CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Com redação final
Sessão: 029.4.54.O Hora: 20h4 Fase: OD
  Data: 25/02/2014


O SR. ROBERTO BRITTO
(Bloco/PP-BA. Pronunciamento encaminhado pelo orador.) - Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, ocupo esta tribuna, hoje para parabenizar o Ministério da Justiça, na figura do Ministro José Eduardo Cardozo, pela campanha lançada ontem para alertar os jovens com relação ao uso excessivo do álcool durante o carnaval.
A campanha Bebeu, Perdeu tem como objetivo prevenir e combater o consumo de bebidas alcoólicas por crianças e adolescentes, que leva os nossos jovens, muitas vezes, à dependência e ao alcoolismo, quando adultos.
Destaco aqui pesquisa encomendada pela Secretaria Nacional de Política sobre Drogas, que apontou que 60,5% dos jovens estudantes, do 6º ano ao 9º ano do ensino fundamental 2 e do e 1º ano ao 3º ano do ensino médio, de escolas públicas e particulares, já consumiram álcool. Desse total, 15,4% são jovens na faixa etária de 10 anos a 12 anos; 43,6% têm entre 13 anos e 15 anos; 65,3%, de 16 anos a 18 anos e 63,3%, 19 anos ou mais.
Esses são números alarmantes, Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, que colocam em risco o futuro dos nossos jovens. Precisamos estar atentos a este problema que assola nosso País.
Não podemos esquecer ainda o grande número de acidentes de trânsito que são causados pelo consumo do álcool e que tiram a vida de milhares de jovens brasileiros.
Por isso, faço um apelo aos jovens de todo o País: curtam a vida, curtam o carnaval, sem o uso do álcool. Para se divertir não é preciso beber
.
Peço, ainda, aos pais que não incentivem seus filhos a ter contato com o álcool e que sejam exemplo para eles dentro e fora de casa.
Sr. Presidente, peço a V.Exa. a divulgação do meu pronunciamento nos meios de comunicação da Casa e no programa A Voz do Brasil
.
Muito obrigado. Desejo a todos um carnaval cheio de vida.