CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Com redação final
Sessão: 045.3.55.O Hora: 9h30 Fase: BC
  Data: 23/03/2017

Sumário

Preocupação com possíveis prejuízos à economia brasileira decorrentes da forma de divulgação de investigação realizada na cadeia produtiva da carne no Brasil. Defesa de criação de Comissão Externa para apuração da realidade sobre a qualidade da carne brasileira e de responsabilidades pelo descrédito do produto nacional.




O SR. PRESIDENTE (Carlos Manato) - Concedo a palavra ao Deputado Delegado Edson Moreira.
V.Exa. tem 3 minutos na tribuna.
O SR. DELEGADO EDSON MOREIRA (PR-MG. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, ao longo da última semana, dos últimos 7 dias, temos assistido às exportações brasileiras de carne e derivados despencarem. Fica a lição: como a irresponsabilidade na divulgação malfeita de uma investigação que tinha como foco a corrupção, e não a qualidade do produto brasileiro, consegue mexer com a economia do País! Com isso, vários empregos estão se perdendo. Com isso, o Brasil está perdendo bilhões de dólares em exportações, em menos de uma semana. Com isso, deixamos de arrecadar muito para o País.
Sr. Presidente, com 2 anos de investigações, para se fazer a divulgação de uma operação com todo o aquele alarde com que foi feita, na última sexta-feira, seriam necessários, no mínimo, 200 laudos bem fundamentados sobre o que estavam falando. Mas, na verdade, o que eles tinham? Dois lados não conclusivos. Conforme o que disse o Presidente da associação dos peritos federais, foram 2 anos, 2 laudos e 2 escutas telefônicas, com falas cujo contexto não se conhece. Com isso, o Brasil estáperdendo muitas divisas que poderiam vir para o País, impostos e empregos, jogando por terra todo um trabalho de recuperação da nossa economia.
Sr. Presidente, responsabilidades têm que ser apuradas. A Câmara dos Deputados tem que criar uma Comissão Externa para apurar esse desastre, para que seja posta a verdade sobre a qualidade do nosso produto alimentício enviado para o exterior e para que seja responsabilizado quem fez essa infâmia contra os produtos brasileiros. Isso tem que ser apurado até o último ponto.
Peço a divulgação deste pronunciamento em A Voz do Brasil.
O SR. PRESIDENTE (Carlos Manato) - Obrigado, Deputado.


AGRONEGÓCIO, ECONOMIA, PREJUÍZO, OPERAÇÃO CARNE FRACA, POLÍCIA FEDERAL, OPERAÇÃO POLICIAL, TEMA, INVESTIGAÇÃO, COMISSÃO EXTERNA, CRIAÇÃO, DEFESA.
oculta