CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Com redação final
Sessão: 029.4.54.O Hora: 18h20 Fase: GE
  Data: 25/02/2014

Sumário

Homenagem ao jornal Gazeta de Alagoas pelo transcurso do 80º aniversário de fundação.




O SR. PRESIDENTE (Henrique Eduardo Alves) - Concedo a palavra ao Sr. Deputado Paulão.
O SR. PAULÃO (PT-AL. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, eu queria fazer um registro dos 80 anos da fundação do jornal Gazeta de Alagoas, o maior e mais importante veículo impresso daquele Estado, que começou a circular em 25 de fevereiro de 1934. O jornal foi fundado e dirigido pelo jornalista e político pernambucano Luiz Magalhães da Silveira, tio da famosa psiquiatra Nise da Silveira. É um veículo importante, que completa 80 anos e está entre os meios de comunicação mais lidos do nosso País.
Muito obrigado, Sr. Presidente.

PRONUNCIAMENTO ENCAMINHADO PELO ORADOR

Sr. Presidente, gostaria de fazer o registro dos 80 anos de fundação do jornal Gazeta de Alagoas, o maior e mais importante veículo impresso do Estado, que começou a circular em 25 de fevereiro de 1934. O jornal foi fundado e dirigido pelo jornalista e político pernambucano Luiz Magalhães da Silveira (tio da famosa psiquiatra Nise da Silveira), e que passou a ser propriedade e primeiro veículo da Organização Arnon de Mello (OAM) nos anos de 1950.
Conforme o Portal dos Jornalistas, que divulgou mês passado o Ranking Jornalistas & Cia dos mais premiados veículos de comunicação do Brasil, a Gazeta aparece na 23ª posição entre as 150 empresas que constam da lista, ficando à frente de outros grandes veículos, a exemplo do Diário do Nordeste e da Revista Exame.
O jornal alagoano também ocupa 3ª posição entre os meios de comunicação do Nordeste, ficando atrás apenas do Jornal do Commércio e do Diário de Pernambuco.
Pelo Ranking Jornalistas & Cia, a Gazeta ficou com 1.570 pontos e 67 prêmios conquistados.
Tudo isso é fruto de um trabalho sério, de diversos profissionais que fazem com que as edições da Gazeta atravessem gerações.
Meus cumprimentos aos jornalistas, fotógrafos, dirigentes e demais integrantes da Gazeta de Alagoas. Não é todo dia, principalmente na era da informação online, que um impresso consegue chegar aos 80 anos de existência, e com ótimas perspectivas para o futuro!
Destaco também que esse respeitável veículo de comunicação possui uma estrutura tecnológica moderna e oferece aos internautas uma versão online completa, com as principais notícias do Estado, do Brasil e do mundo. Dessa forma, em seus 80 anos de história a Gazeta vem fortalecendo a prestação de serviços à coletividade, com a difusão da informação nos mais diversos setores, com a cobertura dos principais fatos da política, economia, segurança pública, esporte, cultura e diversos outros temas.
Muito obrigado.


JORNAL, GAZETA DE ALAGOAS, ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO, HOMENAGEM.
oculta