CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Com redação final
Sessão: 237.1.53.O Hora: 14h14 Fase: PE
  Data: 12/09/2007

Sumário

Necrológio do médico, ex-Deputado Estadual e ex-Prefeito Municipal de Jequié, Newton Pinto de Araújo.




O
SR. SÉRGIO BARRADAS CARNEIRO (PT-BA. Pronuncia o seguinte discurso.) -Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, com tristeza quero deixar registrado neste plenário o falecimento, no último dia 7 de setembro, do médico baiano Newton Pinto de Araújo, de 96 anos, natural de Santo Antonio de Jesus, ex-Prefeito de Jequié entre 1948 e 1951. Foi também Deputado Estadual em duas Legislaturas e Vice-Presidente da Assembléia Legislativa. Em seus mandatos, apresentou vários projetos de lei, entre eles o que criou cursos superiores nas principais cidades do interior da Bahia, todos implantados. Também foi autor do projeto que incluiu as estradas Jequié—Contendas e Jequié—Gandu no plano rodoviário do Estado.
Formado em Medicina pela antiga Faculdade do Terreiro, em 1934, quando tinha apenas 34 anos, o Dr. Newton especializou-se no Rio de Janeiro, montou consultório em Itagi e, mais tarde, em Jequié, onde constituiu família. Era muito popular,pois, em seu consultório, atendia gratuitamente aos menos favorecidos.
Viúvo de D. Jaci Ribeiro de Araújo, deixou 5 filhos: Oyama, diplomado em Administração de Empresas; Heber, médico pediatra; Ilka, bibliotecária; Jane, psicóloga; e Newton Júnior, engenheiro.
Depois de sair da vida político-partidária, exerceu os cargos de Diretor de Saúde do Estado e do antigo Instituto de Assistência e Previdência dos Serviços da Bahia (IAPSEB), do qual foi presidente interino. Deixará saudades.
Muito obrigado.


NEWTON PINTO DE ARAÚJO, MÉDICO, MORTE, HOMENAGEM PÓSTUMA.
oculta