CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Com redação final
Sessão: 061.1.53.O Hora: 9h6 Fase: BC
  Data: 10/04/2007

Sumário

Manifestação de pesar pela morte de romeiros em decorrência de acidente de trânsito, no Município de Juazeiro do Norte, Estado do Ceará.




O
SR. MAURO BENEVIDES (Bloco/PMDB-CE. Pronuncia o seguinte discurso.) - Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, durante os feriados da semana santa, a exemplo do que se verifica todos os anos, acorrem à cidade de Juazeiro do Norte legiões de romeiros, objetivando reverenciar a memória de Padre Cícero Romão Batista, da mesma forma como o fazem a 24 de março — data natalícia do patriarca — e 2 de novembro, dia consagrado a Finados.
Na última sexta-feira santa, verificou-se, naquela metrópole caririense, um desastre de enorme repercussão, motivado pelo descontrole de um veículo da municipalidade local, vitimando cerca de 8 pessoas, num total de 14 feridos, todos socorridos, imediatamente, em 3s dos hospitais localizados na região, com a solidariedade de autoridades, religiosos da diocese, enfim, de toda a comunidade que lamentou o ocorrido e externou apoio às famílias atingidas no desastre.
Toda a imprensa, inclusive a televisão, em âmbito nacional e regional, deu ampla divulgação ao fato, mencionando os nomes dos mortos e feridos, num abalo generalizado, que, mais especificamente, alcançou a população radicada no sul do Estado e cidades circunvizinhas.
Mencione-se, por dever de justiça, que em todos os eventos que estimulam a presença, ali, de multidão de fiéis, as autoridades de trânsito, inclusive a Policia Rodoviária Federal, deslocam um efetivo maior de seus integrantes, como forma de garantir o trafego nas vias de acesso ao Romeirão, no qual se acha a estátua do Padre Cícero, local para o qual afluem os peregrinos, movidos por acendrado sentimento de fé e religiosidade.
O Prefeito Raimundo Macedo e os Vereadores, além das autoridades diocesanas, colaboraram nas árduas tarefas de assistência às vítimas, mesmo sob o impacto de justificada comoção que alcançou todas as camadas da população cearense.
Sendo um dos representantes do Ceará neste plenário, desejo realçar, desta tribuna, em nome de nossa representação parlamentar, o testemunho de pesar pela dolorosa ocorrência, que traumatizou todos os segmentos da comunidade nordestina.


ACIDENTE DE TRANSITO, MUNICÍPIO, JUAZEIRO, CE, FESTA RELIGIOSA.
oculta