CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Com%20reda%C3%A7%C3%A3o%20final
Sessão: 237.1.53.O Hora: 15:24 Fase: GE
Orador: JOSÉ CARLOS VIEIRA, DEM-SC Data: 12/09/2007

O SR. JOSÉ CARLOS VIEIRA (DEM-SC. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, registro a presença, na Casa, do grande Deputado Estadual Nilson Gonçalves, da região de Joinville. S.Exa. obteve cerca de 50 mil votos e honra este Parlamento com sua visita.

Sras. e Srs. Deputados, o Brasil é um exemplo para as demais nações, no que se refere a diversidade cultural. Somos o resultado de muitas tradições, diferenças, credos, raças e povos, que, juntos, compõem um jeito único de ser, brasileiro. São essas diferenças que nos tornam únicos em um mundo habitado por bilhões. Porém, o País ainda precisa preservar outras riquezas: os patrimônios históricos culturais.

Sabedor da importância desses valores para esta e para as próximas gerações, chamo a atenção de todos para a preservação das nossas raízes e da nossa história. A cultura vem sendo cada vez mais ameaçada pelo processo de homogeneização global, mas acima de tudo por nós mesmos, que desconhecemos nossas riquezas e até mesmo o lugar onde vivemos.

A preocupação do Ministro da Cultura, Gilberto Gil, é de extrema relevância. S.Exa. destaca o funcionalismo da cultura como alavanca geradora de emprego e renda, de forma sustentável, pois desenvolve a cidadania e cria novas oportunidades, atinge lugares em que, muitas vezes, os olhos das esferas governamentais não conseguem alcançar.

Por isso, reforço o apelo feito pelo querido artista e Ministro da Cultura, Gilberto Gil, para que todos os Deputados façam emendas para o orçamento destinado ao Ministério da Cultura. Não devem apenas incrementar o orçamento, mas agir com o intuito de garantir a preservação do direito à cultura e à cidadania a todos os brasileiros. Vamos preservar o que fomos ontem, o que somos hoje, para as gerações futuras, a exemplo do Museu da Bicicleta, em Joinville, que é o único do Brasil.

Destaco que fiquei muito contente ao ouvir o Ministro dizer que irá apoiar iniciativas como essa do Museu da Bicicleta e também ajudar outros centros difusores de cultura espalhados pelo País. Santa Catarina é um exemplo para os demais Estados, mas também é possível fazer um pouco mais para garantir o direito à diferença, à cidadania e à cultura.   

Muito obrigado.