CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Com%20reda%C3%A7%C3%A3o%20final
Sessão: 237.1.53.O Hora: 14:20 Fase: PE
Orador: HUGO LEAL, PSC-RJ Data: 12/09/2007

O SR. HUGO LEAL (Bloco/PSC-RJ. Pronuncia o seguinte discurso.) - Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, neste mundo cada vez mais materialista e egoísta, em que o ter parece estar sempre acima do ser e os valores culturais e espirituais são considerados fora de moda, devemos aproveitar a passagem do Ano Novo Judaico para louvar nossos irmãos que professam sua fé, com respeito à tradição religiosa de seus antepassados. Somente no Rio de Janeiro, temos 40 mil judeus, que nos orgulham pelo seu trabalho pelo desenvolvimento da cultura, da economia e das ações sociais em nosso Estado.

Como católico, posso testemunhar a disposição permanente da comunidade judaica do Rio de Janeiro em trabalhar junto com outras religiões pela defesa de uma sociedade mais tolerante, mais pacífica, mais solidária. Este momento de respeito às tradições religiosas judaicas deve ser motivo de felicidade para todos nós que professamos intensamente a nossa fé e acreditamos no fortalecimento de valores espirituais para vivenciarmos plenamente a vida.

Rosh Hashaná - o Ano Novo Judaico - é uma data de enorme simbologia, que, certamente, deve ter um significado particular e especial para cada indivíduo ao professar a sua fé. É um período em que a comunidade comemora a criação e em que todos os homens e mulheres são convidados a refletir sobre suas relações com os outros seres humanos.

Mas aproveito a oportunidade para parabenizar todas as comunidades judaicas do Rio de Janeiro, que homenageio ao lembrar-me da Federação Israelita, a FIERJ, na pessoa de seu atual Presidente, o Sr. Sérgio Niskier. Um trabalho que desde 1947 tem contribuído para integrar no ambiente nacional os israelitas domiciliados no Brasil, fomentando sua tradição e cultura, difundindo-as no seio da sociedade brasileira, além de ser um importante meio de vigilância, que atua e age contra as discriminações de natureza racial e religiosa, as quais infelizmente ainda acontecem com esses povos em nosso País. O cunho social que tem essa associação muito nos incentiva como exemplo, pois desenvolve um importante trabalho em nosso Estado, ajudando em muitos casos na diminuição das desigualdades sociais e no interesse social da comunidade em geral.

Portanto, é com muita alegria que finalizo esta singela lembrança, deixando os meus sinceros votos de júbilo e esperança, no sentido de que esse povo tão importante para a nossa cultura sempre ajude a todos os brasileiros na busca por um País melhor e por um mundo melhor.

Feliz 5768 a toda a comunidade judaica.

Shaná Tová.

Sr. Presidente, solicito a V.Exa. que autorize a divulgação deste pronunciamento em todos os órgãos de comunicação desta Casa.

Muito obrigado.