CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Com redação final
Sessão: 029.4.54.O Hora: 14h12 Fase: PE
  Data: 25/02/2014

Sumário

Participação do orador na 62ª Romaria de Nossa Senhora Consoladora no Município de Ibiaçá, Estado do Rio Grande do Sul.




O SR. PRESIDENTE (Amauri Teixeira) - Com a palavra o Deputado Marcon, por 1 minuto.
O SR. MARCON (PT-RS. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, eu quero registrar aqui um evento que aconteceu no Rio Grande do Sul nesse fim de semana: a 62ª Romaria de Nossa Senhora Consoladora, no Município de Ibiaçá. Da caminhada luminosa no sábado de noite e no domingo participaram 130 mil pessoas. Essa romaria está no calendário oficial de eventos do Estado.
Quero aqui parabenizar a Diocese de Vacaria, que organiza o evento, tanto o Bispo D. Irineu, como o Bispo Emérito D. Orlando Dotti, os sacerdotes Padres Edson Priamo e Lírio Guadagnin, o Prefeito em exercício, Claudiomiro Fracasso, popular Claudião, por essa grande romaria,que reuniu mais de 130 mil fiéis.
Sr. Presidente, eu gostaria que o meu pronunciamento fosse divulgado na mídia interna e no programa A Voz do Brasil.
O SR. PRESIDENTE (Amauri Teixeira) - Determino a divulgação do pronunciamento do Deputado Marcon na mídia desta Casa e no programa A Voz do Brasil.

PRONUNCIAMENTO ENCAMINHADO PELO ORADOR

Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, demais servidores desta Casa, estive, no final da semana passada, participando da Romaria de Nossa Senhora Consoladora de Ibiaçá, no Rio Grande do Sul. São 62 anos do evento religioso, que, neste ano, teve a participação de cerca de 130 mil romeiros.
Ibiaçá integra a área da Diocese de Vacaria e da Província Eclesiástica de Passo Fundo.
A partir desse ano de 2014, a Romaria teve o seu primeiro ano de realização como parte integrante do Calendário Oficial de Eventos do Rio Grande do Sul. O projeto aprovado foi de autoria do Deputado Estadual Aldacir Oliboni, do PT.
A Romariaá faz parte da cultura e da tradição naquela região do Estado do Rio Grande do Sul e é uma das marcas do Município. Além da fé e das demonstrações de fraternidade e tolerância, é um evento que movimenta a economia local, com potencial turístico dentro do segmento religioso.
Assim, parabenizo a Prefeitura Municipal de Ibiaçá pelo evento, através do Prefeito em exercício, na ocasião, Claudiomiro Fracasso (Claudião), assim como os Padres Edson Priamo, Lírio Guadagnin e o Bispo D. Orlando Dotti. O poder público, a devoção do povo, a atuação dos voluntários e a Diocese de Vacaria, que assumiu a romaria como uma grande proposta de evangelização, foram fundamentais para mais um sucesso do evento.


ROMARIA DE NOSSA SENHORA CONSOLADORA, IBIAÇÁ, RS, IGREJA CATÓLICA, MARCON, DEPUTADO FEDERAL, PARTICIPAÇÃO,
oculta