CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Com%20reda%C3%A7%C3%A3o%20final
Sessão: 061.1.53.O Hora: 10:34 Fase: BC
Orador: JANETE CAPIBERIBE, PSB-AP Data: 10/04/2007

A SRA. JANETE CAPIBERIBE (Bloco/PSB-AP. Sem revisão da oradora.) - Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, à revelia de nossa vontade, acabamos tornando pública a triste realidade que vive o povo do meu Estado, o Amapá, nos últimos anos, com relação à saúde.

Ontem nos antecipamos na advertência sobre a tragédia que pode vir a acontecer com os portadores de doença renal crônica se a única clínica de nefrologia do Estado paralisar seu atendimento, conforme matéria noticiada pela TV Amapá, afiliada da Rede Globo.

Além disso, Sr. Presidente, a epidemia de dengue está instalada no meu Estado. Especialista da ANVISA diz que 20 mil casos estão ocorrendo. Isso por causa da omissão dos Governos Estadual e Municipais. Enquanto isso, a Polícia Federal e o Ministério Público Federal continuam com a Operação Antídoto. Segundo os jornais O Globo e Folha de S.Paulo, desvios da ordem de 20 milhões de reais estão ocorrendo desde o último ano da eleição e 2 ex-secretários de saúde e assessores do primeiro escalão do Governo Waldez Góes foram presos. Segundo um desses jornais, existe um possível comprometimento do Governador em caixa 2 de campanha.

São atos muito graves, uma vez que pessoas morreram e continuam morrendo devido a essa atitude nefasta de políticos eleitos com a generosidade do nosso povo.

O SR. PRESIDENTE (Inocêncio Oliveira) - Informo a V.Exa. que depois da primeira meia hora da sessão extraordinária compete ao Presidente determinar o tempo dos oradores. Como há 30 inscritos, a Presidência está concedendo apenas 3 minutos, mas vai permitir-lhe mais 1 minuto para encerrar.

A SRA. JANETE CAPIBERIBE - Muito obrigada, Sr. Presidente.

Estive ontem no gabinete do Desembargador Fernando Tourinho Neto, do TRF, que cuida do Processo nº 20040100054558/3, que diz respeito à prisão do Prefeito de Macapá, João Henrique Pimentel, logo após sua posse no segundo mandato. Não fomos pedir ao Desembargador a absolvição ou a condenação do Prefeito, mas uma decisão que traga de volta a autoridade que merece Macapá, e o bem-estar que um Prefeito tão bem pode proporcionar.

Hoje, a cidade de Macapá sofre com a falta de coleta de lixo, de atendimento à saúde nos centros médicos e, sobretudo, com a falta de autoridade do Prefeito, que se encontra nessa situação judicial, sem condições de exercer o cargo.

Sr. Presidente, solicito seja divulgado meu discurso nos meios de comunicação da Casa.

Muito obrigada.