CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Com redação final
Sessão: 061.1.53.O Hora: 10h24 Fase: BC
  Data: 10/04/2007

Sumário

Saudações aos participantes na 10ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. Competência do ex-Prefeito Sérgio Vidigal, do Município de Serra, Estado do Espírito Santo.




A SRA. SUELI VIDIGAL (Bloco/PDT-ES. Sem revisão da oradora.) - Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, sem querer ser repetitiva, manifesto, desta oportunidade, minha solidariedade aos Prefeitos de todo o País e, em especial, aos do Espírito Santo.
Os Prefeitos, nesta 10ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, reivindicam mais investimentos para seus respectivos municípios, levando em conta suas peculiaridades e a necessidade de uma distribuição mais justa e igualitária de recursos.
Antes de fazer uma alusão especial ao Município de Serra, da Região Metropolitana do Espírito Santo, Estado que represento nesta Casa, farei uma retrospectiva: em 1970 havia no Brasil 90 milhões de habitantes. Trinta e cinco anos se passaram e nossa população dobrou — hoje somos aproximadamente 185 milhões de brasileiros. Serra, o Município que represento nesta Casa, em 1970 era eminentemente rural e tinha 19 mil habitantes. Hoje, 35 anos depois, tem 400 mil habitantes.
Aproveito, o ensejo para mandar um carinhoso abraço a todos os munícipes da Serra.
Deputado Manato, companheiro de partido, do Estado do Espírito Santo e do Município da Serra, V.Exa., que há pouco presidia esta sessão, certamente se lembra do ano de 1997, quando Serra passou a experimentar a transparente e moderna gestão do ex-Prefeito Sérgio Vidigal. Ao assumir o Governo, S.Exa. encontrou Serra arrasada, com 5 folhas de salários atrasados e dívidas com todo o sistema financeiro. No Município imperavam as greves; não funcionavam a saúde e a educação.
A partir da sua moderna e transparente gestão, a situação mudou, e Serra hoje é modelo não só para a Capital do Estado, mas também para o Governo Federal. Exemplo disso é o serviço fornecido por meio do número de telefone 192, implantado pelo Governo Federal nos Estados, inclusive no Espírito Santo, o qual já existia na cidade há 4 anos. Além disso, Serra é o Município com menor índice de evasão escolar e de mortalidade infantil do Estado. Lá a escola funciona em tempo integral. O Município também prioriza o trabalho com os jovens e o atendimento à terceira idade.
Desde 1997, o Governo do Município começou a trabalhar em conjunto com os movimentos sociais. A sociedade civil organizada planejou o Município para os próximos 20 anos, possibilitando aos próximos gestores realizar o sonho dos moradores da Serra.
Para finalizar, por falar em Prefeitos, no momento em que todos fazem alusão à marcha que hoje chega a Brasília, aproveito esta oportunidade para mandar um carinhoso abraço para Audifax Barcelos, Prefeito da minha cidade, Serra, que com certeza participará desse movimento. S.Exa. é do PDT, meu partido, e tem dado seqüência aos avanços experimentados desde 1997, quando da gestão do ex-Prefeito Sérgio Vidigal.
Externo meu apoio aos Prefeitos dos 78 Municípios do Estado do Espírito Santo e encampo a luta de todos os Prefeitos que hoje participam da 10ª Marcha de Prefeitos e reivindicam justiça e igualdade. Afinal, na condição de Parlamentar, representante do povo e agente política, tenho o compromisso de contribuir para minimizar o sofrimento da população. Antes de representar o meu Estado, represento meu município, onde nasci e vivi.
Deixo um abraço a todos os Prefeitos que hoje se reúnem em Brasília.


MARCHA, PREFEITO, PACTO, FEDERAÇÃO, DESCENTRALIZAÇÃO, NATUREZA FISCAL. SÉRGIO VIDAL, EX PREFEITO, MUNICÍPIO, SERRA, ES, ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL, ELOGIO.
oculta