CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Com redação final
Sessão: 237.1.53.O Hora: 14h10 Fase: PE
  Data: 12/09/2007

Sumário

Elogios ao jornal O Dia, do Rio de Janeiro, dirigido pela jornalista Gigi de Carvalho.




O SR. SIMÃO SESSIM (PP-RJ. Pronuncia o seguinte discurso.) - Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, minha presença na tribuna desta Casa tem por objetivo o registro público dos votos de congratulações a uma das maiores empresas de multimídia deste País, o jornal O Dia, e especialmente à sua digníssima presidente Gigi de Carvalho, uma jovem que vem revelando-se uma das mais competentes dirigentes de empresas jornalísticas.
A mais recente boa notícia que O Dia acaba de nos oferecer é a contratação de outro jovem e dinâmico profissional da informação, o jornalista Jan Theophilo, que passou a assinar, desde o último domingo, o Informe do Dia, a mais importante coluna daquele matutino carioca. Aos 38 anos, Jan Theophilo, que retorna depois de 7 anos àquele jornal — por onde já havia passado entre 1998 e 2000 —, carrega na sua bagagem profissional um imenso rosário de bons serviços prestados como jornalista à opinião pública brasileira. Até bem pouco tempo trabalhava na coluna Radar, da revista Veja. Prestou ainda inestimáveis serviços ao jornal O Globo, ao site No. Ponto e ao Jornal do Brasil, onde na verdade iniciou sua brilhante trajetória profissional.
Com a volta de Jan Theophilo, O Dia passa a oferecer aos seus fiéis leitores um Informe do Dia com visual reformulado para informações sucintas, claras, relevantes e exclusivas sobre assuntos locais e nacionais, que passam inclusive por esta Casa do Povo, conforme anunciou a direção do matutino.
Outra boa notícia que nos deu o mesmo jornal O Dia foi mais uma estréia: na segunda-feira, dia 10, começou a circular a coluna Força Militar, assinada pelo jornalista Marco Aurélio Reis, que jávinha destacando-se como um excelente subeditor de economia. Essa nova seção do jornal O Dia chega aos leitores com a proposta inovadora de abrir mais um canal de debate sobre a segurança nacional, tema que é de grande importância para todas as nações do mundo e mobiliza os integrantes das Forças Armadas em todo este País.
Pelo que podemos observar, Sr. Presidente, a empresária Gigi de Carvalho mantém o firme propósito de prosseguir com firmeza e obstinação a obra e o legado deixados pelo seu falecido pai, o jornalista Ary de Carvalho, que também se notabilizou como um dos pilares da defesa de um jornalismo voltado para os interesses sociais e comunitários, tendo estabelecido uma grande parceria com o leitor e por isso mesmo conquistado o respeito e a admiração de todos. Gigi de Carvalho sem dúvida alguma mantém a linha editorial de O Dia, pautada na conduta ética e nos valores que norteiam o jornalismo sério e imparcial. Com isso, o jornal conquista cada vez mais eleitores, jáque agrega tradição, dignidade e profissionalismo.
Estendo meus votos de congratulações ao nobre Diretor de Redação, o jornalista Alexandre Freeland, outro jovem dinâmico, ao corpo editorial e aos demais repórteres que fazem do jornal O Dia leitura obrigatória e prazerosa para quem aposta num Brasil mais humano e mais justo para com seus filhos-cidadãos.
Muito obrigado.
]


JORNAL, O DIA, RJ, GIGI DE CARVALHO, PRESIDENTE, ATUAÇÃO, ELOGIO.
oculta