CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Com redação final
Sessão: 045.3.55.O Hora: 10h26 Fase: BC
  Data: 23/03/2017

Sumário

Transcurso do Dia Nacional da Imigração Judaica.




O SR. PRESIDENTE (José Airton Cirilo) - Com a palavra o Deputado Sergio Zveiter, do PMDB do Rio de Janeiro.
O SR. SERGIO ZVEITER (PMDB-RJ. Pronuncia o seguinte discurso.) - Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, o Dia Nacional da Imigração Judaica homenageia a contribuição dos judeus para a formação da sociedade brasileira. A celebração, no dia 18 de março, foi instituída por um projeto de lei de autoria do Deputado Federal Marcelo Itagiba, do PSDB do Rio de Janeiro, sancionado em 2009, pelo Presidente da República em exercício, José Alencar.
A instituição desta data é oefetivo reconhecimento do trabalho dos imigrantes judeus para a formação histórica, socioeconômica, política e cultural brasileira.
Os judeus fazem parte da história do Brasil desde antes de seu descobrimento. Há historiadores que afirmam que o projeto ultramarino português só foi possível graças à participação concreta dos judeus.
Nos tempos atuais, permanece viva e forte a influência judaica, caracterizada por solidariedade e espírito público. Encontramos aqui um país acolhedor e retribuímos, atuando fortemente na cultura, na ciência, nas universidades, nos governos, nas empresas e na assistência social.
As ações de solidariedade fazem parte da cultura judaica. Os judeus foram estigmatizados ao longo da história, por perseguições, mas nunca deixaram de prestar sua contribuição às sociedades nas quais se inserem. Um dos princípios básicos de sua atuação é, em hebraico, a tzedaká, cuja tradução significa justiça social.
A data de 18 de março marca o dia da reinauguração, em 2002, no Recife, da Sinagoga Kahal Kadosh Zur Israel — Santa Comunidade Rochedo de Israel —, a primeira das Américas. Este templo não é apenas testemunho da presença dos judeus no Brasil, pois, sobre suas ruínas restauradas, foi criado um museu que documenta a vida judaica no País.
O número 18, em hebraico, corresponde à palavra chai, vida.
Obrigado.
O Sr. JoséAirton Cirilo, nos termos do § 2° do art. 18 do Regimento Interno, deixa a cadeira da Presidência, que é ocupada pelo Sr. Sergio Zveiter, nos termos do § 2° do art. 18 do Regimento Interno.


DIA NACIONAL DA IMIGRAÇÃO JUDAICA, CONTRITUIÇÃO, JUDEUS, FORMAÇÃO, SOCIEDADE BRASILEIRA.
oculta