CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Com redação final
Sessão: 257.3.52.O Hora: 14h26 Fase: PE
  Data: 21/09/2005

Sumário

Instalação do Consórcio Social da Juventude em São Luís, Estado do Maranhão.




A SRA. TEREZINHA FERNANDES (PT-MA. Pronuncia o seguinte discurso.) - Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, na última segunda-feira, dia 19, o Maranhão recebeu a visita do Ministro do Trabalho, Luiz Marinho, que foi ao Estado para a aula inaugural do Consórcio Social da Juventude da Ilha de São Luís, mais uma importante iniciativa do Governo Lula voltada ao atendimento da juventude brasileira. Trago a esta Casa o registro dessa ação, por ser ela de grande repercussão para um Estado, o Maranhão, em que os indicadores sociais infelizmente ainda são os piores do Brasil, a despeito de todas as suas imensas potencialidades.
O Consórcio da Juventude da Ilha de São Luís reúne várias entidades da sociedade civil, numa parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego, que atua nessa ação através da Delegacia Regional do Trabalho. Pela sociedade civil, coube ao Centro de Cultura Negra do Maranhão ser a entidade âncora do consórcio.
A previsão do consórcio, Sr. Presidente, é criar, até o final do ano, condições de empregabilidade e inserção econômica para 2.150 jovens da região na faixa etária entre 16 e 24 anos. A capacitação desses jovens está estruturada em áreas temáticas como arte e cultura, segurança alimentar, economia solidária e comunicação social. Trata-se, pois, de uma ação de forte impacto para a região, capaz de articular alternativas concretas para todos esses jovens, com perspectiva de ampliação progressiva.
É importante destacar o protagonismo da sociedade civil na viabilização dessa iniciativa do Governo Federal. A concepção de uma organização em rede, envolvendo entidades que estão no dia-a-dia das lutas sociais do Maranhão, dá ao projeto a clara perspectiva de alcançar êxito, de se constituir numa alternativa real para a inserção de milhares de nossos jovens no mercado de trabalho, não apenas de forma emergencial, mas de maneira que eles encontrem habilitações duradouras.
Registro também a inauguração do Sobrado da Juventude, no centro de São Luís, espaço onde irá funcionar a sede do consórcio e onde alguns cursos serão ministrados.
Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, a organização do Consórcio da Juventude na Ilha de São Luís é uma iniciativa que merece de todos nós o reconhecimento, pela inegável importância que tem. É uma dessas iniciativas que apontam claramente para a diretriz do Governo Federal de agir permanentemente na busca de soluções para a exclusão social que ainda vitima milhões de brasileiros, entre os quais as maiores vítimas são os jovens.
Deixo meus cumprimentos a todos os companheiros e companheiras do Centro de Cultura Negra do Maranhão, às demais entidades do Comitê Gestor do Consórcio, ao Delegado do Trabalho no Maranhão, Ubirajara do Pindaré, e ao Ministro Luiz Marinho, desejando a todos e todas êxito nessa iniciativa tão importante.
Por tudo isso, parabenizo o Ministro do Trabalho, que esteve em nosso Estado numa ação importantíssima para os que estão daquele lado do Brasil.
Muito obrigada.


CONSÓRCIO DA JUVENTUDE DA ILHA DE SÃO LUÍS, MA, PARCERIA, MTE, ENTIDADE, SOCIEDADE CIVIL, CRIAÇÃO, VAGA, EMPREGO, JUVENTUDE, INSERÇÃO, MERCADO DE TRABALHO, REDUÇÃO, EXCLUSÃO SOCIAL, INICIATIVA, GOVERNO FEDERAL, ELOGIO.
oculta