CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Com redação final
Sessão: 061.1.53.O Hora: 11h18 Fase: BC
  Data: 10/04/2007

Sumário

Pedido ao Ministro das Cidades, Márcio Fortes, de liberação de recursos para atendimento às vítimas de enchentes em Manaus, Estado do Amazonas.




O SR. CARLOS SOUZA (PP-AM. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Sras. e Srs. Parlamentares, mais uma vez venho à tribuna desta Casa, desta feita para fazer um apelo veemente a um Ministro que é do meu Partido, o PP, o Ministro Márcio Fortes, do Ministério das Cidades.
Esse apelo que faço ao Ministro, Sr. Presidente, diz respeito ao que aconteceu na minha cidade, Manaus, quando uma chuva torrencial, nessa segunda-feira, literalmente inundou a cidade, elevando o nível das águas, dos igarapés, fazendo centenas de vítimas e deixando mais de 1.500 pessoas desabrigadas. Pessoas pobres e humildes da cidade de Manaus perderam seus bens, seus pertences.
Neste momento faço um apelo ao Ministro das Cidades, Sr. Márcio Fortes, para que ouça com carinho a reivindicação que este Parlamentar vai fazer hoje à tarde, solicitando audiência para que libere de forma imediata recursos para a cidade de Manaus, a princípio para sanar os prejuízos causados por essa chuva torrencial, que não qualifico como uma chuva, mas sim como um grande dilúvio ocorrido na cidade, causando prejuízos irreparáveis. Bens e móveis, geladeiras e fogões, tudo foi arrastado dessas pessoas pobres e humildes.
Portanto, solicito a realização de audiência com o Sr. Ministro Márcio Fortes, porque precisamos socorrer esse povo humilde, olhar com carinho esse povo pobre da cidade de Manaus. A princípio, será preciso cuidar da reposição desses bens.
Sr. Presidente, que o Ministério das Cidades destine de imediato recursos para a cidade de Manaus, a fim de que possamos levar infra-estrutura para os igarapés, que estão sendo obstruídos em todas as nossas cidades. As chuvas torrenciais, características da Região Norte, infelizmente promoveram essa alagação toda, uma catástrofe na cidade de Manaus, havendo até mortes, como vemos publicado no jornal de maior circulação do nosso Estado, o jornal A Crítica: "Telhado desaba e provoca a morte de bebê de 18 dias. Este é o resultado da catástrofe que ocorreu na minha cidade.
Finalizo, fazendo mais uma vez um apelo: Sr. Ministro, solicito audiência com V.Exa. hoje à tarde, em caráter de urgência, a fim de conseguirmos recursos para o saneamento dos nossos igarapés e para a retirada das famílias que moram em área de risco. Não queremos que mais catástrofes aconteçam daqui a uma semana, quando teremos outro período de chuva na Região Norte.
Esse é o apelo que faço desta tribuna, Sr. Presidente.


CIDADE, MANAUS, AM, INUNDAÇÃO, MÁRCIO FORTES, MINISTRO, MINISTÉRIO DAS CIDADES, CONCESSÃO, AUDIÊNCIA, LIBERAÇÃO, RECURSOS FINANCEIROS, AUXÍLIO, POPULAÇÃO, SOLICITAÇÃO.
oculta