Ordem do Dia no plenário - 23/10/2019

Veja também:


 

COMISSÃO DE EDUCAÇÃO

SESSÃO em 23/10/2019 às 8h   - E N C E R R A D A às 9h14

56ª Legislatura - 1ª Sessão Legislativa Ordinária

PAUTA:
Ciclo de Debates da Comissão de Educação em parceria com a Frente Parlamentar em Defesa da Escola Pública e em Respeito ao Profissional da Educação

REQ nº 65/19 - Dep. Professora Rosa Neide (PT-MT)

Palestrante: MARIA LUIZA PINHO PEREIRA
Professora Aposentada da Universidade de Brasília
Membro do GTPA-FórumEJA/DF e do FNPE

Mediador: DIMITRI ASSIS SILVEIRA
Instituto Federal de Brasília - IFB

Coordenação: DEPUTADA PROFESSORA ROSA NEIDE (PT-MT)

Síntese da Palestra:

A palestra temática propõe atualizar uma discussão sobre Educação e Cultura Popular e as conexões com as lutas históricas por autodeterminação dos povos, remetendo a alguns referenciais nacionais e internacionais importantes. As intersecções entre educação, cultura e política, em uma sociedade em constante e intensa alteração, potencializam possibilidades de mudança de consciência e a ação transformadora da realidade atual.
A discussão pretende chamar a atenção para a compreensão da nossa formação (horizonte coletivo) em perspectiva histórica, e desnudar o contexto de disputas entre um projeto de nação democrática, justa e soberana e um projeto de nação autoritária, desigual e dependente, que tem na educação e nas mobilizações dos trabalhadores, na cultura popular brasileira (comunitária, solidária e cooperativa) e sua consciência libertadora, importante ponto de inflexão e resistência.


Minicurrículos:

MARIA LUIZA PINHO PEREIRA - Palestrante
Mestre em Educação pela Universidade de Brasília, professora aposentada da UnB, representante titular no Fórum Distrital de Educação e membro do Fórum Nacional Popular de Educação (FNPE), representando o Fórum de EJA do Brasil. Pesquisadora dos Grupos CNPq Lattes: 1) Aprendizagem, Tecnologias e Educação a Distância (Atead); 2) Estudos e Pesquisas em Materialismo Histórico-Dialético e Educação (Consciência); 3) Transiarte - Educação de Jovens e Adultos e Educação Profissional. Coordenadora do Portal dos Fóruns de Educação de Jovens e Adultos do Brasil (2005-2012) e membro-fundadora do GTPA/Fórum EJA/DF, desde 1989. Autora et al. dos Livros Educação de Jovens e Adultos Trabalhadores - produção de conhecimentos em rede, Proeja-Transiarte, Universidade e Movimentos sociais.

DIMITRI ASSIS SILVEIRA - Mediador
Professor do Instituto Federal de Brasilia (IFB) é doutorando em educação e Secretário da Juventude Trabalhadora do Sindicato dos Servidores Públicos Federais no Distrito Federal (Sindsep-DF). Atua nos seguintes temas: políticas públicas, educação de jovens e adultos, sujeitos das EJA, movimento estudantil e juventude.
Autor et. al. do Livro: Educação de jovens e adultos trabalhadores: análise crítica do Programa Brasil Alfabetizado (PBA), 2017.