CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Com redação final
Sessão: 061.1.53.O Hora: 10h52 Fase: BC
  Data: 10/04/2007

Sumário

Inclusão do Museu Willy Zumblick no Cadastro Nacional de Museus, no Município de Tubarão, Estado de Santa Catarina.




O SR. EDINHO BEZ (Bloco/PMDB-SC. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, meus colegas Parlamentares, é com muita honra que registro a recente confirmação, pelo Ministério da Cultura, da inclusão do Museu Willy Zumblick no Cadastro Nacional de Museus.
A notícia repassada pelo Departamento de Museus e Centros Culturais, órgão ligado ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional — IPHAN, era aguardada, quando a Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo da Prefeitura de Tubarão efetuou o preenchimento do cadastro necessário à inclusão com todos os dados solicitados.

As informações foram analisadas e, mediante verificação da potencialidade, o Museu passou a figurar no catálogo oficial do Ministério ao lado dos grandes museus do País.
Vale lembrar que Willy teve oportunidade de expor sua arte em Brasília.
Agora, o Museu Willy Zumblick poderá solicitar a adesão ao Sistema Brasileiro de Museus — SBM, órgão responsável pela promoção e integração entre os museus e instituições afins.

O acervo do Museu Willy Zumblick conta com quase 80 obras do artista tubaronense, além de medalhas e honrarias recebidas nos mais de 80 anos de dedicação à arte e catálogos.
Parabenizo o querido Willy Zumblick, artista conhecido nacionalmente, o Secretário de Cultura, Esporte e Turismo de Tubarão, Felipe Felisbino, e a curadora do acervo e filha do artista plástico, Maria Elisa Zumblick Gelosa, pelo reconhecimento, valorização da cultura, fortalecimento e difusão do Município de Tubarão, cidade onde resido.
Convido os nobre pares a visitar o Museu Tubarão, onde terão a oportunidade de conhecer o acervo de quadros e esculturas do artista convivendo harmoniosamente com exposições temporárias de artistas locais.
Ao parabenizar Willy, estendo esses cumprimentos a toda sua família, de cuja amizade tenho orgulho de usufruir; ao Prefeito Municipal Carlos José Stüpp; a cada tubaronense, catarinense e, por que não dizer, a cada brasileiro, tendo em vista que se trata de um artista que orgulha o Brasil.
Sr. Presidente, solicito a V.Exa. que autorize a divulgação deste pronunciamento nos meios de comunicação da Casa.
Era o que tinha a dizer.


MUSEU, ARTES, MUSEU WILLY ZUMBLICK, MUNICÍPIO, TUBARÃO, SC, INCLUSÃO, CATÁLOGO, CADASTRO, ÂMBITO NACIONAL, ELOGIO.
oculta