> Pauta - CMO - 01/12/2021 13:00

CONGRESSO NACIONAL

COMISSÃO MISTA DE PLANOS, ORÇAMENTOS PÚBLICOS E FISCALIZAÇÃO
56ª Legislatura - 3ª Sessão Legislativa Ordinária

ATA DA 13ª REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA
REALIZADA NOS DIAS 1, 6, 7, 8, 9, 13, 14, 20 E 21 DE DEZEMBRO DE 2021. 


PENDENTE DE APROVAÇÃO 

 

No primeiro dia de dezembro de dois mil e vinte um reuniu-se, de forma semipresencial, a Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização, no Anexo II, Plenário 02 da Câmara dos Deputados e, virtualmente, por meio da plataforma zoom. Foi registrada a PRESENÇA dos(as) Senhores(as) Deputados Titulares: Adolfo Viana, André Figueiredo, André Fufuca, Arnaldo Jardim, Arthur Oliveira Maia, Bosco Costa, Carlos Zarattini, Charlles Evangelista, Coronel Tadeu, Daniel Almeida, Domingos Sávio, Eduardo Costa, Flávia Morais, Genecias Noronha, Glauber Braga, Gonzaga Patriota, Hildo Rocha, Hugo Leal, José Guimarães, Júnior Mano, Luciano Ducci, Mário Negromonte Jr., Mercelo Squassoni, Marx Beltrão, Osires Damaso, Paulo Azi, Sanderson, Sergio Souza, Uldurico Junior, Vinicius Carvalho e Zé Carlos; dos Senadores Titulares: Alessandro Vieira, Angelo Coronel, Carlos Fávaro, Elmano Férrer, Izalci Lucas, Jean Paul Prates, Oriovisto Guimarães, Rose de Freitas, Simone Tebet e Wellington Fagundes; dos Deputados Suplentes: Adriana Ventura, Alceu Moreira, Aluisio Mendes, Átila Lins, Beto Faro, Caroline de Toni, Célio Silveira, Dagoberto Nogueira, Danilo Forte, Delegado Marcelo Freitas, Domingos Neto, Dra. Soraya Manato, Gelson Azevedo, Heitor Schuch, Hercílio Coelho Diniz, João Carlos Bacelar, Júnior Ferrari, Juscelino Filho, Orlando Silva, Ossesio Silva, Pedro Lupion, Pinheirinho, Robério Monteiro, Toninho Wandscheer, Weliton Prado e Wilson Santiago; dos Senadores Suplentes: Esperidião Amin, Roberto Rocha, Soraya Thronicke e Vanderlan Cardoso; Foi registrado o comparecimento dos parlamentares não integrantes da Comissão Deputados (as): Aelton Freitas, Antonio Brito, Carlos Henrique Gaguim, Carmen Zanotto, Cássio Andrade, Claudio Cajado, General Peternelli, Gilberto Abramo, Jhonatan de Jesus, Liziane Bayer, Lucas Vergilio, Luis Miranda, Marcel van Hattem, Marcelo Ramos, Marreca Filho, Misael Varella, Paulo Ganime, Pompeo de Mattos, Tiago Mitraud, Vicentinho Júnior e Wellington Roberto. Registrou-se a ausência do membro titular: Senador Weverton. ABERTURA: às treze horas e vinte e três minutos, do dia primeiro de dezembro do ano de dois mil e vinte um, havendo número regimental conforme estabelecido no art. 134 da Resolução nº 1, de 2006, do Congresso Nacional, o Primeiro Vice-Presidente, Deputado Carlos Zarattini, iniciou a reunião e passou a palavra à Deputada Adriana Ventura, que fez referência à nona Reunião de Audiência Pública, realizada nesta Comissão no dia onze de novembro de dois mil e vinte e um, na qual tratou-se das emendas do Relator-Geral ao orçamento da União e informou que, como produto desta Audiência Pública, as Consultorias de Orçamento da Câmara dos Deputados e do Senado Federal formularam um diagnóstico que mostra os problemas encontrados e sugere melhorias para aprimorar e corrigir todas as distorções provocadas pelo RP 9. Informou, ainda, que este documento foi entregue ao Relator-Geral do Orçamento de 2022, Deputado Hugo Leal, para análise. O Presidente em exercício agradeceu à Deputada Adriana Ventura e solicitou que ela encaminhasse o documento à CMO, a fim de ser disponibilizado na página da Comissão. A seguir, usou da palavra o Deputado Arnaldo Jardim, Coordenador do Comitê de Admissibilidade de Emendas (CAE), que prestou contas dos trabalhos do Comitê, agradeceu o apoio das Comissões de Orçamento da Câmara dos Deputados e do Senado Federal na análise das emendas de Bancadas Estaduais e das Comissões da Câmara dos Deputados e do Senado Federal. Com relação às emendas em desconformidade com o prescrito pela Resolução nº 1/2006 do Congresso Nacional, foi aberto um prazo para ajustes, que foi divulgado para os Coordenadores de Bancadas Estaduais e para os Presidentes de Comissões das duas Casas do Congresso Nacional. Este prazo, que inicialmente encerrou-se dia vinte e nove de novembro, foi prorrogado até o dia três de dezembro, ao meio dia. Às treze horas e trinta e dois minutos, o Presidente em exercício suspendeu a Reunião para a aguardar a chegada do Relator da Receita, Senador Oriovisto Guimarães. Às quatorze horas e dezenove minutos, havendo número regimental conforme estabelecido no art. 134 da Resolução nº 1, de 2006, do Congresso Nacional, a Presidente, Senadora Rose de Freitas, reabriu a Reunião. EXPEDIENTE: A Presidente declarou como lidos os expedientes recebidos pela Comissão do dia nove de novembro até a presente data, tendo em vista que essas informações se encontravam publicadas na página da CMO na internet. Em seguida, havendo número regimental para deliberação, conforme estabelecido no art. 14 do Regimento Comum do Congresso Nacional, solicitou a dispensa da leitura das seguintes Atas: 12ª Reunião Deliberativa Extraordinária, realizada nos dias 9 e 10/11/2021; 9ª Reunião de Audiência Pública Extraordinária, realizada em 11/11/2021; 10ª Reunião de Audiência Pública Extraordinária, realizada em 23/11/2021; e 11ª Reunião de Audiência Pública Extraordinária, realizada em 25/11/2021. Não havendo manifestação em contrário, foi dispensada a leitura das Atas e, em votação, foram APROVADAS. Em seguida, a Presidente passou a condução dos trabalhos ao Primeiro Vice-Presidente, Deputado Carlos Zarattini. ORDEM DO DIA: Item 1 da pauta – Apreciação do Relatório da Receita apresentado ao Projeto de Lei nº 19 de 2021-CN, Relator Senador Oriovisto Guimarães. Voto: pela aprovação do Projeto de Lei Orçamentária para o exercício financeiro de 2022, no que concerne às estimativas de receitas, nos termos apresentados neste Relatório. Quanto às 3 (três) emendas apresentadas o relator ofereceu voto pela APROVAÇÃO à de nº 40830012, de autoria do Senador Vanderlan Cardoso; e pela REJEIÇÃO das de números 41820013 de autoria do Senador Zequinha Marinho e de número 24490025, de autoria Deputado Efraim Filho. O Relator leu o Relatório e apresentou uma Complementação de Voto. Foi aberta a discussão e o prazo para apresentação de destaques, segundo estabelece o inciso I do art. 60 do Regulamento Interno da CMO. Discutiram a matéria os Deputados Claudio Cajado, Hugo Leal e Domingos Sávio. Encerrou-se a discussão e o prazo para entrega dos destaques. Não foram apresentados destaques. O Presidente em exercício informou que o Comitê de Admissibilidade de Emendas – CAE não havia se manifestado quanto às emendas de Relator, conforme dispõe o parágrafo único do art. 25 da Resolução nº 1/2006, do Congresso Nacional, e solicitou autorização do Plenário para votar o Relatório da Receita sem a manifestação do CAE. Concedida a autorização para deliberação, o Relatório da Receita e a Complementação de Voto foram para votação nas representações das duas Casas do Congresso Nacional. APROVADOS o Relatório da Receita e sua Complementação de Voto. Item 2 da pauta – Apreciação do REQUERIMENTO Nº 36/2021-CMO, de autoria do Deputado Hugo Leal que “Requer a realização de Reunião de Audiência Pública para analisar a situação das obras prioritárias no Brasil e os seus financiamentos”. Em virtude da ausência do autor, o Requerimento NÃO FOI DELIBERADO. Item 3 da pauta - Apreciação do REQUERIMENTO Nº 37/2021-CMO, de autoria do Deputado Hildo Rocha que, “Requer a realização de audiência pública para discutir acerca do destino de mais de dois trilhão de reais de receitas provenientes de operações de créditos previstos no Orçamento Geral da União para 2022”. O Deputado Hildo Rocha fez a justificativa de seu Requerimento. Subscreveu o Requerimento o Deputado Bosco Costa. Foi iniciada a discussão, e não havendo quem quisesse discutir, o Presidente em exercício encerrou a discussão. Em deliberação nas representações da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, foi APROVADO.O Presidente em exercício informou que, mediante acordo firmado na Reunião do Colegiado de Líderes com assento na CMO, será submetida ao Presidente do Congresso Nacional, Senador Rodrigo Pacheco, a seguinte proposta de cronograma alterado para apreciação do PLN 19/2021-CN (PLOA 2022): - 3/12 publicação do relatório preliminar; - Até 20h do dia 3/12 apresentação de emendas ao preliminar; - 6/12 votação do relatório preliminar às 14h30; - 7 a 9/12 Publicação dos setoriais- Votação dos setoriais até 13/12; - Publicação do Relatório Geral até 16/12;- Votação do Relatório Geral na CMO e no CN até 17/12. Item 4 da pauta – Apreciação do REQUERIMENTO Nº 38/2021-CMO, de autoria Do Senador Roberto Rocha, que “Requer que sejam fornecidos a esta Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização (CMO) os dados dos últimos 5 (cinco) anos das transferências via Fundo a Fundo do Orçamento da União aos Fundos Estadual de Saúde de São Paulo e Municipal de Saúde de Barretos-SP”. Em virtude da ausência do autor, o Requerimento NÃO FOI DELIBERADO. Fizeram uso da palavra os Deputados Claudio Cajado e Adriana Ventura. Às quatorze horas e cinquenta e cinco minutos, o Presidente em exercício suspendeu a Reunião e informou que sua continuação ocorrerá no dia seis de dezembro, às quatorze horas e trinta minutos. Às quatorze horas e quarenta e seis minutos, do dia seis de dezembro de dois mil e vinte um, havendo número regimental conforme estabelecido no art. 134 da Resolução nº 1, de 2006, do Congresso Nacional, a reunião foi reaberta pelo Segundo Vice-Presidente, Senador Izalci Lucas, que declarou haver número regimental para deliberação, conforme estabelecido no art. 14 do Regimento Comum do Congresso Nacional. EXPEDIENTE: O Presidente em exercício declarou como lidos os expedientes recebidos pela Comissão do dia primeiro de dezembro até a presente data. ORDEM DO DIA: O Presidente em exercício informou que havia sobre a mesa requerimento de quebra de interstício de 2 (dois) dias úteis contados da publicação, conforme previsto no art. 128 da Resolução 1/2006-CN e de inclusão na pauta, do Relatório Preliminar com Emendas e da Complementação de Voto, apresentados ao PLN 19/2021-CN. Em votação, a quebra de interstício e a inclusão na pauta foram APROVADAS, nas representações da Câmara dos Deputados e do Senador Federal. Extrapauta: Apreciação do Relatório Preliminar com Emendas e Complementação de Voto apresentados ao PLN nº 19/2021-CN (PLOA 2022) Relator-Geral Deputado Hugo Leal. Voto: pela aprovação deste parecer preliminar com as alterações decorrentes da aprovação das emendas 14 e 20 e pela rejeição das demais emendas. O Relator-Geral leu o Relatório e a Complementação de Voto. O Presidente em exercício iniciou a discussão e abriu o prazo para apresentação dos destaques, conforme estabelece o inciso I do art. 60 do Regulamento Interno da CMO. Discutiram a matéria os Senadores Esperidião Amin (remotamente), Alessandro Vieira (remotamente) e Soraya Thronicke (remotamente) e Deputados Carlos Zarattini (remotamente), Adriana Ventura (remotamente), Hildo Rocha, Glauber Braga (remotamente), que formulou uma questão de ordem com base no art. 37 da Constituição Federal, combinado com o art. 131 do Regimento Interno do Congresso Nacional e do art. 95 do Regimento Interno da Câmara dos Deputados, na qual informou que o Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) apresentou uma ação perante o Supremo Tribunal Federal (STF) a fim de atacar o chamado “orçamento secreto” – as emendas de Relator e questionou sobre o descumprimento da decisão proferida pelo STF neste Parecer Preliminar apresentado à CMO. Solicitou também que essa parte do Relatório Preliminar fosse retirada do texto, sob pena de o PSOL obstruir a votação. Em resposta, o Presidente em exercício, Senador Izalci Lucas, informou que o relatório preliminar foi feito de acordo com o ato conjunto da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, e que, além disso há a questão da PEC 23, que aguarda deliberação na Câmara dos Deputados e foi aprovada no Senado Federal com a condição de que houve um acordo para que não haja mais emendas secretas. Discutiram ainda os Deputados Domingos Sávio, Claudio Cajado, Sergio Souza, Wilson Santiago, José Guimarães (remotamente) e Daniel Almeida (remotamente). O Presidente em exercício encerrou a discussão e o prazo para entrega de destaques. Foram recebidos 8 (oito) destaques. Em deliberação nas representações da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, foram APROVADOS, ressalvados os destaques o Relatório Preliminar com Emendas e Complementação de Voto. O Presidente em exercício informou que havia requerimento para votação em globo dos destaques e abriu a discussão. Entretanto, os autores dos destaques, Deputados Hildo Rocha e Adriana Ventura e o Senador Alessandro Vieira solicitaram a votação em separado dos destaques. Apreciação dos destaques – Destaque 1 - Autor Senador Alessandro Vieira à emenda de nº 11. O autor do destaque fez sua justificativa. O Relator-Geral deu parecer pela rejeição do destaque. Em votação na representação da Câmara dos Deputados o destaque nº 1 foi REJEITADO, com votos contrários dos Deputados Glauber Braga (remotamente), Adriana Ventura e Hildo Rocha. Não foi à apreciação da representação do Senado Federal, conforme estabelecido no parágrafo primeiro do art. 43 do Regimento Comum do Congresso Nacional (RCCN). Destaque 2 – Autora Deputada Adriana Ventura à emenda de nº 33. A autora fez sua justificativa. O parecer do Relator-Geral ao destaque foi pela rejeição. Em votação na representação da Câmara dos Deputados o destaque foi REJEITADO, com votos contrários dos Deputados Adriana Ventura, Glauber Braga (remotamente) e Hildo Rocha. Não foi à apreciação da representação do Senado Federal, conforme estabelecido no parágrafo primeiro do art. 43 do RCCN. Destaque 3 – Autora Deputada Adriana Ventura à emenda de nº 30. A autora fez sua justificativa. O Relator-Geral deu parecer pela rejeição do destaque. Em deliberação na representação da Câmara dos Deputados, o destaque foi REJEITADO, com votos contrários dos Deputados Adriana Ventura, Glauber Braga (remotamente) e Hildo Rocha e, conforme o parágrafo primeiro do art. 43 do RCCN, não foi à apreciação na representação do Senado Federal. Destaque 4 – Autora Deputada Adriana Ventura à emenda de nº 35. A autora fez sua justificativa. O parecer do Relator-Geral ao destaque foi pela rejeição. Em votação na representação da Câmara dos Deputados o destaque foi REJEITADO, com votos contrários dos Deputados Adriana Ventura, Glauber Braga (remotamente) e Hildo Rocha. Conforme o parágrafo primeiro do art. 43 do RCCN, não foi apreciado pela representação do Senado Federal. Destaques 5 e 8 do Deputado Hildo Rocha, à emenda de nº 39. O destaque 8 foi PREJUDICADO por seu conteúdo ser igual ao do destaque 5. O autor fez sua justificativa. O parecer do Relator-Geral foi pela rejeição do destaque. Em deliberação da representação da Câmara dos Deputados o destaque foi REJEITADO, com votos contrários dos Deputados Adriana Ventura, Glauber Braga (remotamente), Hildo Rocha e Hercílio Coelho Diniz. O Deputado Hildo Rocha solicitou verificação nominal com o apoiamento dos Deputados Glauber Braga (remotamente) e Adriana Ventura, mas não alcançou o número estabelecido pelo art. 136 da Resolução nº 1/2006 – CN e, conforme o parágrafo primeiro do art. 43 do RCCN, o destaque não foi apreciado pela representação do Senado Federal. Destaque 6 -  Autor Deputado Glauber Braga, Supressivo do item 12 da parte especial do Parecer Preliminar. O autor (remotamente) fez sua justificativa. O parecer do Relator-Geral ao destaque foi pela rejeição. Em votação na representação da Câmara dos Deputados, o destaque foi REJEITADO, com votos contrários dos Deputados Adriana Ventura, Glauber Braga (remotamente) e Hildo Rocha.  Não foi apreciado pela representação do Senado Federal, conforme o parágrafo primeiro do art. 43 do RCCN. Destaque 7 – Autor Deputado Hildo Rocha, Supressivo da parte geral do Parecer Preliminar, Suplementação de despesas que tenham parcelas condicionadas na LOA por não atender à regra de ouro. O autor fez a justificativa de seu destaque. O Relator-Geral proferiu parecer pela rejeição do destaque. Em votação, o destaque foi REJEITADO, com votos contrários dos Deputados Hildo Rocha, Adriana Ventura, Glauber Braga (remotamente) e Carlos Zarattini. O Deputado Carlos Zarattini solicitou verificação nominal pelo Partido dos Trabalhadores (PT) mas não alcançou o número estabelecido pelo art. 136 da Resolução nº 1/2006 – CN e, conforme o parágrafo primeiro do art. 43 do RCCN, o destaque não foi apreciado pela representação do Senado Federal. Às dezessete horas e quarenta e dois minutos, o Presidente em exercício, Senador Izalci Lucas, suspendeu a reunião, convocando sua continuação para o dia seguinte, sete de dezembro, terça-feira, às nove horas e trinta minutos. Às nove horas e cinquenta e oito minutos, do dia sete de dezembro de dois mil e vinte um, havendo número regimental conforme estabelecido no art. 134 da Resolução nº 1, de 2006, do Congresso Nacional, a reunião foi reaberta pela Presidente, Senadora Rose de Freitas, que declarou haver número regimental para deliberação, conforme estabelecido no art. 14 do Regimento Comum do Congresso Nacional. EXPEDIENTE: A Presidente declarou como lidos os expedientes recebidos pela Comissão do dia seis de dezembro até a presente data e às nove horas e cinquenta e nove minutos, declarou a suspensão da reunião. Às onze horas e cinquenta e dois minutos do dia sete de dezembro de dois mil e vinte e um, havendo o quórum regimental estabelecido no art. 134 da Resolução nº 1, de 2006, do Congresso Nacional, a reunião foi reaberta pela Presidente, que declarou haver número regimental para deliberação, conforme estabelecido no art. 14 do Regimento Comum do Congresso Nacional. ORDEM DO DIA: A Presidente informou que havia sobre a mesa requerimento de quebra de interstício e inclusão na pauta, dos Projetos de Lei do Congresso Nacional de números 21, 22, 25, 27, 28, 29, 30, 32, 37, 38, 39, 40, 41, 42, 43 e 44/2021, de 2 (dois) dias úteis contados da publicação, conforme previsto no art. 128 da Resolução nº 1/2006-CN. Em votação, a quebra de interstício e a inclusão na pauta foram aprovadas. Em seguida, A Presidente informou que havia sobre a Mesa, nos termos do art. 151 do Regimento Comum, combinado com o do item 5 da alínea d do inciso III do art. 235, do Regimento Interno do Senado Federal, requerimento para votação em globo dos Projetos de Lei do Congresso Nacional de números 25, 27, 28, 30, 37, 41, 42 e 43/2021, que não receberam emendas. Em deliberação, a votação em globo foi aprovada. Extrapauta: Apreciação em globo dos Relatórios apresentados ao PLN 25/2021-CN, Relator Senador Luiz do Carmo. Voto: pela aprovação do Projeto de Lei na forma do Substitutivo apresentado, em virtude do acolhimento por esta Relatoria, na forma de emenda de Relator apresentada, de solicitação do Tribunal Regional Federal da 1ª Região. Não foram apresentadas emendas. PLN 27/2021-CN, Relator Deputado Charlles Evangelista. Voto: pela aprovação do Projeto de Lei na forma proposta pelo Poder Executivo. Ao projeto, não foram apresentadas emendas. PLN 28/2021-CN, Relator Senador Izalci Lucas. Voto: pela aprovação do PLN nº 28, de 2021, na forma proposta pelo Poder Executivo. PLN 30/2021-CN, Relator Deputado Domingos Sávio. Voto: pela aprovação do Projeto de Lei na forma proposta pelo Poder Executivo. Ao projeto, não foram apresentadas emendas. PLN 32/2021-CN, Relator Deputado Charlles Evangelista. Voto: pela aprovação do Projeto de Lei na forma proposta pelo Poder Executivo. Ao projeto, não foram apresentadas emendas. PLN 37/2021-CN, Relator Senador Carlos Fávaro. Voto: pela aprovação do PLN nº 37, de 2021, na forma proposta pelo Poder Executivo. Ao projeto não foram apresentadas emendas. PLN 41/2021-CN, Relatora Deputada Dra. Soraya Manato. Voto: pela aprovação do Projeto de Lei na forma proposta pelo Poder Executivo. Ao Projeto não foram apresentadas emendas. PLN 42/2021-CN, Relator Senador Vanderlan Cardoso. Voto: pela aprovação do Projeto de Lei na forma proposta pelo Poder Executivo. Ao projeto, não foram apresentadas emendas; e PLN 43/2021-CN, Relator Deputado José Guimarães. Voto: pela aprovação do Projeto de Lei na forma proposta pelo Poder Executivo. Ao projeto, não foram apresentadas emendas. A discussão foi aberta. Discutiu as matérias o Deputado Carlos Zarattini. Encerrada a discussão, passou-se à deliberação. Em votação nas representações das Câmara dos Deputados e do Senado Federal os Relatórios apresentados aos Projetos de Lei do Congresso Nacional de números 25, 27, 28, 30, 37, 41, 42 e 43/2021 foram APROVADOS em globo. Extrapauta: Apreciação do Relatório apresentado ao PLN 21/2021-CN, Relator Deputado Daniel Almeida. Voto: pela aprovação do Projeto de Lei na forma proposta pelo Poder Executivo. Quanto à emenda apresentada, o Relator ofereceu voto pela INADMISSIBILIDADE. O Relatório foi lido pelo Relator ad hoc, Senador Carlos Fávaro, em razão da ausência do Relator. Em conformidade com o disposto no parágrafo 2° do Art.146, da Resolução n°1, de 2006, do Congresso Nacional, a Presidente declarou inadmitida a emenda de nº 1, indicada pelo Relator no seu voto. A discussão foi iniciada. Discutiram a matéria os Deputados Daniel Almeida (remotamente), Claudio Cajado, Bosco Costa e Wilson Santiago. A discussão foi encerrada. Em votação nas representações das Câmara dos Deputados e do Senado Federal o Relatório foi APROVADO. Extrapauta: Apreciação do Relatório apresentado ao PLN 22/2021-CN, Relator Deputado Sanderson, Voto: pela aprovação do Projeto de Lei na forma proposta pelo Poder Executivo. Quanto às 10 (dez) emendas apresentadas, o Relator ofereceu voto pela INADMISSIBILIDADE. O Deputado Hildo Rocha usou da palavra e, em seguida, o Relator leu seu Relatório. Em conformidade com o disposto no parágrafo 2° do Art.146, da Resolução n°1, de 2006, do Congresso Nacional, a Presidente declarou inadmitidas as emendas de números 1 a 10, indicadas pelo Relator no seu voto. A discussão foi iniciada. Discutiram a matéria os Deputados Deputados Domingos Sávio, Wilson Santiago, Bosco Costa e Claudio Cajado. A Presidente transferiu os trabalhos ao Primeiro Vice-Presidente, Deputado Carlos Zarattini. O Relator, Deputado Sanderson, mediante acordo em Plenário, alterou seu voto, rejeitando as emendas de números 1, 2, 5, 6, 7, 8 e 10 e aprovando as emendas de números 3, 4 e 9. A discussão foi encerrada. Em votação, o Relatório foi APROVADO nas representações das duas Casas do Congresso Nacional. Extrapauta: Apreciação do Relatório apresentado ao PLN 39/2021-CN, Relator Deputado João Carlos Bacelar, Voto: pela aprovação do Projeto de Lei na forma do Substitutivo apresentado. Quanto às 17 (dezessete) emendas apresentadas, o Relator ofereceu voto pela APROVAÇÃO da de número 17; pela INADMISSIBILIDADE das de números 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9, e REJEIÇÃO das demais. O Relatório foi lido pelo Relator ad hoc, Deputado Arnaldo Jardim, em razão da ausência do Relator. Também foi lida a Complementação de Voto, com a rejeição da emenda de número 17. Em conformidade com o disposto no parágrafo segundo do art.146, da Resolução n°1, de 2006, do Congresso Nacional, o Presidente em exercício declarou inadmitidas as emendas de números 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9 indicadas pelo Relator no seu voto. A discussão foi iniciada e, em razão da ausência de oradores inscritos, foi encerrada. Em deliberação nas representações da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, o Relatório e a Complementação de Voto foram APROVADOS, com voto contrário da Deputada Adriana Ventura. Extrapauta: Apreciação do Relatório apresentado ao PLN 38/2021-CN, Relator Senador Carlos Fávaro. Voto: pela aprovação do PLN nº 38, de 2021, na forma proposta pelo Poder Executivo. Quanto às 5 (cinco) emendas apresentadas, o Relator ofereceu voto pela REJEIÇÃO. O Presidente em exercício iniciou a discussão. Não havendo quem quisesse debater, a discussão foi encerrada. Em deliberação, o Relatório foi APROVADO nas representações das duas Casas do Congresso Nacional. A seguir, às treze horas e seis minutos, o Presidente em exercício suspendeu a reunião. Às dezesseis horas e vinte e um minutos do dia sete de dezembro de dois mil e vinte e um, havendo o quórum regimental estabelecido no art. 134 da Resolução nº 1, de 2006, do Congresso Nacional, a reunião foi reaberta pela Presidente, Senadora Rose de Freitas, que declarou haver número regimental para deliberação, conforme estabelecido no art. 14 do Regimento Comum do Congresso Nacional. Passou a palavra à Senadora Soraya Thronicke (remotamente) e em seguida, à ORDEM DO DIA: Extrapauta: Apreciação do Relatório apresentado ao PLN 40/2021-CN, Relator Senador Roberto Rocha. Voto: pela aprovação do Projeto, na forma do Substitutivo apresentado, Quanto às 23 (vinte e três) emendas o relator ofereceu voto pela APROVAÇÃO das de nºs 14 e 21; APROVAÇÃO PARCIAL as de nºs 12,13,16,17,18,19 e 20; INADMISSIBILIDADE das de nºs 2, 4, 5, 6 e 7, e REJEIÇÃO das de nºs 1, 3 ,8, 9 10, 11,15. 22 e 23. O Relatório foi lido pelo Relator, Senador Roberto Rocha, que informou o recebimento do Ofício SEI nº 548/2021 ME, do Ministério da Economia, contendo a Proposta Modificativa ao PLN 40/2021-CN, pela a rejeição das emendas de números 3, 8, 9 10, 11, 15, 22 e 23, pela aprovação parcial das emendas de números 12, 13, 16, 17, 18, 19, 20 e pela aprovação das emendas de números 1, 2, 4, 5, 6, 7,14 e 21. O Relator incluiu o conteúdo da Mensagem Modificativa em seu Relatório. Iniciada a discussão, somente o Deputado Claudio Cajado discutiu a matéria. A discussão foi encerrada e, em deliberação, o Relatório foi APROVADO, nas representações da Câmara dos Deputados e do Senado Federal. Usaram da palavra os Deputados João Carlos Bacelar, Claudio Cajado e os Deputados Hildo Rocha e Bosco Costa, que justificaram a retirada dos destaques que haviam apresentado ao Relatório inicial do PLN 40/2021-CN. Extrapauta: Apreciação do Relatório apresentado ao PLN 44/2021-CN, Relator Deputado Hercílio Coelho Diniz. Voto: pela aprovação do Projeto na forma proposta pelo Poder Executivo. Quanto às 12 (doze) emendas apresentadas, o Relator ofereceu voto pela REJEIÇÃO. O Relator leu seu Relatório e Presidente iniciou a discussão e abriu o prazo para apresentação dos destaques, conforme estabelece o inciso I do art. 60 do Regulamento Interno da CMO. Discutiu a matéria o Deputado Bosco Costa. A Presidente encerrou a discussão e o prazo para entrega de destaques. Foram recebidos 2 (dois) destaques. Em votação, o Relatório foi APROVADO, ressalvados os destaques, nas duas Casas do Congresso Nacional. Apreciação dos destaques – Destaque 1 - Autor Deputado Wilson Santiago à emenda de número 3. O autor do destaque fez sua justificativa. O Relator deu parecer pela rejeição do destaque. Em votação na representação da Câmara dos Deputados o destaque 1 foi REJEITADO, com votos contrários dos Deputados Wilson Santiago e Hildo Rocha. Não foi à apreciação da representação do Senado Federal, conforme estabelecido no parágrafo primeiro do art. 43 do Regimento Comum do Congresso Nacional (RCCN). Destaque 2 – Autor Deputado Wilson Santiago à emenda de número 2. O autor do destaque fez sua justificativa. Usaram da palavra os Deputados Domingos Sávio, Adriana Ventura e Bosco Costa, contra o destaque e Hildo Rocha, a favor. O Relator deu parecer pela aprovação do destaque. Em votação na representação da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, o destaque 2 foi APROVADO, com voto contrário da Deputada Adriana Ventura. Às dezessete horas e dezessete minutos, a Presidente suspendeu a reunião para aguardar o Deputado Danilo Forte, Relator do PLN 29/2021-CN, incluído na pauta. Às dezessete horas e trinta e um minutos, do dia sete de dezembro do ano de dois mil e vinte e um, a Presidente reabriu a reunião e convocou reunião do Colegiado de Lideranças Partidárias com assento na CMO, para tratar dos Relatórios Setoriais ao PLN 19/2021-CN (PLOA 2022) e a continuação desta reunião deliberativa para ocorrerem amanhã, dia oito de dezembro às dez horas e quatorze horas, respectivamente. Às dezessete horas e trinta e três minutos, a reunião foi suspensa. Às dezesseis horas e cinquenta e cinco minutos, do dia oito de dezembro do ano de dois mil e vinte um, havendo número regimental conforme estabelecido no art. 134 da Resolução nº 1, de 2006, do Congresso Nacional e quórum para deliberação, conforme o art. 14 do Regimento Comum do Congresso Nacional, A Presidente, Senadora Rose de Freitas, reabriu a reunião. EXPEDIENTE: A Presidente declarou como lidos os expedientes recebidos pela Comissão até a presente data e informou que havia sobre a Mesa requerimento de quebra de interstício e inclusão na pauta, dos Relatórios Setoriais das áreas temáticas da LOA 2022, de 2 (dois) dias úteis contados da publicação, conforme previsto no art. 128 da Resolução 1/2006-CN. Em deliberação, a quebra de interstício e inclusão na pauta foram APROVADAS. Em seguida, passou a Presidência ao Segundo Vice–Presidente, Senador Izalci Lucas. ORDEM DO DIA: Extrapauta: Apreciação do Relatório apresentado ao PLN 29/2021-CN, Relator Deputado Danilo Forte. Voto: favorável ao Projeto nos termos do Substitutivo apresentado. O Relator procedeu à leitura do Relatório. Aberta a discussão, discutiram a matéria os Deputados Domingos Sávio, Dra. Soraya Manato e Bosco Costa. O Presidente em exercício encerrou a discussão e concordou com o adiamento da votação do Relatório para o dia seguinte (dia 09/12/21). A seguir, colocou à apreciação do Plenário uma autorização para que os autores de emenda individual e de bancada, que não apresentaram o valor total destinado ás emendas impositivas possam acrescentar esses valores nas emendas já apresentadas ao PLOA 2022, Bem como, autorizar as bancadas estaduais a acrescerem às emendas apresentadas, independentemente do RP e do valor original da emenda, o valor estabelecido pelo parecer Preliminar como RP2, relativo aos vinte e cinco por cento do saldo da Reserva de Recursos. Em votação, a autorização foi APROVADA nas representações das duas Casas do Congresso Nacional. Às dezessete horas e dezessete minutos, o Presidente em exercício suspendeu a reunião. Às nove horas e trinta e um minutos, de nove de dezembro de dois mil e vinte e um, havendo número regimental conforme estabelecido no art. 134 da Resolução nº 1, de 2006, do Congresso Nacional, a reunião foi reaberta pela Presidente, Senadora Rose de Freitas, que declarou haver número regimental para deliberação, conforme estabelecido no art. 14 do Regimento Comum do Congresso Nacional. EXPEDIENTE: A Presidente declarou como lidos os expedientes recebidos pela Comissão até a presente data e passou a palavra ao Deputado Beto faro. A seguir, informou que os requerimentos de procedimento deveriam ser enviados para o endereço de correio eletrônico cmo@camara.leg.br ou pessoalmente na secretaria da Comissão. ORDEM DO DIA: Extrapauta: Relatório Setorial da Área Temática XII – Meio Ambiente. Relator Setorial: Deputado Beto Faro. O Relator leu o Relatório e a discussão foi iniciada. Não havendo quem quisesse discutir, a discussão foi encerrada e, em deliberação, o Relatório Setorial foi APROVADO, nas representações da Câmara dos Deputados e do Senado Federal. Extrapauta: Relatório Setorial da Área Temática XV – Poderes. Relator Setorial: Deputado Dagoberto Nogueira. O Relator leu o Relatório e a discussão foi iniciada. Discutiram a matéria o Relator-Geral, Deputado Hugo Leal e os Deputados Claudio Cajado, Glauber Braga (remotamente), Bosco Costa, José Guimarães e o Senador Esperidião Amin. O Relator, Deputado Dagoberto Nogueira, sugeriu à Presidente que a reunião fosse suspensa para haver uma conversa que possibilitasse um acordo entre os parlamentares. A Presidente acatou a sugestão do Relator e suspendeu a discussão. Passou, então ao próximo item, Extrapauta: Relatório Setorial da Área Temática IX – Justiça e Segurança Pública. Relator Setorial: Deputado Gilberto Abramo. O Relator leu o Relatório e a discussão e o prazo de apresentação de destaques foram iniciados, conforme estabelece o inciso I do art. 60 do Regulamento Interno da CMO. Não houve inscritos para o debate e a discussão e o prazo de apresentação de destaques foram encerrados. Foram apresentados 2 (dois) destaques. Em votação, o Relatório setorial foi APROVADO, ressalvados os destaques, nas representações das duas Casas do Congresso Nacional. Apreciação dos destaques – Destaque 1 - Autor Senador Omar Aziz à emenda de número 71040015. Destaque 2 - Autor Bancada do Amazonas à emenda de número 71040015. O Relator-Geral deu parecer pela rejeição dos destaques. Em votação na representação da Câmara dos Deputados os destaques foram REJEITADOS e não foram à apreciação da representação do Senado Federal, conforme estabelecido no parágrafo primeiro do art. 43 do Regimento Comum do Congresso Nacional. A Presidente submeteu ao Plenário um requerimento de quebra de interstício e inclusão na pauta, dos Relatórios dos Comitês Permanentes, CAE (Comitê de Admissibilidade de Emendas), CFIS (Comitê de Avaliação, Fiscalização e Controle de Execução Orçamentária) e COI (Comitê de Avaliação das Informações sobre Obras e Serviços com indícios de Irregularidades Graves), de 2 (dois) dias úteis contados da publicação, conforme previsto no art. 128 da Resolução nº 1/2006-CN. Em votação, a inclusão da pauta e quebra de interstício dos Relatórios foi APROVADA nas representações das duas Casas do Congresso Nacional. Às dez horas e vinte e quatro minutos, a Presidente suspendeu a reunião. Às quinze horas e sete minutos, do dia nove de dezembro de dois mil e vinte e um, havendo número regimental conforme estabelecido no art. 134 da Resolução nº 1, de 2006, do Congresso Nacional, a reunião foi reiniciada pela Presidente, Senadora Rose de Freitas, que declarou haver número regimental para deliberação, conforme estabelecido no art. 14 do Regimento Comum do Congresso Nacional. ORDEM DO DIA: Extrapauta: Relatório Setorial da Área Temática XIV –Minas e Energia. Relator Setorial: Senador Jean Paul Prates. O Relator leu o Relatório e a discussão foi iniciada. Não havendo quem quisesse discutir, a discussão foi encerrada e, em deliberação, o Relatório Setorial foi APROVADO, nas representações da Câmara dos Deputados e do Senado Federal. Extrapauta: Relatório Setorial da Área Temática XI – Ciência & Tecnologia e Comunicações. Relator Setorial: Deputado Domingos Sávio. O Relator leu o Relatório e Complementação de Voto e a discussão foi iniciada. O Deputado Claudio Cajado discutiu a matéria e em seguida a discussão foi encerrada. Em deliberação, o Relatório Setorial e a Complementação de Voto foram APROVADOS, nas representações da Câmara dos Deputados e do Senado Federal. Extrapauta: Relatório Setorial da Área Temática XVI – Mulheres, Família e Direitos Humanos. Relator Setorial: Deputado Gonzaga Patriota. O Relator leu (remotamente) o Relatório. A discussão foi iniciada e somente o Deputado Domingos Sávio discutiu a matéria. Em seguida, a discussão foi encerrada. Em deliberação, o Relatório Setorial foi APROVADO, nas representações da Câmara dos Deputados e do Senado Federal. Usaram da palavra o Deputado Glauber Rocha (remotamente) e o Senador Wellington Fagundes. A Presidente informou  sobre as decisões do Relator-Geral e dos demais membros da Comissão, tomadas na reunião do Colegiado de Lideranças Partidárias com assento na CMO, na manhã desta quinta-feira (nove de dezembro), em que o Relatório-Geral do Projeto da Lei Orçamentária (PLOA) de 2022, que está com previsão de ser votado na Comissão no próximo dia dezessete de dezembro, deverá propor um corte linear de 6% (seis por cento) nas despesas não obrigatórias do Poder Legislativo (Senado e Câmara dos Deputados) e do Poder Judiciário. Os Deputados Claudio Cajado, Weliton Prado e o Relator-Geral, Deputado Hugo Leal, expuseram suas considerações e, às dezesseis horas e vinte e cinco minutos, a Presidente suspendeu a reunião. Às dez horas e vinte e dois minutos, do dia treze de dezembro de dois mil e vinte e um, havendo número regimental conforme estabelecido no art. 134 da Resolução nº 1, de 2006, do Congresso Nacional, a reunião foi reiniciada pelo Segundo Vice-Presidente, Senador Izalci Lucas, que declarou haver número regimental para deliberação, conforme estabelecido no art. 14 do Regimento Comum do Congresso Nacional. ORDEM DO DIA: Extrapauta: Relatório do Comitê de Admissibilidade de Emendas – CAE, que trata sobre o “Exame de admissibilidade das emendas Coletivas apresentadas ao Projeto de Lei nº 19/2021-CN, que “Estima a receita e fixa a despesa da União para o exercício financeiro de 2022” -  PLOA/2022. Autor: Comitê de Admissibilidade de Emendas - CAE. Coordenador do CAE: Deputado Arnaldo Jardim. Voto: propõe que sejam consideradas inadmitidas as emendas de nºs: 50170003 e 50170004 da Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados; 50310001, 50310002 e 50310003 da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados; e 60050001 e 60050002 da Comissão Assuntos Econômicos do Senado Federal, e as demais emendas coletivas devem ser consideradas admitidas, observados os ajustes propostos pelo CAE e solicitados pelos autores no sistema Sisel. O Relator, Deputado Arnaldo Jardim (remotamente) fez a leitura de seu Relatório. A discussão foi iniciada. Não havendo quem quisesse discutir, encerrou-se a discussão e passou-se à votação. Em deliberação, o Relatório foi APROVADO nas representações das duas Casas do Congresso Nacional. O Presidente em exercício informou o recebimento do Ofício nº 467/2021, da Senadora Soraya Thronicke, segundo o qual declina de sua indicação para a Relatoria Setorial da Área Temática XIII – Presidência e Relações Exteriores do PLOA 2022, formulada por meio do Of. Pres. nº 175/2021/CMO. Informou ainda que, segundo o parágrafo único do art. 64 da Resolução nº 1/2006-CN, “O Relator Setorial que, no prazo regimental não apresentar seu Relatório, será destituído e a programação orçamentária da respectiva Área Temática e as emendas a ela apresentadas serão apreciadas exclusivamente pelo Relator-Geral”. Em seguida, passou ao próximo item Extrapauta: Relatório Setorial da Área Temática II – Saúde. Relator Setorial: Deputado Sanderson. O Relator leu o Relatório O Presidente em exercício iniciou a discussão e abriu o prazo para apresentação dos destaques, conforme estabelece o inciso I do art. 60 do Regulamento Interno da CMO. Discutiram a matéria os Senadores Esperidião Amin (remotamente), Simone Tebet (remotamente) e Wellington Fagundes e os Deputados Hildo Rocha, Claudio Cajado, Glauber Braga (remotamente). Não houve destaques e, encerada a discussão, passou-se à deliberação, na qual o Relatório Setorial foi APROVADO, nas representações da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, com voto contrário do Deputado Glauber Braga (remotamente). Extrapauta: Relatório Setorial da Área Temática X – Economia, Trabalho e Previdência. Relator Setorial: Senador Ângelo Coronel. O Relator, Senador Ângelo Coronel (remotamente), leu o Relatório e a Complementação de Voto. O Presidente em exercício iniciou a discussão e abriu o prazo para apresentação dos destaques, conforme estabelece o inciso I do art. 60 do Regulamento Interno da CMO. Discutiram a matéria os Deputados Adriana Ventura e Glauber Braga (remotamente). O Presidente em exercício encerrou a discussão e o prazo para entrega de destaques. Foi recebido 1 (um) destaque. Em deliberação, o Relatório e a Complementação de Voto foram APROVADOS, ressalvado o destaque, nas representações da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, com voto contrário do Deputado Glauber Braga (remotamente). Apreciação dos destaques – Destaque 1 - Autora Deputada Adriana Ventura, ao Substitutivo. O Relator deu parecer pela rejeição do destaque. Em votação na representação da Câmara dos Deputados o destaque foi REJEITADO, com votos contrários dos Deputados Adriana Ventura e Glauber Braga (remotamente) e não foi à apreciação da representação do Senado Federal, conforme estabelecido no parágrafo primeiro do art. 43 do Regimento Comum do Congresso Nacional. Extrapauta: Relatório Setorial da Área Temática III – Desenvolvimento Regional. Relatora Setorial: Senadora Simone Tebet. A Relatora fez a leitura do Relatório e da Complementação de Voto (remotamente). A Presidente, Senadora Rose de Freitas, retomou os trabalhos, iniciou a discussão e abriu o prazo para apresentação dos destaques, conforme estabelece o inciso I do art. 60 do Regulamento Interno da CMO. Discutiram a matéria os Deputados Hildo Rocha, Glauber Braga (remotamente) e Wilson Santiago. A Presidente encerrou a discussão e o prazo para entrega de destaques. Não houve destaques. Em votação, o Relatório e a Complementação de Voto foram APROVADOS, na representação da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, com voto contrário do Deputado Glauber Braga (remotamente). Extrapauta: Relatório Setorial da Área Temática I – Infraestrutura. Relator Setorial: Deputado André Fufuca. O Relator leu seu Relatório e a Presidente iniciou a discussão e abriu o prazo para apresentação dos destaques, conforme estabelece o inciso I do art. 60 do Regulamento Interno da CMO. A matéria foi discutida pelo Senador Esperidião Amin (remotamente), e pelos Deputados Weliton Prado, Hildo Rocha, Wilson Santiago e Claudio Cajado. A Presidente encerrou a discussão e o prazo para entrega de destaques. Foram recebidos 9 (nove) destaques. Em deliberação, o Relatório foi APROVADO, ressalvadas as obras com indícios de irregularidades graves. Nos termos do art. 70, inciso II da Resolução nº 1/2006-CN, a Presidente anunciou a votação das obras com indícios de irregularidades graves, ressalvados os destaques. Em deliberação, as obras foram APROVADAS, ressalvados os destaques nas representações de ambas as Casas do Congresso Nacional. A Presidente registrou a ausência da autorização do Coordenador da Bancada do Espírito Santo para que o Deputado Evair Vieira de Melo pudesse apresentar destaques. Apreciação dos destaques – Destaques 1 e 9- Autor Bancada da Paraíba, às emendas nºs 71160009 e 71160005, respectivamente. Destaques 2 a 8- Autor Bancada de Santa Catarina, apresentados pelo Senador Esperidião Amin, às emendas nºs 60010002, 60010003, 71260001, 71260002, 71260008, 71260010 e 71260011, respectivamente. A Presidente solicitou autorização do Plenário para proceder à votação em globo dos destaques 1, 5 e 9, por tipo de voto do Relator pela aprovação parcial segundo o parágrafo segundo do art. 139 da Resolução nº 1/2006, do Congresso Nacional. Em votação, a autorização para votação em globo foi APROVADA nas representações das duas Casas do Congresso Nacional. Em deliberação, foram APROVADOS PARCIALMENTE os destaques nºs 1, 5 e 9, nas representações da Câmara dos Deputados e do Senado Federal. A Presidente solicitou autorização do Plenário para proceder à votação em globo dos destaques 2, 3, 4, 6, 7 e 8 por tipo de voto do Relator pela rejeição segundo o parágrafo segundo do art. 139 da Resolução nº 1/2006, do Congresso Nacional. Em votação, a autorização para votação em globo foi APROVADA nas representações das duas Casas do Congresso Nacional. Em deliberação, foram REJEITADOS os destaques nºs 2, 3, 4, 6, 7 e 8, na representação da Câmara dos Deputados. Não foram apreciados na representação do Senado Federal, conforme o estabelecido no parágrafo primeiro do art. 43 do Regimento Comum do Congresso Nacional. Às treze horas e vinte e dois minutos, a reunião foi suspensa. Às quinze horas e dezessete minutos, do dia treze de dezembro de dois mil e vinte e um, havendo número regimental conforme estabelecido no art. 134 da Resolução nº 1, de 2006, do Congresso Nacional, a reunião foi reiniciada pela Presidente, Senadora Rose de Freitas, que declarou haver número regimental para deliberação, conforme estabelecido no art. 14 do Regimento Comum do Congresso Nacional. ORDEM DO DIA: Extrapauta: Relatório Setorial da Área Temática V – Cidadania e Esportes. Relator Setorial: Deputado Júnior Ferrari. O Relatório foi lido pelo Relator, Deputado Júnior Ferrari (remotamente) e foi iniciada a discussão e aberto o prazo para apresentação dos destaques, conforme estabelece o inciso I do art. 60 do Regulamento Interno da CMO. Discutiu a matéria o Deputado Claudio Cajado. A Presidente encerrou a discussão e o prazo para entrega de destaques. Foi recebido 1 (um) destaque. Em deliberação, o Relatório foi APROVADO, ressalvado o destaque, nas representações da Câmara dos Deputados e do Senado Federal. Apreciação do destaque – Destaque 1- Autor Bancada de Tocantins, à emenda nº 71280006. O parecer do Relator-Geral foi pela rejeição do destaque. Em deliberação, o destaque foi REJEITADO na representação da Câmara dos Deputados e não foi apreciado na representação do Senado Federal, conforme o estabelecido no parágrafo 1º do art. 43 do Regimento Comum do Congresso Nacional. Extrapauta: Relatório Setorial da Área Temática VI – Agricultura. Relator Setorial: Deputado Sergio Souza. O Relator procedeu à leitura de seu Relatório (remotamente). A Presidente iniciou a Discussão e abriu o prazo para apresentação dos destaques, conforme estabelece o inciso I do art. 60 do Regulamento Interno da CMO. Discutiu a matéria o Deputado Claudio Cajado. A Presidente encerrou a discussão e o prazo para entrega de destaques. Foram recebidos 3 (três) destaques. Em deliberação, o Relatório foi APROVADO, ressalvados os destaques, nas representações das duas Casas do Congresso Nacional. Apreciação dos destaques – Destaque 1 - Autor Bancada do Tocantins, à emenda nº 71280008. O parecer do Relator-Geral foi pela rejeição do destaque. Em deliberação, o destaque foi REJEITADO e não foi apreciado na representação do Senado Federal, conforme o estabelecido no parágrafo 1º do art. 43 do Regimento Comum do Congresso Nacional. Extrapauta: Relatório Setorial da Área Temática VX – Poderes. Relator Setorial: Deputado Dagoberto Nogueira. O Relatório foi lido pelo Relator no dia nove de dezembro e sua discussão foi interrompida para estabelecimento de acordo. O Relator, então, apresentou uma Complementação de Voto e foi reaberta a discussão, na qual usaram da palavra os Deputados Hugo Leal, Claudio Cajado, Domingos Sávio, Pompeo de Mattos e Hildo Rocha. A Presidente encerrou a discussão e o prazo para entrega de destaques. Não houve destaques. Em deliberação, foram APROVADOS o Relatório e a Complementação de Voto, nas representações da Câmara dos Deputados e do Senado Federal. Extrapauta: Relatório Setorial da Área Temática VII – Turismo e Cultura. Relator Setorial: Senador Weverton. Em virtude da ausência do Relator, leu o Relatório o Deputado Dagoberto Nogueira, nomeado Relator ad hoc. A Presidente iniciou a Discussão e abriu o prazo para apresentação dos destaques, conforme estabelece o inciso I do art. 60 do Regulamento Interno da CMO. Não havendo oradores inscritos, a discussão e o prazo de entrega de destaques foram encerrados. Não houve destaques. Em deliberação, o Relatório foi APROVADO nas representações da Câmara dos Deputados e do Senado Federal. Relatório Setorial da Área Temática VIII – Defesa. Relator Setorial: Deputado Bosco Costa. O Relatório foi lido pelo Relator. A Presidente iniciou a Discussão e abriu o prazo para apresentação dos destaques, conforme estabelece o inciso I do art. 60 do Regulamento Interno da CMO. Não havendo oradores inscritos, a discussão e o prazo de entrega de destaques foram encerrados. Não houve destaques. Em deliberação, o Relatório foi APROVADO nas representações da Câmara dos Deputados e do Senado Federal. Fizeram uso da palavra os Deputados Claudio Cajado, Hildo Rocha, Wellington Roberto e Wilson Santiago e a seguir, a Presidente suspendeu a reunião. Às dezoito horas e dois minutos, do dia treze de dezembro de dois mil e vinte e um, havendo número regimental conforme estabelecido no art. 134 da Resolução nº 1, de 2006, do Congresso Nacional, a reunião foi reiniciada pela Presidente, Senadora Rose de Freitas, que declarou haver número regimental para deliberação, conforme estabelecido no art. 14 do Regimento Comum do Congresso Nacional. ORDEM DO DIA: Relatório Setorial da Área Temática IV – Educação. Relator Setorial: Senador Wellington Fagundes. O Relator leu o Relatório e uma Complementação de Voto. A Presidente iniciou a Discussão e abriu o prazo para apresentação dos destaques, conforme estabelece o inciso I do art. 60 do Regulamento Interno da CMO. Discutiu a matéria o Deputado Wilson Santiago, que solicitou a retirada dos destaques de nºs 2 a 8 da Bancada da Paraíba. Discutiram, ainda, o Senador Izalci Lucas e os Deputados Glauber Braga (remotamente), Weliton Prado, Bosco Costa, Domingos Sávio e Hildo Rocha. A Presidente encerrou a discussão e o prazo para entrega de destaques. Foram recebidos 10 (dez) destaques. Em deliberação, foram APROVADOS o Relatório e a Complementação de Voto, na representação da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, com voto contrário do Deputado Glauber Braga (remotamente). Fizeram suas considerações os Senadores Wellington Fagundes e Izalci Lucas. Em prosseguimento, a Presidente Informou aos parlamentares que está publicada na página da CMO a listagem com as indicações para execução de emendas de RP9, bem como os ofícios com as solicitações, conforme previsão da Resolução 02/2021-CN que altera a Resolução 01/2006-CN. As indicações foram enviadas à CMO pelo Relator-geral da LOA 2021, Senador Márcio Bittar. Informou, também, que as mesmas indicações publicadas na página da Comissão são encaminhadas aos Ministérios correspondentes para que sejam executadas. Em seguida, suspendeu a reunião. Às dezesseis horas e vinte e dois minutos, do dia quatorze de dezembro de dois mil e vinte e um, havendo número regimental conforme estabelecido no art. 134 da Resolução nº 1, de 2006, do Congresso Nacional, a reunião foi reiniciada pela Presidente, Senadora Rose de Freitas, que declarou haver número regimental para deliberação, conforme estabelecido no art. 14 do Regimento Comum do Congresso Nacional. ORDEM DO DIA: Extrapauta: Relatório do Comitê de Avaliação das Informações sobre Obras e Serviços com indícios de Irregularidades Graves – COI nº 3, que analisa os seguintes Avisos do Congresso Nacional, por meio dos quais o Tribunal de Contas da União encaminhou ao Congresso Nacional informações sobre obras e serviços com indícios de irregularidades graves: Aviso nº 10/2021-CN, que encaminha cópia do Acórdão nº 1049/2021, nos autos do TC-022.713/2020-4, em especial quanto à comunicação constante do subitem 9.2 da referida deliberação, que trata de Relatório de Auditoria realizada nas Concorrências Públicas 001, 002 e 005/2019/SML/PVH, tendo como objeto a contratação de empresas especializadas para execução de obras e serviços de engenharia para recapeamento asfáltico, drenagem, pavimentação asfáltica, meio fio e sarjeta em vias urbanas do município de Porto Velho/RO. Voto: ARQUIVAR o Aviso, sem deliberação de mérito pelo Comitê. Aviso nº 12/2021-CN, que encaminha cópia do Acórdão nº 1527-2021, nos autos do processo TC-013.960/2021-0, que trata Auditoria de Conformidade realizada para fiscalizar o contrato das obras do Trecho 5 do Canal Adutor do Sertão Alagoano. Voto: DESBLOQUEAR a execução física, orçamentária e financeira do Contrato 58/2010-CPL/AL e ARQUIVAR o Aviso. Aviso nº 14/2021-CN, referente ao Aviso 1631/2021-GP-TCU e Acórdão 2156/2021 - Auditoria de conformidade realizada para fiscalizar o contrato das obras do Trecho 5 do Canal Adutor do Sertão Alagoano. Voto: DESBLOQUEAR a execução física, orçamentária e financeira do Contrato 58/2010-CPL/AL e ARQUIVAR o Aviso. Aviso nº 16/2020-CN, referente ao Aviso nº 1744 - GP/TCU e Acórdão nº 2.450/2021 - Relatório de auditoria, constante do Fiscobras 2016, que teve como objeto as obras da Nova Subida da Serra de Petrópolis/RJ, pertencentes à rodovia BR-040/MG/RJ, trecho Juiz de Fora/MG - Rio de Janeiro/RJ. Voto: MANTER O BLOQUEIO da execução física, orçamentária e financeira do Termo Aditivo 12/2014 ao Contrato de Concessão PG 138/95-00 (subtítulo que já integra o Anexo VI da LOA/2021) e ARQUIVAR o Aviso. Autor: Comitê de Avaliação das Informações sobre Obras e Serviços com indícios de Irregularidades Graves - COI. Coordenador do COI: Deputado Paulo Azi. O Relator apresentou o Relatório. Discutiram a matéria os Deputados Claudio Cajado, José Guimarães, Hildo Rocha, Dagoberto Nogueira, Daniel Almeida, Danilo Forte, Wilson Santiago e Domingos Sávio. Em votação, o Relatório foi APROVADO, na representação da Câmara dos Deputados e do Senado Federal. Extrapauta: Relatório do Comitê de Avaliação das Informações sobre Obras e Serviços com indícios de Irregularidades Graves – COI nº 4, que “propõe alteração do Anexo VI - Subtítulos Relativos a Obras e Serviços com Indícios de Irregularidades Graves, integrante do Projeto de Lei nº 19/2021-CN” (PLOA 2022). Autor: Comitê de Avaliação das Informações sobre Obras e Serviços com indícios de Irregularidades Graves - COI. Coordenador do COI: Deputado Paulo Azi. Voto: pela aprovação deste relatório, com proposta de atualização do Anexo VI do PLN 19/2021 do Congresso Nacional (Projeto de Lei Orçamentária Anual para 2022), nos termos do Anexo 2 a este Relatório, e o submetemos à apreciação do Plenário desta Comissão, na forma prevista no art. 24 da Resolução 1/2006 do Congresso Nacional, com as seguintes propostas de providências adicionais à Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização do Congresso Nacional: I) reiterar a solicitação ao Tribunal de Contas da União, já exposta em 2019 e 2020, para que não aplique a classificação de indício de irregularidade grave com recomendação de retenção parcial de valores - IGR em situações nas quais estejam ausentes as condições demarcadas no art. 137, § 1 º, inc. V, Lei nº 14.194, de 20 de agosto de 2021 (LDO/2022) para esse enquadramento, a saber, a autorização do contratado para retenção de valores a serem pagos, ou a apresentação de garantias suficientes para prevenir o possível dano ao erário, condições estas que estão ausentes nas sucessivas deliberações no âmbito do processo TC 025.760/2016-5; II) manifestar ao Tribunal de Contas da União que: a) a consolidação de informações e recomendações sobre políticas e desafios setoriais de infraestrutura sugerida no Acórdão 2579/2021 - TCU - Plenário será, sempre, extremamente valiosa como subsídio ao Congresso Nacional como um todo, não havendo objeção a que se agregue ao relatório Fiscobras, caso em que se sugere seja o mesmo apresentado também às demais comissões permanentes das Casas do Congresso Nacional, por serem estas as detentoras da competência regimental para o tratamento das questões temáticas levantadas; b) não obstante, a continuidade da apresentação das informações individualizadas das obras e serviços abrangidos pelas autorizações da lei orçamentária anual, no grau de detalhamento hoje apresentado, mostra-se essencial para a própria viabilidade da atuação do Legislativo no controle do orçamento, tal como vem sendo desenvolvido nos termos das leis de diretrizes orçamentárias; c) o desenvolvimento de trabalhos e recomendações que abordem as oportunidades de melhoria identificadas no item 9.1.4 do Acórdão 2579/2021 - TCU - Plenário será, igualmente, de grande valia para o Comitê em sua função de subsidiar o aperfeiçoamento da alocação orçamentária no âmbito do Congresso Nacional; d) relativamente ao tratamento das garantias, considera crucial e urgente a elaboração pela Corte de instrumento regulamentar, nos moldes da minuta proposta na instrução do processo TC 041.436/2012-1, com os aperfeiçoamentos que considerar necessários em função de novas circunstâncias fáticas e do advento da Lei 12.846/2013, para orientar os órgãos jurisdicionados e sua própria atuação fiscalizadora, no âmbito da caracterização e implementação adequada das "garantias suficientes para prevenir o possível dano ao erário até a decisão de mérito sobre o indício relatado" que habilitam à classificação de IGR (atualmente regulamentada pelo art. 137, § lº, inc. V, da Lei nº 14.194, de 20 de agosto de 2021 - LDO/2022); e e) conquanto não detenha competência para pronunciar-se sobre a regulamentação de outras garantias previstas na legislação do processo no Tribunal, não vê objeções a que o tratamento das mesmas seja também inserido no mesmo instrumento normativo a que se refere a alínea anterior, se assim entender adequado a Corte III) manifestar à Presidência da República e ao Ministério da Economia o seu irrestrito reconhecimento e apoio ao processo de implantação do Cadastro Integrado de Projetos de Investimento, nos termos do Decreto l 0.496, de 28/9/2020 e da Portaria SEGES/ME 25.405, de 23/12/2020, sem prejuízo das orientações contidas no Acórdão 1.228/2021-TCU-Plenário, enfatizando nesta oportunidade a necessidade de que seja mantida, frente a qualquer circunstância ou pretexto em contrário, a atual exigência de prévio registro da obra no Cadastro para a emissão de qualquer empenho relativo a obras e serviços de engenharia, e a conveniência de que tal exigência seja ampliada, tão logo quanto fisicamente possível, também para a emissão de ordens bancárias em favor de qualquer obra ou serviço de engenharia. IV) recomendar à CMO que, a partir da apreciação do projeto de lei orçamentária anual para 2023, conste da lei de diretrizes orçamentárias e do parecer preliminar respectivo a seguinte disposição (detalhada na seção 1.8 do relatório): a) todas as emendas à despesa que destinem recursos a obras, inclusive por meio das transferências voluntárias, tenham sua admissibilidade condicionada à informação, pelo autor, da identificação, situação e percentual de execução, no mencionado Cadastro Integrado de Projetos de Investimento, ou da ausência de cadastro; b) todos os relatórios setoriais e gerais demonstrem que, em relação à totalidade dos recursos por eles distribuídos, e segundo a segregação por tipo e autoria da emenda consideradas necessárias pela CMO, foram alocados inicialmente os demandados para projetos em andamento cadastrados no Cipi e a manutenção dos bens existentes, na forma da lei de diretrizes orçamentárias; posteriormente, para outros projetos cadastrados no Cipi não incluídos nas categorias anteriores; e somente depois de esgotado o atendimento de todos os projetos nessas condições, foram destinados recursos a outras programações; c) somente sejam permitidas exceções a essa regra de alocação para obras destinadas à resposta a desastres e a calamidades públicas reconhecidas na forma da legislação, desde que conste a respectiva identificação no Cipi e fiquem evidenciados no relatório os atos normativos e administrativos que formalizaram a condição de desastre ou calamidade da obra cm questão; d) a inobservância desses critérios constitua impedimento técnico insuperável à execução da programação que porventura vier a ser inserida na lei orçamentária sem a sua observância; V) recomendar ao Relator-Geral a seguinte emenda de texto ao PLOA/2022 (PLN 19/2021), destinada a prevenir a ocorrência de obras inacabadas nos municípios por insuficiência de orçamento quando existem recursos disponíveis para completá-las: Acrescente-se ao art. 3º do PLN 19/2021 PLOA/2022) o § 4° e seguintes: § 4º As dotações dos orçamentos de que trata o caput, quando se destinem à realização de obras e serviços de engenharia por meio das transferências a que se refere o art. 25 da Lei Complementar nº 1 O 1, de 4 de maio de 2000, somente poderão ser empenhadas em favor de novos convênios, termos de compromisso ou instrumentos similares após a demonstração, por paiie do executor, de que foram empenhados valores suficientes para atender a todos os saldos remanescentes de instrumentos vigentes que não apresentam quaisquer impedimentos de ordem técnica ou legal para a realização de novos empenhos. § 5° A demonstração de que trata o § 4º será organizada em periodicidade mensal por unidade orçamentária, no nível de agregação de categoria de programação, definido nos termos do mi. 5°, § 1 º, da Lei nº 14.194, de 20 de agosto de 2021. § 6º Excetuam-se da vedação prevista no § 4°, exclusivamente, os empenhos destinados a atender: I - às transferências especiais, tal como criadas pelo art. 166-A, inc. 1, da Constituição Federal; e lI - ao financiamento direto de obras de resposta a desastres e calamidades públicas, na forma da legislação, devendo neste caso constar da demonstração a associação entre cada empenho e os atos normativos ou administrativos que formalizaram a situação de desastre ou calamidade atendida pela obra beneficiada. VI) recomendar à CMO que faça chegar aos Relatores das próximas leis de diretrizes orçamentárias, bem como ao Poder Executivo para efeitos de inserção em projetos de sua iniciativa, a proposição de dispositivo nos termos do acima especificado, ampliado para abranger os recursos mais extensos que a LDO oferece à regulação da execução orçamentária, cm particular a extensão do mesmo princípio à execução de restos a pagar; VII) recomendar à CMO que faça chegar aos Relatores das próximas leis de diretrizes orçamentárias, bem como ao Poder Executivo para efeitos de inserção cm projetos de sua iniciativa, a proposição de dispositivo nos termos abaixo: "Art. .... A liberação financeira, nas respectivas contas vinculadas de convênio ou contrato de repasse, das transferências voluntárias referentes a obras e serviços de engenharia no valor de até R$ 3 milhões será efetuada em parecia única." VIII) recomendar à CMO que considere a possibilidade de que o velo pendente de apreciação ao art. 83, § 3°, da LDO/2022 represente forma parcial de implementação, a curto prazo, da recomendação acima, sempre que se compreender sua aplicação restrita às transferências voluntárias, decorrentes ou não de emenda parlamentar; IX) recomendar à CM O que faça chegar aos Relatores das próximas leis de diretrizes orçamentárias, bem como ao Poder Executivo para efeitos de inserção em projetos de sua iniciativa, a proposição de dispositivo nos termos abaixo: "Art. .... No exercício de ____, mediante proposta, devidamente formalizada e justificada pelo ente beneficiário, ficam os órgãos e entidades da Administração Federal autorizados a pactuar convênios, contratos de repasse, termos de compromisso ou instrumentos similares com os entes federados com o objetivo de finalizar obras e serviços de engenharia inacabados, que tenham sido objeto de ajustes anteriores na forma do art. 25 da Lei Complementar nº 101, de 4 de maio de 2000, e cujo prazo de vigência do instrumento original tenha expirado sem a conclusão do objeto pactuado, nos termos e condições fixados neste artigo. § 1 º A celebração dos ajustes de que trata o caput: I- somente poderá ocorrer uma única vez no exercício; II - deverá incluir nos seus termos a obrigação do ente federado publicar o edital de licitação no prazo de 180 (cento e oitenta) dias após a formalização do ajuste, sob pena de perda da respectiva validade e denegação das transferências correspondentes; lII - somente poderá ocorrer à vista de prévia apresentação, pelo ente federado proponente, dos seguintes documentos, acompanhados das respectivas Anotações ou Registros de Responsabilidade Técnica na forma da legislação profissional de engenharia e arquitetura: a) laudo técnico atestando o estado atual da obra inacabada; b) planilha orçamentária com valores atualizados para sua conclusão, elaborada segundo as regras e critérios estabelecidos para elaboração do orçamento de referência de obras e serviços de engenharia contratados e executados com recursos dos orçamentos da União. IV - somente terá eficácia jurídica após o registro da obra pelo respectivo ente federal financiador no Cadastro Integrado de Projetos de Investimento, nos termos do Decreto nº I 0.496, de 28 de setembro de 2020 e da Po1taria SEGES/ME nº 25.405, de 23 de dezembro de 2020; V - nos casos cm que o laudo técnico de que trata o inciso Ill, alínea "a'\ deste parágrafo, atestar percentual físico inferior a 20% (vinte por cento), dependerá de parecer favorável do órgão federal repassador quanto à viabilidade técnico-econômica da obra; § 2º Em nenhum caso este artigo será interpretado como: a) dispensa da observância de qualquer dispositivo da legislação aplicável a licitações e contratos administrativos, nem de qualquer outra disposição da legislação orçamentária vigente, bem como da Lei Complementar nº 173, de 27 de maio de 2020 e da Lei Complementar nº !O 1, de 4 de maio de 2000; e b) dispensa ou modificação das condições de responsabilização nas esferas penal, civil e administrativa aplicáveis aos agentes públicos responsáveis pela contratação e acompanhamento originais das obras, ou aos terceiros então contratados. § 3° Os recursos orçamentários destinados às pactuações de que trata este artigo: a) podem ser provenientes da proposta orçamentária do Executivo ou de qualquer das espécies de emenda parlamentar contempladas nesta Lei; b) serão alocados cm ação específica de cada órgão, admitido o seu desdobramento em mais de uma ação para identifica-los nos diferentes programas de trabalho de cada órgão, segundo a estrutura de sua programação orçamentária. O Relator apresentou o Relatório com Complementação de Voto e leu mais uma Complementação de Voto. Discutiram a matéria os Deputados Claudio Cajado, José Guimarães, Hildo Rocha, Dagoberto Nogueira, Daniel Almeida, Danilo Forte, Wilson Santiago e Domingos Sávio. Em votação, o Relatório com Complementação de Voto e a Complementação de Voto feita em Plenário foram APROVADOS, na representação da Câmara dos Deputados e do Senado Federal. Extrapauta: Relatório do Comitê de Avaliação, Fiscalização e Controle da Execução Orçamentária – CFIS, o qual passa a ser parte integrante do Parecer Preliminar que acompanha o PLN 19, de 2021, nos termos do art. 54 da Resolução nº 1 de 2006-CN. Autor: Comitê de Avaliação, Fiscalização e Controle da Execução Orçamentária - CFIS. Coordenador do CFIS: Deputado Danilo Forte. O Relator leu seu Relatório e a Deputada Adriana Ventura discutiu a matéria. Em deliberação, foi APROVADO o Relatório, nas representações das duas Casas do Congresso Nacional. Extrapauta: Apreciação do Relatório apresentado ao PLN 29/2021-CN, Relator Deputado Danilo Forte. Voto: favorável ao Projeto nos termos do Substitutivo apresentado. Retomou-se a apreciação deste Relatório, que foi iniciada no dia oito de dezembro e interrompida para estabelecimento de acordo sobre o assunto. O Relator, Deputado Danilo Forte, que já havia lido seu Relatório, apresentou uma Complementação de Voto. Não houve discussão. Em votação, o Relatório e a Complementação de Voto foram APROVADOS nas representações da Câmara dos Deputados e do Senado Federal. Às onze horas e quarenta e dois minutos, do dia vinte de dezembro de dois mil e vinte e um, havendo número regimental conforme estabelecido no art. 134 da Resolução nº 1, de 2006, do Congresso Nacional, a reunião foi reiniciada pela Presidente, Senadora Rose de Freitas, que declarou haver número regimental para deliberação, conforme estabelecido no art. 14 do Regimento Comum do Congresso Nacional. A seguir, esclareceu que a Comissão tinha planejado votar hoje, a partir das 10 horas, o Relatório final do PLOA 2022, no entanto, em razão de o Relatório ter sido entregue na madrugada de hoje, não haveria tempo para que fosse devidamente conhecido, discutido e apresentados os destaques. Portanto, adiou a votação para amanhã (21/12). Usaram da palavra os Senadores Wellington Fagundes, Marcelo Castro e Esperidião Amin (remotamente) e os Deputados Daniel Almeida (remotamente), Adriana Ventura (remotamente) e Carmen Zanotto. Às doze horas e dezenove minutos, a reunião foi suspensa. Às dez horas e seis minutos, do dia vinte e um de dezembro de dois mil e vinte e um, havendo número regimental conforme estabelecido no art. 134 da Resolução nº 1, de 2006, do Congresso Nacional, a reunião foi reiniciada pela Presidente, Senadora Rose de Freitas, que declarou haver número regimental para deliberação, conforme estabelecido no art. 14 do Regimento Comum do Congresso Nacional. Em seguida, agradeceu a presença dos parlamentares, solicitou que aguardassem mais alguns instantes para que fosse concluída uma reunião do Colegiado de Lideranças Partidárias para fechar os últimos pontos acerca do Relatório Final apresentado ao PLOA 2022 e, às dez horas e onze minutos, suspendeu a reunião. Às treze horas e cinquenta e dois minutos, do dia vinte e um de dezembro de dois mil e vinte e um, havendo número regimental conforme estabelecido no art. 134 da Resolução nº 1, de 2006, do Congresso Nacional, a reunião foi reiniciada pela Presidente, Senadora Rose de Freitas, que declarou haver número regimental para deliberação, conforme estabelecido no art. 14 do Regimento Comum do Congresso Nacional. EXPEDIENTE: A Presidente declarou como lidos os expedientes recebidos pela Comissão até a presente data, tendo em vista que essas informações encontram-se publicadas na página da CMO na internet e informou que, em virtude do término da Sessão Legislativa, de acordo com o inciso VI  do art. 3º da Instrução Normativa nº 12/2019, da Secretaria Geral da Mesa do Senado Federal, os Expedientes publicados na página da CMO, neste ano,  para os quais não houve manifestação de membro da Comissão, serão enviados ao arquivo. Em seguida, expressou agradecimentos aos membros e a todos os que participaram dos trabalhos desta Comissão. A Presidente anunciou que havia, na Mesa, requerimento de quebra de interstício e inclusão na pauta, do Relatório do CAE e do Relatório Final da LOA 2022, de 3 (três) dias úteis contados da publicação, conforme previsto no art. 128 da Resolução 1/2006 do Congresso Nacional. O Deputado Marcel van Hattem usou da palavra contra a quebra do interstício. Em votação, a inclusão na pauta e a quebra do interstício foram APROVADAS nas representações das duas Casas do Congresso Nacional, com votos contrários dos Deputados Glauber Braga (remotamente) e Adriana Ventura (remotamente). ORDEM DO DIA: Extrapauta: Apreciação do Relatório do Comitê de Admissibilidade de Emendas – CAE, que trata sobre o “Exame de admissibilidade das emendas de Relator-Geral e de texto do PLOA 2022 (PLN 19/2021-CN)”. Autor: Comitê de Admissibilidade de Emendas - CAE. Coordenador do CAE: Deputado Arnaldo Jardim. Voto:  propõe que todas as emendas de Relator-Geral e de texto apresentadas ao PLOA 2022 sejam consideradas admitidas. O Coordenador do CAE, Deputado Arnaldo Jardim, leu o Relatório (remotamente). A Presidente iniciou a discussão, na qual usaram da palavra os Deputados Glauber Braga (remotamente) e Marcel van Hattem. A discussão foi encerrada e, em votação, o Relatório foi APROVADO, na representação da Câmara dos Deputados, com votos contrários dos Deputados Glauber Braga (remotamente) e Adriana Ventura (remotamente) e do Senado Federal, com voto contrário do Senador Alessandro Vieira (remotamente). Extrapauta: Apreciação do Relatório Final e Complementação de Voto apresentados ao Projeto de Lei nº 19/2021-CN, que “Estima a receita e fixa a despesa da União para o exercício financeiro de 2022”, (Projeto de Lei Orçamentária Anual para 2022). Relator-Geral: Deputado Hugo Leal.  Foram apresentadas 6.753 (seis mil, setecentos e cinquenta e três) emendas. Voto: pela aprovação do PL nº 19, de 2021-CN (Projeto de Lei Orçamentária Anual para 2022), na forma do Substitutivo que ora apresentamos, o qual contempla as alterações decorrentes das propostas de parecer pela aprovação e pela aprovação parcial das emendas apresentadas. O Relator-Geral fez a leitura do Relatório e da Complementação de Voto, enfatizando que “exclua-se do texto os termos PO 0002”. A Presidente iniciou a discussão e o prazo para apresentação dos destaques, conforme estabelece o inciso I do art. 60 do Regulamento Interno da CMO. O Deputado Domingos Sávio sugeriu que fosse feita uma reunião em paralelo com o Relator-Geral, para dirimir dúvidas que houvesse em comum com outros parlamentares, com o objetivo de reduzir o número de inscritos para o debate. A Presidente acatou a sugestão e os parlamentares interessados deixaram o Plenário para participar da reunião separada, enquanto a reunião deliberativa continuava em andamento. O Primeiro Vice-Presidente, Deputado Carlos Zarattin assumiu a Presidência. Usaram então, da palavra, os Deputados Marcel van Hattem, Adriana Ventura (remotamente), Zé Carlos (remotamente), Glauber Braga (remotamente), Carlos Zarattini e Hildo Rocha. A Presidente retomou os trabalhos e passou a palavra ao Deputado Daniel Almeida. Em seguida, usaram da palavra os Deputados Bosco Costa, que solicitou a retirada dos destaques 3, 4, 5, 6, 7, 13, 14, 15, 16, 17, 18 e 19, da Bancada de Sergipe, e Carlos Gaguim. O Segundo Vice-Presidente, Senador Izalci Lucas, assumiu os trabalhos e passou a palavra aos Deputados Ricardo Barros, Delegado Marcelo Freitas, Sanderson, Wilson Santiago, que solicitou a retirada dos destaques 48 e de 53 a 66, da Bancada da Paraíba, e Danilo Forte. Em seguida cedeu a Presidência ao Primeiro Vice-Presidente, Deputado Carlos Zarattini, que passou a palavra aos Deputados Tiago Mitraud (remotamente) e Paulo Ganime (remotamente). A Presidente, Senadora Rose de Freitas, reassumiu os trabalhos e passou a palavra aos Deputados Vicentinho Júnior, Claudio Cajado e Caroline de Toni (remotamente). Discutiram também a matéria os Senadores Wellington Fagundes, Marcelo Castro, Esperidião Amin (remotamente) e Izalci Lucas. O Relator-Geral, Deputado Hugo Leal, fez agradecimentos e considerações acerca do desafio da elaboração do Relatório. A Presidente encerrou a discussão, bem como o prazo para apresentação dos destaques. Foram apresentados 68 (sessenta e oito) destaques. Os Deputados Glauber Braga (remotamente), Adriana Ventura (remotamente) e Daniel Almeida, orientaram contra a aprovação do Relatório e o Deputado Sanderson orientou a favor da aprovação. Em votação, o Relatório Final e a Complementação de Voto foram APROVADOS, ressalvados os destaques, na Representação da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, com votos contrários dos Deputados Glauber Braga (remotamente), Adriana Ventura (remotamente) e Caroline de Toni (remotamente). A Deputada Caroline de Toni (remotamente) pediu verificação de votação, com apoiamento da Deputada Adriana Ventura (remotamente), porém não atingiu o quórum prescrito pelo art. 136 da Resolução nº 1/2006 do Congresso Nacional. A seguir, a Presidente solicitou ao Plenário autorização para proceder à votação em globo dos destaques, por tipo de voto do Relator, conforme o parágrafo segundo do art. 139 da Resolução nº 1/2006, do Congresso Nacional, segundo o qual, “Não será aceita solicitação para votação em separado de destaque, após a aprovação de requerimento para a votação em globo dos destaques”. O Deputado Hildo Rocha solicitou a retirada dos destaques 71, 72, 73, 74 e 75, de sua autoria. Destaques com solicitação de votação em separado: 49 e 50, do Deputado Glauber Braga; 77, da Deputada Adriana Ventura; 23, da Deputada Caroline de Toni e 25, do Senador Alessandro Vieira. O parecer do Relator-Geral aos destaques selecionados para votação em globo foi pela rejeição. Em deliberação, a votação em globo dos destaques, com tipo de voto do Relator-Geral pela rejeição, foi APROVADA, na representação da Câmara dos Deputados, com votos contrários dos Deputados Adriana Ventura e Glauber Braga (remotamente) e na representação do Senado Federal. Os destaques 1, 8, 9, 10 ,11, 12, 21, 22, 24, 26, 27, 28, 29, 30, 31, 32, 33, 34, 35, 36, 37, 38, 39, 40, 41, 42, 43, 44, 45, 46, 47, 51, 67, 68, 69, 70 e 76 foram REJEITADOS na representação na representação da Câmara dos Deputados, com votos contrários dos Deputados Adriana Ventura e Glauber Braga (remotamente) e não foram à apreciação da representação do Senado Federal, conforme estabelecido no parágrafo primeiro do art. 43 do Regimento Comum do Congresso Nacional. Os destaques 2, 3, 4, 5, 6, 7, 13, 14,15, 16, 17, 18, 19, 20, 48, 53, 54, 55, 56, 57, 58, 59, 60, 61, 62, 63, 64, 65, 66,71,72, 73, 74 e 75, foram retirados pelos autores. Apreciação dos destaques para votação em separado - Destaque 23 – Autora Deputada Caroline de Toni à emenda de número 81000135. O Relator-Geral deu parecer pela rejeição. A autora (remotamente), defendeu seu destaque e usaram da palavra o Deputado Sanderson e Senador Jean Paul Prates. Em votação, o destaque 23 foi REJEITADO, na representação da Câmara dos Deputados, com votos contrários dos Deputados Caroline de Toni (remotamente), Sanderson, Dra. Soraya Manato, Adriana Ventura (remotamente) e Glauber Braga (remotamente), não foi à apreciação da representação do Senado Federal, conforme o parágrafo primeiro do art. 43 do Regimento Comum do Congresso Nacional. Destaque 25 – Autor Senador Alessandro Vieira à emenda de número 81000135. A Presidente declarou PREJUDICADO o destaque 25, por ter conteúdo idêntico ao do destaque 23. Destaque 77 – Autora Deputada Adriana Ventura, supressão parcial do dispositivo referente ao Fundo Especial de Financiamento de Campanhas. O parecer do Relator-Geral foi pela rejeição. A autora (remotamente) fez a defesa de seu destaque e os Deputados Marcel van Hattem e Glauber Braga (remotamente) orientaram contra a rejeição do destaque. Em deliberação, o destaque 77 foi REJEITADO, na representação da Câmara dos Deputados, com votos contrários dos Deputados Sanderson, Adriana Ventura (remotamente) e Glauber Braga (remotamente) e não foi à apreciação da representação do Senado Federal, conforme o parágrafo primeiro do art. 43 do Regimento Comum do Congresso Nacional. A Deputada Adriana Ventura solicitou verificação de votação, entretanto não obteve o número de apoiadores prescrito no art. 136 da Resolução nº 1/2006 do Congresso Nacional. Destaques 49 e 50 – Autor Deputado Glauber Braga, que solicitam recomposição total do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. O Relator-Geral deu parecer pela prejudicialidade dos destaques, em razão de já ter autorizado os valores propostos e procedido às recomposições solicitadas. A Presidente declarou PREJUDICADOS os destaques 49 e 50, por terem sido antecipadamente atendidos pelo Relator-Geral. ENCERRAMENTO: A Presidente fez seus agradecimentos e considerações finais e encerrou os trabalhos às dezessete horas e vinte e um minutos, do dia vinte e um de dezembro, do ano de dois mil e vinte e um. Para constar, eu, Walbinson Tavares de Araujo, Secretário Executivo, lavrei a presente Ata, que, após a sua aprovação, será assinada pela Presidente da Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização do Congresso Nacional e encaminhada para publicação no Diário do Congresso Nacional. Os trabalhos foram gravados e, depois de traduzidos, integrarão esta Ata. Senadora Rose de Freitas, Presidente. XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX