CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Com%20reda%C3%A7%C3%A3o%20final
Sessão: 045.3.55.O Hora: 09:44 Fase: BC
Orador: AROLDE DE OLIVEIRA, PSC-RJ Data: 23/03/2017

O SR. AROLDE DE OLIVEIRA (PSC-RJ. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, colegas Parlamentares, aproveito este momento, em que estamos iniciando a modernização das relações de trabalho com a flexibilização em benefício do trabalhador, para falar sobre outro assunto importante: o fim da contribuição sindical obrigatória em nosso País.

Hoje o Brasil abriga mais de 12 mil sindicatos de trabalhadores. Há, em média, a criação de 250 novos sindicatos por ano. Estabeleceu-se uma verdadeira indústria de sindicalismos, que arrecada mais de 3 bilhões de reais por ano do bolso dos trabalhadores.

Muitos sindicatos, infelizmente, não passam de cartórios, de sindicatos de fachada criados para arrecadar o dinheiro do trabalhador brasileiro.

A falta de sintonia entre essas instituições e os trabalhadores é imensa.

Para termos uma ideia dessa grande desconexão, o Brasil tem 100% dos trabalhadores formais pagando contribuição sindical obrigatória, mas apenas 19% dos trabalhadores, segundo pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE de 2015, são sindicalizados. Isto é, 81% dos trabalhadores brasileiros pagam seus sindicatos, mas não se sentem representados pelo modelo sindical vigente.

Com o fim da contribuição sindical obrigatória, os sindicatos que representarem de verdade os trabalhadores terão, por mérito, maiores chances de convencer a sindicalização de seus trabalhadores e a consequente contribuição sindical voluntária.

É importante destacar que o fim da contribuição sindical obrigatória criará um ambiente para a liberdade sindical, ferramenta fundamental para o fortalecimento dos sindicatos e de seus trabalhadores.

Era o que queria registrar, Sr. Presidente e caros colegas.

Muito obrigado.