CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Com redação final
Sessão: 237.1.53.O Hora: 14h26 Fase: PE
  Data: 12/09/2007

Sumário

Riscos causados por urubus à segurança de vôos nas imediações do Aeroporto Júlio Belém, no Município de Parintins, Estado do Amazonas. Encaminhamento ao Ministério do Meio Ambiente de requerimento de informações a respeito do assunto.




O
SR. MARCELO SERAFIM (Bloco/PSB-AM. Pronuncia o seguinte discurso.) - Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, povo do Estado do Amazonas, o Município de Parintins tem como sua principal vocação econômica o turismo. Durante todo o ano, a cidade se movimenta em decorrência da riqueza cultural daquele povo. É nessa terra que acontece todos os anos o tradicional Festival Folclórico de Parintins, com a instigante disputa dos bois-bumbás Caprichoso e Garantido.
Além disso, Sr. Presidente, a cidade de Parintins tem forte vocação ao ecoturismo, por conta das belezas naturais e da grande riqueza em espécies de fauna preservada.
Na Semana da Pátria, estive na cidade e pude perceber que o Aeroporto Municipal Júlio Belém vem sofrendo com a presença de urubus nas suas imediações. Isso é muito perigoso para os pousos e decolagens, podendo comprometer não apenas a segurança dos vôos, mas também a regularidade do fluxo de vôos no Município.
Se o caso em questão estiver realmente relacionado com a não-permissão do corte de árvores pelos órgãos ambientais, temos que urgentemente tomar as providências cabíveis. Não podemos mensurar o tamanho dos prejuízos para o Município de Parintins caso esse aeroporto venha a ser fechado.
O IBAMA tem que mostrar o seu compromisso com o desenvolvimento daquela cidade. Para isso, é urgente que se encontrem soluções para esse grave problema, sob pena de vermos a cidade mais rica em termos de cultura do nosso Estado do Amazonas amargar o isolamento por conta de uma política equivocada dos órgãos ambientais.
Para que possamos conhecer melhor o assunto, nós nos debruçarmos sobre ele na busca de soluções. Estou apresentando à Mesa Diretora desta Casa de leis um requerimento de informações que deve ser, urgentemente, encaminhado àMinistra do Meio Ambiente, no que diz respeito ao IBAMA, para que responda a estes questionamentos: é de conhecimento desse órgão que o Aeroporto Júlio Belém, na cidade de Parintins, está sofrendo com a presença de urubus nas proximidades? É de conhecimento desse órgão que a presença desses animais naquela região se deve a suposta presença de árvores frutíferas, cujos frutos servem de alimentos para essas aves? Éde conhecimento do IBAMA que as árvores ainda não foram retiradas do local por causa da intervenção de órgãos ambientalistas? O IBAMA tem consciência da gravidade do fechamento desse aeroporto para a economia do Município de Parintins? O IBAMA poderia marcar uma inspeção no local para averiguarmos a veracidade dos fatos?
Feito esse registro, caros colegas Parlamentares, julgamos de fundamental importância essas informações para que, sobretudo, possamos garantir o desenvolvimento sustentável da região, diante da tradição cultural da cidade e do grande potencial do ecoturismo na Ilha Tupinambarana.
Por hora, são essas as considerações.

Muito obrigado.


AEROPORTO, MUNICÍPIO, PARINTINS, AM, AMEAÇA, SEGURANÇA DE VÔO, PÁSSARO, PREJUÍZO, DESENVOLVIMENTO, TURISMO, IBAMA, ATUAÇÃO, AVALIAÇÃO.
oculta