CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Com redação final
Sessão: 257.3.52.O Hora: 14h28 Fase: PE
  Data: 21/09/2005

Sumário

Posicionamento do orador sobre a retirada da representação apresentada pelo PTB junto ao Conselho de Ética e Decoro Parlamentar contra os Deputados Sandro Mabel e José Dirceu. Homenagem póstuma ao ex-Vereador Alfeu Caputo, do Município de São Tiago, Estado de Minas Gerais.




O SR. JÚLIO DELGADO (PSB-MG. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Sras. e Srs. Parlamentares, assessores desta Casa, Taquigrafia, senhoras e senhores, estamos vivendo um momento muito conturbado em nossa Casa. Hoje deve renunciar o nosso Presidente, cujo sucessor deve ser escolhido no prazo de 5 sessões. Também estamos vivendo um momento tumultuado no Conselho de Ética.
Com total isenção e independência, fizemos algumas análises sobre posições passadas à sociedade pela imprensa nesses dias. Hoje se confirmou a proposta de retirada da representação oferecida pelo PTB contra os Deputados Sandro Mabel e José Dirceu, da qual sou Relator. Sem nenhum juízo antecipado de valor, formulei, independentemente da decisão do Conselho, tomada ontem — depois quero justificar a minha ausência e o motivo da minha fala nesta tarde —, uma consulta formal sobre essa questão ao Presidente do Conselho e à Mesa da Câmara dos Deputados, para que haja isenção com relação a esse fato, que agora é concreto.
O PTB apresentou oficialmente, por intermédio de seu Presidente, pedido de retirada da representação contra os 2 Parlamentares. Não quero entrar nessa discussão, até porque discutiremos o assunto com profundidade no próprio Conselho de Ética, enquanto aguardamos uma decisão da Mesa.
Venho à tribuna prestar minha homenagem a cidadãos comuns. Ontem, ausentei-me da reunião do Conselho — já estava em Brasília desde segunda-feira — porque perdi um grande amigo. Apesar de toda a crise que vive Brasília, não poderia deixar de prestar homenagem a alguém especial, até porque ele fazia da política a sua vida e acreditava que essa seria a melhor maneira de ajudar as pessoas comuns que vivem nos Municípios do interior do nosso País.
Ontem perdi meu amigo Alfeu Caputo, do Distrito da Capelinha, de Mercês de Água Limpa, no Município de São Tiago. Alfeu foi talvez um dos maiores estimuladores para eu exercer este mandato.Deixou a esposa Luzia, 2 filhos, Maria Inês e Carlos, uma família honrada e amigos, entre os quais me incluo. Ontem, fui prestar minha última homenagem a Alfeu e dar um abraço em seus familiares. Mas talvez a maior homenagem que posso prestar a Alfeu seja honrar a cada dia sua confiança, seu voto, assim como todos os Parlamentares devem honrar o voto de seus eleitores.
Sr. Presidente, em suas atividades no dia-a-dia, Alfeu fazia da política sua maneira de viver. Foi Vereador, teve uma vida ativa no Município de São Tiago, na região de São João Del Rei, e muito me estimulou para que eu participasseda vida pública. Ele só tinha preocupação com o bom exercício do nosso mandato.
Ao reverenciar a memória de Alfeu Caputo, homenageio o cidadão brasileiro, que quer política com seriedade para transformar a vida das pessoas. Em todo o momento, no exercício do mandato parlamentar, devemos ter esse compromisso, porque sempre existem pessoas de grande importância na vida e na carreira de cada um de nós.
Que honremos o compromisso assumido com os cidadãos dos nossos respectivos Estados, para que no exercício do nosso mandato não estejamos apenas preocupados com o bem-estar dos que aqui estão, com a economia do País ou simplesmente com a situação da Câmara dos Deputados, mas em exercer o mandato de forma responsável, honrando a confiança daqueles que nos elegeram.
Em vida, temos de honrar as pessoas que nos ajudaram a exercer o mandato legislativo. Na pessoa do Alfeu, homenageio todos os cidadãos brasileiros que querem que honremos o seu voto e sua confiança.
Muito obrigado.


REPRESENTAÇÃO, CASSAÇÃO, MANDATO PARLAMENTAR, SANDRO MABEL, JOSÉ DIRCEU, DEPUTADO FEDERAL, PARTIDO POLÍTICO, PTB, RETIRADA. ALFEU CAPUTO, EX VEREADOR, MUNICÍPIO, SÃO TIAGO, MG, MORTE, HOMENAGEM PÓSTUMA.
oculta