CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Com redação final
Sessão: 257.3.52.O Hora: 14h44 Fase: PE
  Data: 21/09/2005

Sumário

Transcurso do 97º aniversário de emancipação político-administrativa do Município de São Mateus do Sul, Estado do Paraná.




O
SR. AIRTON ROVEDA (PTB-PR. Pronuncia o seguinte discurso.) - Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, écom especial satisfação que venho hoje a esta tribuna para cumprimentar a comunidade do Município de São Mateus do Sul, Estado do Paraná, que hoje, dia 21 de setembro, completa 97 anos de criação.
Aqui, permito-me fazer uma breve narrativa da saga que foi a fundação de São Mateus do Sul, que se constitui de migrantes do Brasil e imigrantes alemães, espanhóis e poloneses.
Tudo começou com os alemães, que procuravam explorar o petróleo do xisto, iniciando-se assim uma colônia que teve o nome de Santa Maria, mais tarde mudado para Maria Augusta e finalmente São Mateus do Sul.
A criação do Município só se efetivou através da Lei Estadual nº 763, de 2 de abril de 1908, e foi instalado oficialmente em 21 de setembro de 1908, desmembrado de São João do Triunfo. A partir de então, sem se intimidar diante de desafios, São Mateus do Sul cresceu e hoje, com aproximadamente 37 mil habitantes, ocupou novos espaços e é conhecida como a cidade do mate e do xisto.
Parabenizo São Mateus do Sul pelos seus 97 anos de emancipação, constatando a vocação empreendedora de um Município que já se transformou em importante eixo de desenvolvimento do sul do Paraná. São Mateus tem a energia de uma cidade que se consolida, dia após dia, como exemplo de fé, luta e garra de um povo que tem orgulho de ser paranaense.
Era o que tinha a dizer.
Muito obrigado.


MUNICÍPIO, SÃO MATEUS DO SUL, PR, ANIVERSÁRIO, EMANCIPAÇÃO POLÍTICA, CONGRATULAÇÕES.
oculta