CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Com redação final
Sessão: 029.4.54.O Hora: 18h2 Fase: GE
  Data: 25/02/2014

Sumário

Posse do Prefeito Joventino de Tião, do Município de Barra de Santana, Estado da Paraíba. Cobrança ao Governo Federal de atenção aos Municípios paraibanos afetados pela estiagem. Necessidade de reabertura de unidades da Companhia Nacional de Abastecimento - CONAB na Paraíba. Defesa de criação de plano de ações governamentais articuladas para o enfrentamento do fenômeno da seca no Estado.




O SR. PRESIDENTE (Inocêncio Oliveira) - Concedo a palavra ao ilustre Deputado Wilson Filho.
S.Exa. dispõe de 3 minutos na tribuna.
O SR. WILSON FILHO (PTB-PB. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, eu agradeço a oportunidade de falar na tarde de hoje e quero começar o meu discurso parabenizando mais um Prefeito paraibano que tomou posse, hoje, no Município de Barra de Santana, que estava, até o momento, sob a gestão do Presidente da Câmara de Vereadores. O Prefeito Joventino de Tião recebeu o seu diploma na manhã de hoje — e tomará posse logo mais, na praça do Município —, após serem validados os seus votos, que totalizaram mais de 3 mil, e vencer a outra candidatura.
Então, eu quero parabenizá-lo. E a primeira coisa que o Prefeito me falou ao telefone, jápreocupado em como iria gerir, como iria administrar a sua cidade de Barra de Santana, foi sobre a questão da seca, Sr. Presidente, a seca que tem tomado o Estado da Paraíba desde o ano de 2012.
Nós entramos no terceiro ano de seca na Paraíba, e pouca coisa foi feita pelo nosso Estado. Nós temos problemas diversos. Em 2014, temos que olhar com atenção especial para o Estado da Paraíba. Nós temos 223 Municípios, sendo que 200 estão em estado de emergência. Isso não é normal! Isso não é normal! É uma seca colocada como a maior dos últimos 50 anos. Mas se nós estamos pensando que esta é a maior seca dos últimos 50 anos, lembramos que há 50 anos tivemos uma seca dessas, e nesses anos todos nada ou pouca coisa foi feita pelo nosso Estado.
Então, nós temos que dar atenção especial à Paraíba. Eu peço e cobro da tribuna desta Casa que o Governo Federal olhe melhor para o Estado da Paraíba.
Sr. Presidente, eu sou da base do Governo da Presidente Dilma, mas eu vejo que a Paraíba tem recebido pouca atenção nesse aspecto. No ano passado, batalhamos para que unidades da Companhia Nacional de Abastecimento — CONAB fossem reabertas. A Paraíba está brigando não por mais investimentos, mas para que reabram uma unidade da CONAB no alto sertão da Paraíba, no foco da seca.
E desde o ano passado eu estou defendendo a criação de um plano de ações articuladas, de ações integradas para preparar o Estado da Paraíba para um 2014 com chuvas. Se Deus quiser, vai chover, mas até agora está seco.
Esse plano conta com a construção de açudes e barragens, com a perfuração de poços em número suficiente para realmente fazer com que os sertanejos, os paraibanos possam ter água nos seus Municípios. Sem falar na questão do milho e na questão da dívida dos agricultores, que devem estar sendo perdoadas.
Sr. Presidente, peço que este discurso seja veiculado nos meios de comunicação da Casa.
Obrigado.


JOVENTINO DE TIÃO, POSSE, PREFEITO, BARRA DE SANTANA, PB. MUNICÍPIOS, SECA, PROVIDÊNCIA, GOVERNO FEDERAL, AUXÍLIO FINANCEIRO, MUNICÍPIOS. COMPANHIA NACIONAL DE ABASTECIMENTO, CONAB, PB, REABERTURA, DEFESA. SECA, PB, PROVIDÊNCIA, PODER PÚBLICO, COMBATE.
oculta