Às
quatorze horas e dezesseis minutos do dia onze de agosto de dois mil e
vinte e um, por meio do Sistema de Deliberação Remoto instituído pela
Resolução da Câmara dos Deputados nº 19/2021, reuniu-se
extraordinariamente, de forma híbrida, por videoconferência e no Plenário
8 do Anexo II da Câmara dos Deputados, a Comissão Externa destinada a
acompanhar o desenvolvimento dos trabalhos do Ministério da Educação, bem
como da apresentação do seu Planejamento Estratégico, no Anexo II,
Plenário 08 da Câmara dos Deputados. Registraram presença os Deputados
Felipe Rigoni - Coordenador; Luisa Canziani - Subcoordenador; Tabata Amaral - Relatora; Eduardo Bismarck, Professor Israel Batista, Rodrigo Coelho, Rose Modesto e Tiago Mitraud - Sub-Relator; Aliel Machado, André Figueiredo, Átila Lira, Carlos Veras, Elias Vaz, Felipe Carreras, Félix Mendonça Júnior, Gervásio Maia, Gil Cutrim, Gustavo Fruet, Marreca Filho, Mauro Nazif, Paula Belmonte, Rejane Dias, Renata Abreu, Rodrigo Agostinho, Rosana Valle e Vinicius Poit - Titulares. Registraram presença também os Deputados Angela Amin, Carlos Henrique Gaguim, Idilvan Alencar, Luiz Lima, Maria Rosas e Mariana Carvalho, como não-membros. Deixaram de registrar presença os Deputados Afonso Motta, Camilo Capiberibe, Damião Feliciano, Diego Garcia, Flávia Morais, Franco Cartafina, Jerônimo Goergen, Jesus Sérgio, Joenia Wapichana, Leônidas Cristino, Marcelo Calero, Maria do Rosário, Moses Rodrigues, Silvia Cristina, Subtenente Gonzaga e Túlio Gadêlha.
ABERTURA:
Havendo número regimental, o
senhor Presidente declarou abertos os trabalhos e colocou à apreciação a Ata da vigésima segunda reunião, realizada no dia sete de julho de dois mil e vinte e dois. Em votação, a Ata foi aprovada.
EXPEDIENTE:
Comunicado do Deputado Gustavo Fruet
no qual justifica a ausência à reunião do dia dezesseis de junho de dois
mil e vinte e um.Comunicados dos Deputados Gustavo
Fruet e Túlio Gadelha nos quais justificam a ausência à reunião do dia
vinte e três de junho de dois mil e vinte e um. Comunicado do Deputado Tulho
Gadelha no qual justifica a ausência à reunião do dia sete de julho de
dois mil e vinte e um. ORDEM DO DIA: O Coordenador
comunicou que a Ordem do Dia fora convocada para a deliberação
de requerimentos. Por acordo, o Coordenador deliberou os Requerimentos em
globo, com exceção dos itens quatro e cinco da pauta. Foram votados
os seguintes itens: A - Requerimentos: 1
-
REQUERIMENTO Nº 13/2021
- da Sra. Tabata Amaral - que "requer realização de Audiência Pública para debater o tema "Acompanhamento da Política Nacional de Alfabetização (PNA) e de seus desdobramentos no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), nas avaliações e nos demais programas de alfabetização.""
APROVADO.
2
-
REQUERIMENTO Nº 14/2021
- da Sra. Tabata Amaral - que "requer informações detalhadas ao Ministro da Educação acerca do andamento do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (Pecim)".
APROVADO.
3
-
REQUERIMENTO Nº 15/2021
- do Sr. Rodrigo Coelho - que "requer a realização de
Audiência Pública no âmbito desta Comissão para debater a respeito das
crises orçamentárias enfrentadas pelo CNPq e pela Capes e as dificuldades
para o desenvolvimento da pesquisa científica brasileira".
APROVADO. Em seguida, o Coordenador passou a direção dos
trabalhos para a Deputada Tábata Amaral. A Presidente dos trabalhos passou
à votação dos seguintes itens da pauta: 4
-
REQUERIMENTO Nº 16/2021
- do Sr. Felipe Rigoni - que "requer realização de Audiência Pública para debater o tema "Desigualdade e o acompanhamento de políticas de acesso à educação: a urgência de ações efetivas no combate à exclusão, ao abandono e à evasão escolar"".
APROVADO.
5
-
REQUERIMENTO Nº 17/2021
- do Sr. Felipe Rigoni - que "requer envio de ofício para o
Ministério da Educação contendo sugestões para a Portaria nº 601, de 5 de
agosto de 2021, que institui Câmaras Técnicas da educação básica para
enfrentamento dos impactos da pandemia da
Covid-19". APROVADO. Ato contínuo, o Deputado Felipe
Rigoni reassumiu a condução dos trabalhos. ENCERRAMENTO:
Nada mais havendo a tratar, o Presidente convocou reunião para o
dia dezoito de agosto de dois mil e vinte e dois, às treze horas,
destinada à Deliberação de Requerimentos e à realização de Audiência
Pública, e encerrou os trabalhos às quatorze horas e vinte e três minutos.
E, para constar, eu ______________________, Roberta de Aguiar Costa
Mascarenhas, lavrei a presente Ata, que por ter sido aprovada, será
assinada pelo Presidente ______________________, e publicada no Diário da
Câmara dos Deputados. O inteiro teor foi gravado, passando o arquivo de
áudio correspondente a integrar o acervo documental desta reunião.
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