CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Com redação final
Sessão: 029.4.54.O Hora: 16h50 Fase: GE
  Data: 25/02/2014

Sumário

Apoio a documentos da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação e da Federação de Sindicatos de Professores de Instituições Federais de Ensino Superior - PROIFES em defesa da aprovação de projeto de lei sobre a criação do novo Plano Nacional de Educação - PNE de acordo com texto elaborado pela Casa. Apoio à nota da Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais - ABGLT em defesa da manutenção no projeto de lei sobre a criação do novo Plano Nacional de Educação - PNE de diretrizes reivindicadas pela entidade. Participação do orador em visitas realizadas pelo pré-candidato a Governador do Estado da Bahia pelo PT, Rui Costa, aos Municípios de Valença e Santo Antônio de Jesus. Reivindicação de torcedores do Esporte Clube Bahia e Esporte Clube Vitória de implantação de campus da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia em Valença.




O SR. PRESIDENTE (Inocêncio Oliveira) - Concedo a palavra ao ilustre Deputado Amauri Teixeira, do PT da Bahia.
O SR. AMAURI TEIXEIRA (PT-BA. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, estive no Plenário 2 participando da discussão relativa ao PNE, que foi ao Senado e voltou a esta Casa. Quero deixar aqui registrado nosso apoio ao documento entregue pela Confederação Nacional dos Trabalhadores da Educação, que pede a votação essencialmente do texto da Câmara.
Quero também deixar registrado o nosso apoio ao documento do PROIFES, que também coloca que o projeto essencial é o da Câmara.
Deixo também registrado o nosso apoio à Nota Oficial da ABGLT, que pede que o Plano Nacional de Educação tenha diretrizes que garantam a cidadania do setor LGBT.
Sr. Presidente, estive nesse final de semana acompanhando o nosso pré-candidato a Governador, Rui Costa, em Santo Antônio de Jesus, depois, em Valença. Em Valença, as torcidas do Bahia e do Vitória estão juntas. A torcida do Vitória, representada pelo jovem Mateus,e a torcida do Bahia, representada pelo jovem Jeferson, são lideradas pelo Vereador do PT Adailson e por Rafael, que pedem a implantação do campus da Universidade Federal do Recôncavo em Valença.
Há um clamor. Está prevista — e há um projeto original— a implantação do campus de Valença.
Uma universidade do Rio Grande do Sul, que foi fundada na mesma época da UFRB, tinha 10 campi previstos: todos jáforam implantados. A UFRB não tinha esse número de campus, era muito menos, cinco ou seis, e não se implantou. Além disso, é necessário para que a UFRB se consolide, para ser a verdadeira Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Também é preciso aumentar o seu campus em Nazaré das Farinhas.
Então, a UFRB, uma importante instituição de ensino, a universidade mais inclusiva do Brasil, tem 70% do seu alunado oriundos da população afrodescendente. No entanto, ainda está com o seu desenho incompleto. Hoje, não tem campus em uma cidade importante como Valença nem em Santo Antônio de Jesus.
Então, em nome da juventude de Valença, em nome da juventude de Nazaré das Farinhas, pedimos a imediata implementação desses dois campi.
Solicito a divulgação do meu pronunciamento no programa A Voz do Brasil.
Muito obrigado, Sr. Presidente.


CONFEDERAÇÃO NACIONAL DOS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO E DA FEDERAÇÃO DE SINDICATOS DE PROFESSORES DE INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR, PROIFES, DEFESA, APROVAÇÃO, PROJETO DE LEI, CRIAÇÃO, PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, PNE. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE LÉSBICAS GAYS BISSEXUAIS TRAVESTIS E TRANSEXUAIS, ABGLT, DEFESA, MANUTENÇÃO, REIVINDICAÇÃO, ENTIDADE, PROJETO DE LEI, CRIAÇÃO, PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, PNE. RUI COSTA, PRÉ CANDIDATO, GOVERNADOR, BA, VISITA, MUNICÍPIOS, VALENÇA, SANTO ANTÔNIO DE JESUS. ESPORTE CLUBE BAHIA E ESPORTE CLUBE VITÓRIA, TORCEDOR, REIVINDICAÇÃO, IMPLANTAÇÃO, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA, VALENÇA, BA.
oculta