CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Com redação final
Sessão: 045.3.55.O Hora: 9h8 Fase: BC
  Data: 23/03/2017

Sumário

Contrariedade à proposta do Governo Michel Temer de reforma previdenciária.




O SR. PRESIDENTE (Carlos Manato) - Concedo a palavra ao Deputado Luiz Cláudio, do PR de Rondônia. S.Exa. tem até 2 minutos.
O SR. LUIZ CLÁUDIO (PR-RO. Sem revisão do orador.) - Nobre Presidente, demais Deputados e Deputadas presentes, eu venho anunciar que, na segunda-feira, estive no meu Município de origem, Rolim de Moura, a Capital da Zona da Mata, entregando máquinas, fruto de recursos de emendas minhas do meu primeiro ano nesta Casa.
São 13 máquinas que só agora foram totalmente entregues à Prefeitura de Rolim de Moura. Este trabalho eu comecei na época do ex-Prefeito Cesar Cassol, em conjunto com o Senador Ivo Cassol, e agora, junto com o Prefeito Luizão, com o Secretário de Agricultura, Dionísio, e com o Secretário de Obras, Marcelino, vamos ter condições de fazer um trabalho adequado, tanto na área rural quanto na área urbana.
Sr. Presidente, lá estavam vários servidores públicos, professores, fazendo um manifesto pacífico contra a reforma da Previdência. Na ocasião, eu declarei a minha opinião e o meu voto contra a reforma da Previdência, mesmo que o Presidente da República esteja sinalizando que vai melhorar este projeto que veio para cá — mas tem que melhorar muito.
O meu voto é contra a reforma da Previdência, que vem aumentar a idade de trabalhadores rurais, de professores, que vem aumentar a contribuição e penalizar os mais humildes e simples.
Na verdade, não é por aí. Nós sabemos da lista dos maiores devedores da Previdência: grandes bancos, grandes empresas.
Eu acho que o Governo Federal tem é que cobrar esse povo, porque são bilhões — são bilhões, Sr. Presidente! — que grandes empresas estão devendo para a Previdência. O que devemos analisar é uma reforma bem debatida, numa Comissão Especial em que todos tenham a oportunidade de dialogar.
Portanto, eu acredito que a mobilização de trabalhadores, de servidores está convencendo os Parlamentares para votarem contra a reforma da Previdência, e o Governo fazer uma discussão à altura, com a participação de todos, e não com a participação de apenas alguns setores da sociedade.
Por isso, Sr. Presidente, venho aqui mais uma vez. Já disse ao meu partido — Deputado Delegado Edson Moreira é do PR também — que não vou acompanhar a orientação do partido, porque eu acho que os agricultores jamais...
(Desligamento automático do microfone.)
O SR. PRESIDENTE (Carlos Manato) - É isso aí, Sr. Deputado! V.Exa. está certo.


ROLIM DE MOURA (RO), FAVORÁVEL, LUIZ CLÁUDIO, DEPUTADO FEDERAL, ORADOR, ATUAÇÃO PARLAMENTAR. REFORMA PREVIDENCIÁRIA (2016), CONTRÁRIO, REGISTRO.
oculta