamento de sua versão online. Aos diretores e funcionários do Diário MS, um dos mais importantes jornais diários de Mato Grosso do Sul, auguramos sucesso na jornada diária de bem informar a população.
Muito obrigado.


MUNICÍPIO, CORUMBÁ, MTS, EMANCIPAÇÃO POLÍTICA, ANIVERSÁRIO, HOMENAGEM. RÁDIO GRANDE FM, MUNICÍPIO, DOURADOS, MTS, ANIVERSÁRIO, CUMPRIMENTO. JORNAL, DIÁRIO MS, MTS, ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO, CUMPRIMENTO.
oculta