CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Com redação final
Sessão: 029.4.54.O Hora: 17h38 Fase: GE
  Data: 25/02/2014

Sumário

Acerto da decisão do Ministro-Chefe da Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República, Wellington Moreira Franco, de suspensão durante o carnaval de obras no Aeroporto Internacional de Salvador - Deputado Luís Eduardo Magalhães, Estado da Bahia.




O SR. PRESIDENTE (Inocêncio Oliveira) - Concedo a palavra ao ilustre Deputado Colbert Martins, do PMDB da Bahia.
O SR. COLBERT MARTINS (PMDB-BA. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, senhores funcionários, senhores que nos acompanham nesta sessão, transmitida pela TV Câmara e pela Rádio Câmara, esteve na Bahia, na semana passada, o Ministro Wellington Moreira Franco, em mais uma das várias vezes em que ele já esteve no nosso aeroporto, que estátendo problemas importantes na sua reforma, que ainda não foi concluída.
Por uma decisão tranquila e objetiva de um gerente, como o é o Ministro Moreira Franco, ele decidiu suspender determinadas obras que não se concluiriam agora, antes do carnaval, porque háum grande afluxo de pessoas para a Bahia neste momento. Essas obras serão retomadas mais próximo da Copa.
A decisão que o Ministro Moreira Franco tomou foi muito clara. Meus parabéns ao Ministro, porque permitiu que fosse aberto o check-in, que estava dividido ao meio e com problemas, e que o serviço de ar-condicionado ficasse melhor — não está 100%, mas está melhor.
A intervenção do Ministro, Sr. Presidente, foi decisiva no sentido de dar maior fluxo e maior condição de tráfego para aquelas pessoas que estão chegando agora, para o carnaval da Bahia, que é o maior carnaval de rua do Brasil. Seguramente a quantidade de pessoas que vão chegar agora, ao Aeroporto de Salvador, vai ser muito maior —10, 15 vezes maior — do que a da Copa.
O Ministro Moreira Franco já foi lá várias vezes — eu, pessoalmente, estive com ele umas três ou quatro vezes. Aliás, ele já pegou a obra em andamento, quando não havia projetos, e estápressionando permanentemente para que os projetos se concluam.
A intervenção do Ministro foi correta. O acesso ao aeroporto, de qualquer forma, está melhor, tanto dentro do próprio check-in quanto lá nas salas de embarque e na parte de fora, onde as obras dificultam a chegada e o trânsito das pessoas.
Quero dizer que o Ministro Moreira Franco foi obrigado a fazer modificações no aeroporto, mas ainda nos falta, na Bahia, o reconhecimento claro do Sr. José Cassiano, Superintendente da INFRAERO na Bahia e Sergipe, figura extremamente importante, lutadora, trabalhadora, que trabalha ao lado do Ministro; do Sr. Jarbas Vieira, também figura que está precisando de uma grande chance, Ministro, porque é uma pessoaboa, qualificada que nós temos lá na Bahia.
Mas eu quero aqui, neste momento, cumprimentar o Ministro Moreira Franco, que já esteve na Bahia, pelo menos, umas cinco vezes. Eu, pessoalmente, posso afirmar que, nas vezes em que fui lá, o Ministro solicitou às pessoas da INFRAERO que me acompanhassem, para tentar adiantar a execução das obras. E foram várias pessoas.
Ontem mesmo, nós nos encontramos. Ele estava chegando de Cuiabá, onde trabalhou forte também para que nós tenhamos os aeroportos funcionando de maneira mais adequada durante a Copa.
Quero parabenizá-lo mais uma vez, Ministro, e dizer que nós estamos esperando V.Exa. na Bahia, porque V.Exa. está fiscalizando aquelas obras de forma permanente. Isso, para nós, é muito bom. Sua representação no Governo nos faz muito mais responsáveis com o seu trabalho.
Muito obrigado, Ministro Moreira Franco!


WELLINGTON MOREIRA FRANCO, MINISTRO, CHEFE, SECRETARIA DE AVIAÇÃO CIVIL, PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA, APOIO, SUSPENSÃO, OBRA PÚBLICA, PERÍODO, CARNAVAL, AEROPORTO INTERNACIONAL DE SALVADOR, DEPUTADO LUÍS EDUARDO MAGALHÃES, BA.
oculta