CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Com redação final
Sessão: 045.3.55.O Hora: 9h18 Fase: BC
  Data: 23/03/2017

Sumário

Concordância com aprovação da proposta relativa à terceirização de mão de obra. Preocupação com o impacto da Operação Carne Fraca, da Polícia Federal, no mercado do agronegócio.




O SR. PRESIDENTE (Carlos Manato) - Concedo a palavra ao Deputado Valdir Colatto, do PMDB de Santa Catarina, por 2 minutos.
Em seguida, concederei a palavra ao Deputado Givaldo Vieira, o último orador a dar como lido o seu pronunciamento.
O SR. VALDIR COLATTO (PMDB-SC. Sem revisão do orador.) - Cumprimento o Sr. Presidente e as Sras. e os Srs. Deputados.
Sr. Presidente, eu acho que esta Casa deu um passo importante com a aprovação da terceirização. Não há precarização do trabalho, com certeza. Todas as normas trabalhistas, previdenciárias e de segurança dos contratados nessa modalidade de terceirização vão ser preservadas.
É uma falácia dizer que vai haver precarização do trabalho. Ao contrário, nós vamos ter outra situação, fora da Consolidação das Leis do Trabalho — CLT, em que nós poderemos contratar gente para trabalhar. Será o caso, por exemplo, de uma safra agrícola em que se precise de profissionais especializados.
Quero dizer que nós estamos ainda preocupados com o impacto da Operação dita Carne Fraca. E eu digo que ela é carne forte, pois é a carne brasileira — é isso que nós temos que dizer. Temos que falar bem da nossa carne, da nossa produção, que é um orgulho para o Brasil e que nós levamos para o mundo todo.
Nós precisamos separar o crime da questão sanitária.
Da questão sanitária são os fiscais do Ministério da Agricultura que têm que falar. E eu acho que quem tem que falar disso é o Ministro e o Secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o Sr. Luis Rangel. Os outros têm que deixar a análise ser feita, em vez de ficar dando palpites que denigrem ainda mais a imagem do Brasil lá fora. A maneira inadequada de se levar a notícia para a sociedade faz o Brasil perder bilhões e traz preocupação para o consumidor daqui e muito mais para o lá de fora.
É um desastre isso que está acontecendo. Não sei o que está por trás disso — se querem realmente acabar com o agronegócio, que é o único setor que está dando certo no Brasil —, nem o porquê do interesse em denegrir a imagem de um setor que hoje honra o Brasil.
O SR. PRESIDENTE (Carlos Manato) - Muito obrigado, Deputado.
Eu gostaria que a Taquigrafia divulgasse os pronunciamentos do Deputado Luiz Cláudio e do Deputado Valdir Colatto no programa A Voz do Brasil.


TERCEIRIZAÇÃO, DEFESA. AGRONEGÓCIO, ECONOMIA, PREJUÍZO, OPERAÇÃO CARNE FRACA, POLÍCIA FEDERAL, OPERAÇÃO POLICIAL, TEMA, PREOCUPAÇÃO.
oculta