CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Com redação final
Sessão: 061.1.53.O Hora: 11h26 Fase: BC
  Data: 10/04/2007

Sumário

Homenagem ao médico Luiz Rassi, de Goiânia, Estado de Goiás, ao ensejo do transcurso do seu 87º aniversário natalício.




O
SR. LUIZ BITTENCOURT (Bloco/PMDB-GO. Pronuncia o seguinte discurso.) - Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, apraz-me registrar, nesta tarde, ocupando a tribuna da Câmara dos Deputados, no horário reservado ao Pequeno Expediente, os 87 anos de vida do médico e cirurgião Luiz Rassi, um dos pioneiros de Goiânia, professor emérito da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás, fundador da Academia Goiana de Medicina, membro do Colégio Internacional de Cirurgiões, agraciado com inúmeras medalhas conferidas por instituições científicas do Brasil e do Exterior. É ele o patriarca de uma família que tem hoje mais de 100 médicos e conta mais de 60 anos no exercício profissional contínuo, tanto na cátedra universitária quanto no seu consultório particular, no Hospital São Salvador, onde ainda atende diariamente sua clientela.
Esse goiano, por todos os títulos ilustre, adotou a Medicina como o ponto mais alto de sua vida, vendo nos profissionais do seu tempo um referencial de padrão humano. Éum homem voltado para uma causa quase sacrossanta, entendendo sempre que lidar com a saúde do semelhante é devolver a ele seu estado normal, conforme sentencia quando fala sobre o seu itinerário existencial. Recentemente, reconhecendo os seus bons ofícios à sociedade, o Governo de Goiás concedeu-lhe a Ordem do Mérito Anhanguera, a mais alta condecoração estadual, que lhe foi entregue em solene cerimônia realizada no Palácio das Esmeraldas.
Honra-me poder falar, neste instante, do médico Luiz Rassi, homenageando os seus 87 anos de vida e exaltando os assinalados serviços que ele tem prestado à ciência médica como mestre universitário e no seu consultório particular — aos jovens ensina a arte de prevenir e curar doenças; em relação aos pacientes, tenta aliviar os seus sofrimentos.
É Luiz Rassi uma singular figura humana que enobrece e Medicina brasileira e particularmente o povo goiano por suas virtudes cívicas, qualidades individuais, caráter ilibado e inconfundível personalidade.
Era o que tinha a dizer.


LUIZ RASSI, MÉDICO, MUNICÍPIO, GOIÂNIA, GO, ANIVERSÁRIO, HOMENAGEM.
oculta