CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Com redação final
Sessão: 207.4.51.O Hora: 19:08 Fase: CP
Orador: LUIZ CARLOS HAULY, PSDB-PR Data: 19/11/2002

O SR. LUIZ CARLOS HAULY (PSDB-PR. Pela ordem. Pronuncia o seguinte discurso.) – Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, transcorreu ontem o primeiro aniversário da morte do fundador e ex-reitor da Universidade Tuiuti do Paraná, Prof. Sydnei Lima Santos, cuja memória venho hoje saudar com profunda saudade.

Nascido no Rio de Janeiro, com 26 anos, o então jovem tenente foi para Curitiba, onde passou a investir na promoção humana, principalmente por intermédio da educação, começando a escrever a história da universidade, que foi seu grande projeto e teve início com um curso de admissão ao ginásio, criado em 1958.

O Prof. Sydnei iniciou a carreira como militar, mas desde cedo percebeu a vocação para o magistério. Ainda como cadete da Escola Militar de Resende — posteriormente Academia Militar das Agulhas Negras —, ajudava os colegas nas disciplinas mais difíceis do currículo do curso básico.

Desse período, eis o testemunho de Jarbas Passarinho, que à época era tenente, auxiliar de instrutor do curso de Artilharia, e veio, em 1973, como Ministro de Estado da Educação, a autorizar o primeiro vestibular para Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Sociedade Educacional Tuiuti:

"Solidário com seus colegas, dedicava parte de seu tempo a lecioná-los para esclarecer pontos que lhes haviam ficado obscuros... Sua passagem pelo Colégio Militar do Rio de Janeiro lhe havia dado, associada à sua inteligência, a base que lhe proporcionava obter resultado excelente nas provas a que normalmente os cadetes são submetidos... Aquele que poderia vir a ser um general, coroando uma carreira militar de combatente, tinha no âmago o pendor do professor, que fez de sua vida uma profissão de fé. Em vez de um herói das batalhas cruentas, teve a predestinação de um mestre no mais nobre sentido da palavra. Aperfeiçoou-se para cumprir sua missão."

Em julho de 1993, surgiram as Faculdades Integradas da Sociedade Educacional Tuiuti, mas o grande sonho tornou-se realidade em 7 de julho de 1997, com a criação da Universidade Tuiuti do Paraná — UTP. Em 1998, quando a instituição completou quarenta anos, uma grande certeza se fortificou: na batalha do Prof. Sydnei, diferente de tantas outras, só restavam vencedores.

Hoje, a UTP tem mais de 18 mil alunos, somente nos cursos de graduação. Uma das últimas realizações da universidade foi a inauguração de um laboratório veterinário para o atendimento de grandes animais, o primeiro da região de Curitiba.

Como parte das homenagens ao saudoso mestre e ex-reitor, a universidade dará a seu principal campus, no Barigüi, na Capital paranaense, o nome de Sydnei Lima Campos, seu idealizador, que sempre contou com a colaboração da esposa, a pedagoga Maria de Lourdes, ao lado dos filhos, que agora prosseguem a missão dos pais.

Faço este registro com orgulho, Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, por haver tido a oportunidade de prestar colaboração ao Prof. Sydnei no processo de transformação das faculdades integradas em universidade e por continuar lutando por sua consolidação e constante crescimento.

Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, faleceu em Curitiba, no último domingo, dia 17, aos 78 anos, vítima de complicações abdominais e pulmonares, o ilustre paranaense Amaury de Oliveira e Silva, advogado natural da cidade de Rio Negro.

Formado na Universidade Federal do Paraná, iniciou a vida política em Londrina, no norte do Estado, na década de 50, sendo eleito Vereador por duas vezes pelo Partido Republicano. Era, então, ligado ao ex-Governador Bento Munhoz da Rocha Neto, sendo eleito Deputado Estadual em 1954 e Senador em 1962, pelo Partido Trabalhista Brasileiro. Em 1963 assume o Ministério do Trabalho e da Previdência Social no governo João Goulart, vindo a ser cassado e exilado em 1964.

Viveu oito anos no Uruguai. Retornando ao Paraná, fixou-se em Curitiba. Filiado ao Movimento Democrático Brasileiro, abandonou a militância sendo nomeado procurador do Tribunal de Contas do Estado do Paraná e aposentou-se nos anos 70.

Deixou viúva a senhora Circe Bueno e Silva e órfãos os filhos Amaury de Oliveira e Silva Júnior, Moema Michaelis, Bernardo Bueno e Silva e Denise Bueno e Silva Bandeira.

O sepultamento ocorreu às 17 horas do dia seguinte, no Parque Iguaçu, na Capital do Paraná.

Faço este registro como singela homenagem ao grande tribuno e homem público honrado e capaz que foi o Dr. Amaury de Oliveira e Silva, associando-me à dor de sua esposa e filhos e ao sentimento de pesar de todos quantos tiveram o privilégio de conhecê-lo.

Muito obrigado.