CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sessão: 120.1.55.O Hora: 18h45 Fase: CP
  Data: 21/05/2015

Sumário

Realização do Seminário B20 Metropolitano, em Brasília, Distrito Federal, para debate sobre a mistura de percentual de biodiesel no diesel da frota de ônibus de Municípios no Brasil. Convite para o lançamento da Frente Parlamentar do Biodiesel.



O SR. PRESIDENTE (JHC) - Passo agora a palavra ao Deputado Evandro Gussi.
Ouço V.Exa. com muita atenção, Deputado.
O SR. EVANDRO GUSSI (PV-SP. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Deputado JHC, das nossas Alagoas, éuma honra estar sob a presidência de V.Exa.
Eu venho rapidamente comunicar um fato muito importante para o País, a realização, hoje, do Seminário B20 Metropolitano. Lá, pude representar esta Casa, especialmente a Frente Parlamentar do Biodiesel, da qual fui eleito Presidente, mostrando a importância de nós aumentarmos a mistura de biodiesel nos ônibus que compõem as frotas metropolitanas de transporte público.
Hoje nós temos, Sr. Presidente, uma mistura obrigatória de 7% de biodiesel em todo o nosso diesel.

O seminário que hoje tratava sobre o B20 metropolitano propõe oincremento de 7% para 20% na mistura entre, respectivamente, o biodiesel e o diesel fóssil. Por que isso é tão importante? Em primeiro lugar, porque ajuda a equacionar a balança comercial de diesel do Brasil, que ainda é deficitária. Produzindo mais biodiesel aqui, a partir das oleaginosas todas, especialmente da soja, nós teremos um incremento na nossa produção local e, portanto, menor exportação, o que favorece a balança comercial.
Além disso, Sr. Presidente, isso agrega valor aos nossos produtos agrícolas. Também passa a ser uma iniciativa importante o incremento e o aprofundamento desse programa no sentido de que ele está muito ligado à agricultura familiar. Está extremamente ligado à agricultura familiar. Um percentual enorme do biodiesel produzido no Brasil éproveniente da agricultura familiar. Sem falar, Sr. Presidente, talvez no seu aspecto mais importante, que o diesel fóssil emite partículas pesadas que contribuem para o aumento dos gases do efeito estufa.
Especialmente hoje nós observávamos uma exposição muito interessante neste seminário que demonstrava com clareza os estudos que mostram o mal que o diesel fóssil traz à saúde humana, não só ao sistema respiratório, mas a todo o nosso organismo. São inúmeras doenças, inúmeras mortes hoje comprovadas por conta do diesel fóssil.
Portanto, Sr. Presidente, éfundamental que sensibilizemos o Governo Federal com uma pauta importante, uma pauta positiva, o incremento da mistura de biodiesel no nosso diesel, contribuindo, repito, para a nossa balança comercial de diesel, para a agricultura brasileira, para a agricultura familiar, de modo especial para o meio ambiente e, especialmente, para a saúde humana.
Termino, Sr. Presidente, fazendo um convite a V.Exa., a todos os Deputados que nos ouvem, à sociedade civil em geral, para, na próxima quinta-feira, dia 28, às 8h, no restaurante do Anexo IV, no 10º andar, o lançamento da Frente Parlamentar do Biodiesel. Convido V.Exa. e os colegas Deputados para que, juntos, levemos essa ideia que coloca o Brasil como protagonista.
O SR. PRESIDENTE (JHC) - Agradeço ao Deputado Evandro Gussi e o parabenizo pela iniciativa. Foi um discurso com muita propriedade. Nós nos faremos presentes, sim, no lançamento da frente parlamentar.


EVANDRO GUSSI, DEPUTADO FEDERAL, PARTICIPAÇÃO, SEMINÁRIO B20 METROPOLITANO MOBILIDADE SUSTENTÁVEL PARA AS CIDADES BRASILEIRAS, BRASÍLIA (DF). CONVITE, DEPUTADO FEDERAL, LANÇAMENTO, FRENTE PARLAMENTAR DO BIODIESEL.
oculta