CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Com%20reda%C3%A7%C3%A3o%20final
Sessão: 257.3.52.O Hora: 15:10 Fase: PE
Orador: THELMA DE OLIVEIRA, PSDB-MT Data: 21/09/2005

A SRA. THELMA DE OLIVEIRA (PSDB-MT. Sem revisão da oradora.) - Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, quero deixar registrado o meu apoio a manifestação nacional dos docentes das Instituições Federais de Ensino Superior -IFES, que, no dia 30 de agosto, iniciaram movimento de greve, diante da desrespeitosa decisão do Governo Federal em conceder reajuste salarial de 0,1%.

Recebi em meu gabinete, com muita honra, uma comissão da Universidade Federal de Mato Grosso, que me solicitou que interceda por ela junto ao Governo, para que reabra a negociação, a fim de que realmente se possa resolver o impasse criado, por não serem atendidas suas reivindicações.

O Ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, reuniu-se com toda a bancada sindical, afirmou que todos os Ministérios estariam autorizados a negociar com os servidores, desde que tais negociações não resultassem em impactos orçamentários para 2005.

Sr. Presidente, isto mostra a falta de vontade política do Governo Federal em negociar com os representantes das Instituições Federais de Ensino Superior para resolver esse impasse criado pela expectativa de negociação.

Conclamo todos os Parlamentares a também se solidarizar com as IFES em sua luta por um reajuste salarial justo.

Muito obrigada.