CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Com%20reda%C3%A7%C3%A3o%20final
Sessão: 045.3.55.O Hora: 09:00 Fase: BC
Orador: BENEDITA DA SILVA, PT-RJ Data: 23/03/2017

A SRA. BENEDITA DA SILVA (PT-RJ. Sem revisão da oradora.) - Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, eu quero hoje prestar uma homenagem importante ao Partido Comunista do Brasil pelos seus 95 anos.

Esse partido, como todos nós sabemos, tem uma grande história no País. Ele veio com a Revolução Russa de 1917, que está completando 100 anos. Portanto, teve essa influência e, logo nesse período, enfrentou a ditadura do Estado Novo.

O PCdoB teve como líder Luís Carlos Prestes, então tido pelo povo como Cavaleiro da Esperança. Prestes foi preso por 10 anos numa solitária e, na redemocratização de 1945, saiu da prisão como o maior líder popular da América Latina.

Além disso, o Partido Comunista teve muita influência na organização dos trabalhadores. Por conta dessa força do Partido Comunista, Luís Carlos Prestes foi perseguido pela Direita, e, como pretexto, cassaram o registro do Partido Comunista do Brasil.

Sr. Presidente, o Partido Comunista do Brasil tem uma história aparentemente pequena nesta Casa, mas com uma grandeza na história política, democrática e de organização do País.

Por isso nós prestamos esta homenagem a eles, que sempre foram nossos parceiros. Apesar de ser perseguido, o Partido Comunista do Brasil nunca desistiu. Temos nele alguns amigos e amigas que marcharam junto com Lula, Dilma e o PT.

Na época da Guerra Fria, atacaram Prestes e agora...

(Desligamento automático do microfone.)

O SR. PRESIDENTE (Carlos Manato) - Obrigado, nobre Deputada.


PRONUNCIAMENTO ENCAMINHADO PELA ORADORA

Sr. Presidente, Sras. e Srs. Parlamentares, quero prestar aqui a minha homenagem ao Partido Comunista do Brasil, o PCdoB, um partido que para muitos pode parecer pequeno aqui na Câmara dos Deputados, mas sabemos que é grande na história do País.

Neste ano em que se celebram os 100 anos da grande Revolução Russa de 1917, sob cuja influência foi fundado, o PCdoB comemora 95 anos de luta pelos trabalhadores brasileiros.

Nesse longo período enfrentou a ditadura do Estado Novo e teve o seu líder Luís Carlos Prestes, então tido pelo povo como o Cavaleiro da Esperança, preso 10 anos numa solitária. Com a redemocratização em 1945, Prestes sai da prisão como o maior líder popular da América Latina; e o partido comunista, com uma grande influência sobre os trabalhadores. Exatamente por conta dessa força social e da liderança de Prestes as forças da Direita inventaram um pretexto e cassaram o registro do PCdoB, do Senador Prestes e de seus Deputados Federais, Estaduais e Vereadores.

Sr. Presidente, isso não é muito diferente do que querem fazer agora com Lula, que representa atualmente a esperança do povo brasileiro. Atacam Lula, Dilma e o PT como na época da Guerra Fria atacaram Prestes e o PCdoB.

Mas nenhuma perseguição conseguiu abater a determinação dos comunistas, que lutavam no início dos anos 60 pelas reformas de base, em defesa da democracia e do Governo Goulart. A vitória do golpe de 64 impôs ao povo brasileiro os horrores da repressão, da tortura e do assassinato de todos que ousavam lutar pela democracia. Mesmo atingido pela brutal repressão, o PCdoB se manteve organizado e atuante, somando forças com Lula e os petistas no grandioso movimento das Diretas Já em 1984.

Na Constituinte, o PT e o PCdoB marcharam juntos na conquista de direitos sociais, que agora, por força desse novo golpe, estão sendo extintos. Desde as eleições de 1989 o PT e o PCdoB lutam unidos por um Brasil mais justo e democrático.

Por isso, Sr. Presidente, quero prestar minha homenagem a esse partido corajoso, determinado, que nunca decepcionou o povo brasileiro. Parabéns, PCdoB, por sua enorme contribuição à luta comum contra o Governo ilegítimo de Temer e parabéns por sua provada lealdade aos valores da democracia e do socialismo.