CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Com%20reda%C3%A7%C3%A3o%20final
Sessão: 184.3.54.O Hora: 09:46 Fase: BC
Orador: ONOFRE SANTO AGOSTINI, PSD-SC Data: 26/06/2013

O SR. ONOFRE SANTO AGOSTINI (PSD-SC. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sra. Presidente, Srs. Deputados, eu me inscrevi para fazer uma reclamação.

Não vou mais aceitar essa ditadura dos Líderes! Eu acho um absurdo ao que assistimos ontem. Um absurdo! Nós ficamos aqui e, de repente, na Ordem do Dia, os Líderes pediram a palavra, e ficamos a ver Líderes falar, falar, falar de assuntos totalmente contrários à Ordem do Dia.

Quero fazer justiça ao Deputado Carlos Sampaio, que teve a dignidade de esperar a votação para depois pedir a palavra para falar como Líder.

Srs. Deputados, pelo amor de Deus! vamos acabar com essa ditadura dos Líderes! vamos acabar, de uma vez por todas!

Eu cheguei a minha casa e minha mulher me perguntou: "Deputado, que palhaçada é aquela lá?"

Há Líder que fala cinco vezes na mesma sessão, enquanto nós, Deputados, ficamos a ver navios. Primeiro, há uma ditadura de Líderes, e eu não aceito isso! Os Líderes vão lá, reúnem-se na Presidência, e decidem. Eu até ia propor ao Presidente da Casa que nós, do baixo clero, fôssemos para casa, deixássemos os Líderes votar, e voltaríamos aqui para assinar o que fosse votado. Porque isso não está certo, Sra. Presidente! A população brasileira precisa saber. E eu não tenho mais idade para assistir a isso. Dizem que é o Regimento. Ora, Srs. Deputados, que Regimento é esse que faz com que nos prestemos à ditadura dos Líderes?

Se ninguém teve coragem de dizer isso em público, aqui, da tribuna, eu tenho esta coragem.

Não aceito mais essa ditadura dos Líderes! Ou votem só os Líderes, e nós vamos embora, vamos para casa e voltemos depois para homologar o que os Líderes decidiram, ou não está certo! O povo brasileiro precisa saber disso.

Sras. e Srs. Deputados, V.Exas. têm muito mais mandato do que eu, e sabem que isso não está certo. Os Líderes se reúnem, decidem a pauta, vêm até aqui, e, goela abaixo, nós temos de dizer "Amém! Aleluia!" Não está certo! E não está certo também, na Ordem do Dia, durante discussão de matéria relevante, de repente um Líder pedir a palavra e vir com um assunto totalmente fora de órbita, um assunto estranho à Ordem do Dia.

Por isso faço esta advertência. Toda vez, como cobro aqui a Ordem do Dia, vou cobrar isso, mesmo porque não sou boneco. Eu não me presto para isso. Eu não aceito essa imposição. Se é ou não é regimental, pouco importa. Mas eu não sou boneco para vir aqui e dizer "Amém! Aleluia!" para Líder algum. A eleição deles não foi melhor que a minha. Eu fui votado assim como eles foram votados. Por consequência, eles não podem agir aqui de forma impositiva.

Fica aqui o meu desabafo. Eu não aceito mais imposição de Líder nenhum!

Muito obrigado.