CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Com redação final
Sessão: 237.1.53.O Hora: 14h24 Fase: PE
  Data: 12/09/2007

Sumário

Disputa do prêmio Professor do Brasil por escolas públicas de ensino fundamental do Estado do Amazonas.




O SR. ÁTILA LINS (Bloco/PMDB-AM. Pronuncia o seguinte discurso.) - Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, é com grande satisfação que registro desta tribuna que três projetos desenvolvidos em escolas públicas do ensino fundamental do Estado do Amazonas vão disputar o prêmio Professor do Brasil, versão 2007. Esse prêmio é uma homenagem que o Ministério da Educação presta todos os anos a professores de todo o Brasil que se destacam no desenvolvimento de projetos
relevantes junto aos seus alunos.
Entre os projetos apresentados em todo o Amazonas, a Secretária de Educação do Estado escolheu, em primeiro lugar, o do Prof. Amauricio Neves de Brito, 31 anos, da Escola Municipal Jiciêdez Andradez, de Tabatinga, município distante 1.105 quilômetros de Manaus, em linha reta. O professor Amauricio se convenceu de que precisava ministrar nova didática ao ensino da língua portuguesa na sala de aula para motivar os alunos ao gosto pela leitura. Acabou idealizando o projeto Brincando também se aprende Origami, a arte japonesa de dobrar papel. O projeto obteve grande sucesso junto aos alunos, conseguindo atingir seus objetivos. Daí sua escolha pela Secretária de Educação para representar o Amazonas como primeiro candidato ao prêmio Professor do Brasil.
O segundo projeto escolhido foi o da Profa. Valdinete da Silva, da Escola Estadual Santo Agostinho, de Lábrea, município distante 783 quilômetros de Manaus, em linha reta. E o terceiro projeto indicado foi o da Profa. Soraya Freire, da Escola Estadual Carvalho Leal, de Manaus.
Sr. Presidente, os 3 professores cujos trabalhos foram selecionados dão uma demonstração de suas preocupações em inovar as práticas pedagógicas, buscando alternativas para facilitar a aprendizagem. E, com isso, ganharam os alunos.
A escolha das 20 melhores experiências apresentadas em todo o Brasil, acontecerá neste mês de setembro, aqui em Brasília, no Ministério da Educação. No dia 15 de outubro, haverá a solenidade de entrega dos prêmios aos 20 vencedores.
Com certeza, o Amazonas fará parte do grupo de professores que serão homenageados.
Apresento também meus cumprimentos ao Sr. Ministro da Educação, Fernando Haddad, extensivos a sua equipe pela excelente iniciativa de realizar um programa que procura incentivar os professores do ensino fundamental, por meio do prêmio Professores do Brasil.
Era o que tinha a dizer, Sr. Presidente.
Muito obrigado.


PROJETO, DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL, ESTABELECIMENTO DE ENSINO, ENSINO PÚBLICO, ENSINO FUNDAMENTAL, AM, PARTICIPAÇÃO, PRÊMIO, PROFESSOR, MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, MEC, AVALIAÇÃO, ELOGIO.
oculta