CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Com redação final
Sessão: 028.4.52.O Hora: 14:34 Fase: PE
Orador: JAMIL MURAD, PCDOB-SP Data: 22/03/2006

O SR. JAMIL MURAD (PCdoB-SP. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, população brasileira, no dia 25 de março de 1922, portanto, há 84 anos, nascia o Partido Comunista do Brasil, o PCdoB. A sua fundação foi uma proeza de trabalhadores, operários e intelectuais que, com muita ousadia, abraçaram o marxismo-leninismo como filosofia política-social mais avançada que a humanidade já produziu.

Aquelas pessoas jamais tiveram a certeza de que, passados 84 anos, o partido que fundaram continuaria servindo, de forma cada vez melhor, aos trabalhadores, ao povo e ao Brasil. Mas o caminho até aqui não foi fácil. A elite brasileira e seus sócios externos nos impuseram cerca de 60 anos de clandestinidade, de vida ilegal, para que fossem    cometidos livremente todo o tipo de abusos contra os trabalhadores e o povo.

Esta gloriosa bandeira vermelha com a foice e o martelo representa os que trabalham e clamam por justiça, por liberdade e por um Brasil soberano. Ela foi passada de mão em mão, de geração a geração, até chegar a nós, sempre com os mesmos grandes ideais socialistas e com os inabaláveis compromissos.

Em cada época o PCdoB enfrentou especiais obstáculos, e cada geração soube enfrentá-los com destemor e heroísmo. Foi assim na ditadura do Estado Novo, na mobilização do povo brasileiro para derrotar o nazi-fascismo, na campanha "O Petróleo é Nosso", na luta pela reforma agrária e pelo fim do regime militar.

Contra a ditadura militar de 1964, o partido utilizou todas as formas de luta, inclusive a luta armada, quando organizou a Guerrilha do Araguaia - episódio que ainda necessita de esclarecimentos por parte do Poder Público, especialmente no que se refere à localização e identificação dos despojos dos guerrilheiros, direito internacionalmente reconhecido e do qual jamais abriremos mão.

Entre outras milhares de batalhas que orgulharam e orgulham não só militantes do PCdoB, mas todo o povo brasileiro, destacam-se o trabalho político do partido para levar Lula à Presidência da República, unindo forças, e a ação em defesa de seu mandato - gravemente ameaçado pelas forças reacionárias e golpistas em nosso País.

Mas não cito apenas a contribuição para defender o legítimo mandato do Presidente Lula, como também o empenho para a efetivação de um programa de desenvolvimento nacional, que proporcione acelerado crescimento, criação de empregos e mais distribuição de renda.

O sonho do PCdoB é construir o socialismo com características brasileiras, e para isso precisamos vencer novos obstáculos que se apresentam a cada dia, como este agora, de perseguição a partidos menores - a cláusula de barreira de 5% dos votos nacionais.

Mas estamos certos de que, com o apoio do povo brasileiro que deseja um Brasil de justiça, liberdade e bem-estar, e contando com o a aguerrida militância do PCdoB, que honra o sacrifício e o compromisso das gerações passadas, venceremos mais este obstáculo e continuaremos a luta inarredável por um Brasil soberano, de justiça, liberdade e progresso social. Ou seja, um Brasil socialista.

Neste momento, presto minha homenagem ao camarada João Amazonas, que nos dirigiu por décadas, e a todos os companheiros que, em todas as épocas, se sacrificaram para manter nosso partido e nossos ideais cada vez mais fortes.

Viva o PCdoB em seus 84 anos de luta!