CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Com redação final
Sessão: 184.3.54.O Hora: 9h34 Fase: BC
  Data: 26/06/2013

Sumário

Rejeição pela Casa da Proposta de Emenda à Constituição nº 37, de 2011. Defesa da extinção do voto secreto nas duas Casas do Congresso Nacional.




O SR. PRESIDENTE (Onofre Santo Agostini) - O próximo orador é o Deputado Antonio Imbassahy.
O SR. ANTONIO IMBASSAHY (PSDB-BA. Sem revisão do orador.) -Sr. Presidente, ontem, todos nós vivenciamos aqui um dia certamente de grande importância para o País, com a rejeição da PEC 37, sem dúvida alguma, Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, influenciados pelo clamor das ruas.
Mas, Sr. Presidente, eu queria agora fazer um apelo aos Líderes desta Casa, ao Presidente Henrique Eduardo Alves, no sentido de que aproveitemos este momento tão importante que o País está vivendo para pautar o voto aberto.
Acho, Sr. Presidente, que o voto aberto é muito importante para que o eleitor, para que a população acompanhe o desempenho do seu representante, até porque eu entendo, Sr. Presidente, que o Deputado tem a obrigação de revelar o seu voto, e o eleitor, a população tem o direito de saber como vota cada Deputado desta Casa.
Portanto, Sr. Presidente, eu faço apenas uma referência: o candidato, durante o processo eleitoral,apresenta ideias, propostas, enfim, assume compromissos; éuma coisa que ele faz às claras, durante todo o processo eleitoral. Eventualmente eleito, não há a menor justificativa para que ele aqui nesta Casa não apresente, não revele a maneira como está votando, a sua conduta, a sua atitude. É isso que a população brasileira está solicitando.
E como membro também da Frente Parlamentar em Defesa do Voto Aberto, eu faço, Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, esta solicitação: vamos colocar na nossa pauta o voto aberto.
Eu tenho certeza de que, na sua maioria, estes Deputados, os Deputados desta Casa, como também os Srs. Senadores, vão aprovar o voto aberto.
É hora de votar de maneira clara, com voto aberto.


PEC 37/2011, PROPOSTA, EMENDA CONSTITUCIONAL, EXCLUSIVIDADE, ATRIBUIÇÃO, INVESTIGAÇÃO CRIMINAL, POLÍCIA FEDERAL, POLÍCIA CIVIL, ESTADOS, DF, EXCLUSÃO, MINISTÉRIO PÚBLICO, REJEIÇÃO. VOTO SECRETO, VOTAÇÃO, CONGRESSO NACIONAL, EXTINÇÃO, DEFESA.
oculta