CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Com redação final
Sessão: 045.3.55.O Hora: 10h52 Fase: BC
  Data: 23/03/2017

Sumário

Transcurso do Dia Mundial da Água.



O SR. PRESIDENTE (Rodrigo Maia) - Concedo a palavra ao Deputado Jorge Tadeu Mudalen.
O SR. JORGE TADEU MUDALEN (DEM-SP. Sem revisão do orador.) - Muito obrigado, Sr. Presidente.
Eu só quero dar como lido o meu pronunciamento em que ressalto que ontem, dia 22 de março, foi celebrado o Dia Mundial da Água.
A água está deixando de ser um bem renovável e passando a ser um bem limitado.
O mundo vive o problema da escassez da água, agravado pela desigualdade social e pela falta de manejo sustentável de seu uso. Tal escassez se dá não só pelo consumo cada vez mais crescente, como também pelo mau uso dos recursos hídricos.
É observado um grande desperdício no uso doméstico da água, causado pelo desconhecimento e pela falta de informação aos cidadãos. Estima-se hoje que um quarto da água tratada sejaperdida no trajeto entre o tratamento nas represas e as torneiras.
A poluição e os gases do efeito estufa que jogamos na atmosfera diariamente têm alterado o clima e, consequentemente, ocasionado grandes secas ou grandes tempestades.
Já estamos sentindo os eventos extremos, com grandes secas em algumas regiões e fortes tempestades em outras, bem como os seus resultados para nossas vidas.
As mudanças climáticas, que comprovadamente foram aceleradas pela ação do homem, tornam o clima irregular. Dessa forma, até mesmo os especialistas acabam tendo dificuldade em prever quando, onde e quanto vai chover.
Gostaria de deixar aqui a minhe reflexão, nobres colegas, sobre o uso consciente da água, pois, sem desperdício, a vida se fortalece.
Para encerrar, eu só queria pedir que, se fosse possível, que meu pronunciamento fosse divulgado no programa A Voz do Brasil.
Muito obrigado, Sr. Presidente.


REGISTRO, DIA MUNDIAL DA ÁGUA.
oculta