CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Com%20reda%C3%A7%C3%A3o%20final
Sessão: 237.1.53.O Hora: 14:26 Fase: PE
Orador: MARCELO SERAFIM, PSB-AM Data: 12/09/2007

O SR. MARCELO    SERAFIM (Bloco/PSB-AM. Pronuncia o seguinte discurso.) - Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, povo do Estado do Amazonas, o Município de Parintins tem como sua principal vocação econômica o turismo. Durante todo o ano, a cidade se movimenta em decorrência da riqueza cultural daquele povo. É nessa terra que acontece todos os anos o tradicional Festival Folclórico de Parintins, com a instigante disputa dos bois-bumbás Caprichoso e Garantido.

Além disso, Sr. Presidente, a cidade de Parintins tem forte vocação ao ecoturismo, por conta das belezas naturais e da grande riqueza em espécies de fauna preservada.

Na Semana da Pátria, estive na cidade e pude perceber que o Aeroporto Municipal Júlio Belém vem sofrendo com a presença de urubus nas suas imediações. Isso é muito perigoso para os pousos e decolagens, podendo comprometer não apenas a segurança dos vôos, mas também a regularidade do fluxo de vôos no Município.

Se o caso em questão estiver realmente relacionado com a não-permissão do corte de árvores pelos órgãos ambientais, temos que urgentemente tomar as providências cabíveis. Não podemos mensurar o tamanho dos prejuízos para o Município de Parintins caso esse aeroporto venha a ser fechado.

O IBAMA tem que mostrar o seu compromisso com o desenvolvimento daquela cidade. Para isso, é urgente que se encontrem soluções para esse grave problema, sob pena de vermos a cidade mais rica em termos de cultura do nosso Estado do Amazonas amargar o isolamento por conta de uma política equivocada dos órgãos ambientais.

Para que possamos conhecer melhor o assunto, nós nos debruçarmos sobre ele na busca de soluções. Estou apresentando à Mesa Diretora desta Casa de leis um requerimento de informações que deve ser, urgentemente, encaminhado à Ministra do Meio Ambiente, no que diz respeito ao IBAMA, para que responda a estes questionamentos: é de conhecimento desse órgão que o Aeroporto Júlio Belém, na cidade de Parintins, está sofrendo com a presença de urubus nas proximidades? É de conhecimento desse órgão que a presença desses animais naquela região se deve a suposta presença de árvores frutíferas, cujos frutos servem de alimentos para essas aves? É de conhecimento do IBAMA que as árvores ainda não foram retiradas do local por causa da intervenção de órgãos ambientalistas? O IBAMA tem consciência da gravidade do fechamento desse aeroporto para a economia do Município de Parintins? O IBAMA poderia marcar uma inspeção no local para averiguarmos a veracidade dos fatos?

Feito esse registro, caros colegas Parlamentares, julgamos de fundamental importância essas informações para que, sobretudo, possamos garantir o desenvolvimento sustentável da região, diante da tradição cultural da cidade e do grande potencial do ecoturismo na Ilha Tupinambarana.

Por hora, são essas as considerações.

Muito obrigado.