CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Com redação final
Sessão: 237.1.53.O Hora: 15h22 Fase: PE
  Data: 12/09/2007

Sumário

Transcurso do 40º aniversário de criação da empresa Saneamento de Goiás S.A. - SANEAGO.




O
SR. SANDRO MABEL (PR-GO. Pronuncia o seguinte discurso.) - Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, a história do saneamento básico em Goiás tem acompanhado o desenvolvimento do próprio Estado. Até recentemente, a população goiana apresentava índice demográfico modesto. Após o surgimento de Brasília, o progresso em Goiás ganhou novo impulso. Para se ter idéia, na década de 60, somente Goiânia e Anápolis contavam com os serviços de abastecimento de água e de esgotamento sanitário.
Entretanto, naqueles recuados tempos, já havia a preocupação em promover o bem-estar da população goiana por meio do saneamento básico. Em 13 de setembro de 1967, com a edição da Lei Estadual nº 6.680,criou-se a empresa de economia mista com a denominação de Saneamento de Goiás S.A. — SANEAGO. As principais características da SANEAGO permeiam seus princípios até os dias atuais, dentre elas, a promoção do saneamento básico em Goiás, cumprindo-lhe especificamente a missão de elaborar projetos, realizar estudos e praticar a exploração dos serviços de água e esgoto sanitário no Estado.
Ao completar 40 anos, a SANEAGO continua colaborando com o desenvolvimento do Estado e da região. Isso pode ser comprovado pela satisfação da população goiana com a qualidade dos serviços prestados pela empresa. Podemos destacar, entre os desafios recentes da empresa, a construção da Barragem do Ribeirão João Leite, a maior obra em execução no País e que abastecerá toda a Capital, Goiânia, e o entorno.
Nos últimos 8 anos, foram entregues mais de 60 estações de tratamento de esgoto em todo o Estado, beneficiando principalmente as populações menos favorecidas. O Governo Lula tem destinado ao setor recursos do PAC —Programa de Aceleração do Crescimento e, juntamente com o Governo Estadual, garantido o bem-estar social do povo goiano, em especial ao Entorno de Brasília, região com grande concentração populacional.
Para comemorar os 40 anos da empresa, o Governador do Estado, juntamente com o presidente e diretores da SANEAGO assinarão o primeiro convênio do PAC destinado ao saneamento no Brasil. Serão 3contratos beneficiando a Capital, Goiânia, e os Municípios de Santo Antonio do Descoberto e Aparecida de Goiânia. No total, serão investidos quase 40 milhões de reais na melhoria do saneamento básico nessas localidades.
Sr. Presidente, Sras. e Srs. deputados, diante de tantas conquistas e de tantos benefícios gerados à população de Goiás, congratulo o presidente da SANEAGO, Dr. Nicomedes Domingos Borges, que com determinação tem enfrentado desafios e com coragem ultrapassado obstáculos, colocando Goiás na vanguarda do desenvolvimento, proporcionando à população serviços de qualidade, garantindo assim mais qualidade de vida ao povo goiano.
Muito obrigado.


SANEAMENTO, GO, SANEAGO, ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO.
oculta