CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Com redação final
Sessão: 029.4.54.O Hora: 14h6 Fase: PE
  Data: 25/02/2014

Sumário

Formatura do Sr. Ícaro Vidal, primeiro estudante atendido pelo sistema de cotas no curso de Medicina da Universidade Federal da Bahia - UFBA.




O SR. PRESIDENTE (Amauri Teixeira) - Com a palavra a Deputada Benedita da Silva.
A SRA. BENEDITA DA SILVA (PT-RJ. Sem revisão da oradora.) - Sr. Presidente, eu peço a divulgação do meu pronunciamento, na íntegra, em A Voz do Brasil, porque estamos hoje agradecendo a Deus a vitória do primeiro cotista de Medicina, que é do seu Estado, a Bahia, lá de Ladeira Manoel Faustino.
É uma alegria imensa o Ícaro Vital ter conseguido chegar a receber o seu diploma. Esse sucesso acadêmico do jovem Ícaro, Sr. Presidente, refuta toda e qualquer especulação a respeito da competência profissional e da capacidade de alunos cotistas.
Sr. Presidente, quero ainda dizer uma frase do médico afrodescendente Ícaro Vital que foi aqui reproduzida por mim: A cota facilita a entrada, mas sair depende de você. Ele venceu.
Parabéns, Ícaro!

PRONUNCIAMENTO ENCAMINHADO PELA ORADORA

Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, tive a grata surpresa de ler através das mídias sociais a história sobre o primeiro aluno de Medicina a completar o curso e sobre a emoção da família na ocasião de sua formatura.
Trata-se da história do estudante Ícaro Vital, residente na Ladeira Manoel Faustino, em Salvador, na Bahia. Dotado de uma trajetória de destaque escolar durante o período do ensino fundamental e do ensino médio,teve a oportunidade de prestar o vestibular pelo sistema de cotas, implantado em 2005 pela Universidade Federal da Bahia. Durante o seu processo de formação acadêmica, manteve a excelência escolar e a vontade de vencer e mudar o seu destino.
O sucesso acadêmico do jovem Ícaro Vital refuta todo tipo de especulação acerca da competência profissional do aluno cotista. Uma minoria insiste em dizer que aluno cotista difere do não cotista,como se durante o curso houvesse tratamento diferenciado, o que não condiz com o processo de formação acadêmica.
Muito me alegra compartilhar o êxito do jovem Ícaro Vital, que, tendo a família como base moral e psicológica, se tornou orgulho e referência para outros meninos e jovens da periferia, não só da Bahia, mas também de todo o Brasil, e que certamente podem acreditar que é possível mudar a história de vida, dedicando-se aos estudos e aproveitando a oportunidade assegurada pelo sistema de cotas adotado e estimulado desde o Governo Lula e mantido pela nossa Presidenta Dilma Rousseff.
Como bem disse o médico afrodescendente Ícaro Vital: A cota facilita a entrada, mas sair depende de você. Ele venceu e saiu com o diploma na mão, com direito a vestir o capelo de formatura.
Parabéns ao novo médico Ícaro Vital, orgulho e razão de continuarmos a nossa luta por uma sociedade mais justa e igualitária!
Muito obrigada.


ÍCARO VIDAL, ESTUDANTE, COTA, NEGRO, FORMATURA, MEDICINA, UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA (UFBA), CONGRATULAÇÕES.
oculta