CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Com redação final
Sessão: 184.3.54.O Hora: 11h42 Fase: BC
  Data: 26/06/2013

Sumário

Declaração de voto contrário à aprovação da Proposta de Emenda à Constituição nº 37, de 2011, sobre a atribuição às Polícias Federal e Civil dos Estados e do Distrito Federal da competência exclusiva para a realização de investigações criminais. Expansão do ensino superior no Estado do Espírito Santo.




O SR. PRESIDENTE (Simão Sessim) - Concedo a palavra ao nobre Deputado Paulo Foletto. S.Exa. dispõe de 3 minutos.
O SR. PAULO FOLETTO (PSB-ES. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, retomo esta tribuna, primeiro, para novamente comemorar a bela noite que vivemos neste plenário ontem.
Eu, a partir da metade da semana passada, fui uma das vítimas, assim como outros Deputados, de vários partidos, que aqui se manifestaram ontem, de ataques. Ao assinar a possibilidade de discutir a PEC 37, fomos taxados de defensores da PEC 37. Não só eu como a grande maioria, quase a totalidade da bancada capixaba, assim como a quase totalidade da bancada do PSB, éramos e somos contrários ao que se consolidou ontem.
Quero parabenizar o Secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação, Emprego, Educação Profissional e Trabalho do Estado do Espírito Santo, Prof. Jadir Péla, ex-Reitor do Sistema IFES, responsável pela expansão do Sistema IFES no Estado do Espírito Santo. Em pouco mais de 3 anos, saiu de 5 campos para praticamente 20 campos. Os dois últimos estão sendo consolidados. Ele já não é mais o reitor, mas é nosso Secretário de Ciência e Tecnologia. Está fazendo peregrinação no interior do Estado do Espírito Santo, mostrando a pauta da ciência e tecnologia que vai ao encontro da sociedade capixaba, uma sociedade que tem na gestão do nosso Governador Casa Grande o maior investimento financeiro da história do Estado.São 2 bilhões que nós esperamos conseguir gastar este ano.
Há trava no andamento dos processos, dos convênios, das licitações públicas. Enfim, demora muito. Às vezes, temos recursos em caixa, mas não conseguimos realizar as obras.
Para finalizar este pronunciamento, nesta bela manhã, gostaria de chamar à reflexão toda a bancada capixaba.
Nós somos quase 4 milhões de habitantes no Estado que têm um desenvolvimento acima da média nacional, mas sótemos uma universidade, a Universidade Federal do Espírito Santo. Ela tem dois campi, um no norte e outro no sul.
O campus de São Mateus tem plenas condições de se transformar em uma universidade autônoma. Já háum movimento grande, há quase 6 anos, hoje capitaneado aqui pelo nosso Deputado Federal Dr. Jorge Silva, pelo Deputado Estadual Freitas, PSB-ES, que está em Brasília hoje.
Então, nós, do Espírito Santo, estamos cuidando do dever de casa, de promover a discussão, de transformar o campus do CEUNES, no norte do Espírito Santo, na Universidade Federal do Espírito Santo.
E apelamos para que o núcleo central da UFES, a Universidade Federal do Espírito Santo, sediado em Vitória, nos ajude.
Há necessidade. Temos uma universidade para 4 milhões de habitantes.
Teminando, só para comparar: o Rio Grande do Sul, com quase 14 milhões de habitantes, tem 7 núcleos universitários independentes. O Espírito Santo precisa, urgentemente, de mais uma universidade federal. Estamos nessa luta e contamos com o apoio desta Câmara Federal.
Muito obrigado, Presidente Simão Sessim.


PEC 37/2011, PROPOSTA, EMENDA CONSTITUCIONAL, EXCLUSIVIDADE, ATRIBUIÇÃO, INVESTIGAÇÃO CRIMINAL, POLÍCIA FEDERAL, POLÍCIA CIVIL, ESTADOS, DF, REJEIÇÃO, CÂMARA DOS DEPUTADOS. SISTEMA IFES, ES, AVALIAÇÃO. ENSINO SUPERIOR, EXPANSÃO, ES, DEFESA.
oculta