CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Com redação final
Sessão: 045.3.55.O Hora: 9h52 Fase: BC
  Data: 23/03/2017

Sumário

Realização de cerimônia de celebração pela chegada das águas do Rio São Francisco, no Município de Monteiro, Estado da Paraíba, com a presença dos ex-Presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff e do Governador Ricardo Coutinho. Crítica ao Governo Michel Temer pelo desinteresse na conclusão das obras de transposição de águas do Rio São Francisco.




O SR. PRESIDENTE (Sergio Zveiter) - Tem a palavra o Deputado Leônidas Cristino.
O SR. LEÔNIDAS CRISTINO (PDT-CE. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, gostaria de celebrar a chegada das águas do Rio São Francisco ao Nordeste, o que aconteceu no dia 19, em Monteiro, na Paraíba, com a presença do ex-Presidente Lula, do Governador da Paraíba, o Ricardo Coutinho, da ex-Presidente Dilma e de várias lideranças.
O povo sabe que essa obra foi traçada, iniciada e conduzida pelo então Ministro da Integração Nacional, o Ciro Gomes, e contou, é claro, com a liderança e a determinação do Lula.
Agora vamos torcer para que essas águas cheguem também ao Ceará, através do Eixo Norte, trazendotranquilidade principalmente à Região Metropolitana de Fortaleza,.
Peço que V.Exa. receba este pronunciamento e autorize que ele seja transcrito nos Anais da Casa e divulgado pelo programa A Voz do Brasil.

PRONUNCIAMENTO ENCAMINHADO PELO ORADOR

Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, justiça e verdade são a essência do Ato de Celebração das Águas do Rio São Francisco, que aconteceu no dia 19 de março, em Monteiro, na Paraíba, com a presença doPresidente Lula, do Governador da Paraíba, o Ricardo Coutinho, da ex-Presidente Dilma e de várias lideranças. O povo sabe que essa obra foi traçada, iniciada e conduzida pelo então Ministro da Integração Nacional, o Ciro Gomes, e contou com a liderança e determinação do Presidente Lula.
O povo e os 217 quilômetrosde canais e aquedutos do Eixo Leste da transposição são testemunhas de que a legitimidade está longe do Governo golpista. Todos sabem que a inauguração da chegada das águas à Paraíba feita pelo postiço escamoteia a justiça e a verdade.
Podemos e devemos, sim, avaliar a atuação do Governo atual com relação à transposição. Mas o Eixo Norte precisa ser concluído, para a água chegar ao Ceará, em Jati. Do modo como o golpista trata a retomada dessa obra, é notória a incompetência e falta de compromisso com o Nordeste, evidenciada pelo festival de negligências, vacilações e factoides jogados na imprensa. Na verdade, ainda hoje não sabemos sequer quando a obra será retomada e concluída.
É isso o que toda a Região Metropolitana de Fortaleza, com 4 milhões de habitantes, precisa saber. As chuvas deste ano ainda não foram suficientes para recarga dos açudes que abastecem essa população, que conta com a transposição para evitar o colapso no fornecimento de água.
O tempo passa. Mas a obra de conclusão dos 42 quilômetros do Eixo Norte, que deveria estar em andamento, nem começou.
Muito obrigado.


TRANSPOSIÇÃO DE ÁGUAS DO RIO SÃO FRANCISCO, CELEBRAÇÃO, MONTEIRO (PB), CERIMÔNIA, LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA, EX-PRESIDENTE DA REPÚBLICA, DILMA ROUSSEFF, EX-PRESIDENTE DA REPÚBLICA, PRESENÇA, REALIZAÇÃO. TRANSPOSIÇÃO DE ÁGUAS DO RIO SÃO FRANCISCO, MICHEL TEMER, PRESIDENTE DA REPÚBLICA, GESTÃO, CRÍTICA.
oculta