Às nove horas e trinta
e três minutos do dia doze de março de dois mil e vinte e um,
reuniu-se o Grupo de Trabalho destinado a elaborar estudos para reforma da
legislação eleitoral, no Anexo II, Plenário 04 da Câmara dos
Deputados, com a PRESENÇA dos(as) Senhores(as) Deputados(as) Jhonatan de Jesus
- Coordenador; Margarete Coelho - Relatora; Celina Leão, Celso
Sabino, Dulce Miranda, Lafayette de Andrada, Leandre, Liziane Bayer,
Orlando Silva, Otto Alencar Filho, Paulo Teixeira e Soraya
Santos – Titulares. Compareceram também os Deputados AJ Albuquerque, Charles
Fernandes, Helder Salomão, Igor Timo e Marreca Filho,
como não-membros. Justificou a ausência o Deputado Giovani Cherini. Deixaram de
comparecer os Deputados Efraim Filho e Vitor Hugo. ABERTURA:
Havendo número regimental, o senhor Presidente declarou abertos
os trabalhos e informou que a presente reunião de audiência pública
atende aos Requerimentos 2/21, de minha autoria e 10/21, do Dep.
Lafayette de Andrada, e tem como objetivo debater o tema "Fluxo do
recebimento de propostas e contribuições da Sociedade Civil".
ORDEM DO DIA: O presidente, Deputado Jhonatan de Jesus
informou que como forma de melhor organizar a Audiência Pública,
iremos dividi-la em quatro diferentes momentos. O primeiro, às 9h30,
com representantes da OAB; em seguida, às 10h30, com diretores do
Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral – MCCE; após, ouviremos o
Conselho Federal de Contabilidade e, por fim, os representantes das
Escolas Judiciárias Eleitorais. A seguir, explicou as regras de
condução dos trabalhos da Audiência Pública e passou a palavra, por
10 minutos, aos palestrantes - EDUARDO DAMIAN - Presidente da
Comissão de Direito Eleitoral da Ordem dos Advogados do Brasil -
OAB; FELIPE SANTA CRUZ – Presidente da Ordem dos Advogados do
Brasil; LUCIANA NEPOMUCENO - Presidente da Comissão de Reforma
Política da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB. Dando início aos
debates dessa primeira parte da reunião, fizeram uso da palavra a
Deputada Margarete Coelho e o Deputado Jhonatan de Jesus. Foi
solicitado o registro dos nomes dos integrantes da Comissão da OAB
que está auxiliando na elaboração de sugestões a serem enviadas ao
Grupo de trabalho da Reforma da Legislação Eleitoral - Marcos Souto Maior Filho,
Jamile Duarte Coelho Vieira, Kamile Moreira Castro (membro
consultora), Delmiro Dantas Campos Neto, Fernão Justem de Oliveira ,
Juliann Lennon Lima Aleixo, Vladimir Belmiro de Almeida. Dando
prosseguimento aos trabalhos, o presidente convidou a fazer uso da
palavra, em nome do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral, MCCE
os senhores membros da diretoria colegiada do Movimento LUCIANO
CAPARROZ PEREIRA DOS SANTOS e MELILLO DINIS DO NASCIMENTO. A
Deputada Margarete Coelho fez suas considerações acerca das
apresentações dos expositores. Dando prosseguimento, fez uso da
palavra o senhor HAROLDO SANTOS FILHO - Coordenador da Comissão de
Contabilidade Eleitoral- Conselho Federal de Contabilidade. Após a
fala do senhor Haroldo, fez uso da palavra a Deputada Margarete
Coelho. Dando prosseguimento às exposições, foi anunciada a presença
dos senhores RENATA DALLPOSO - Assessora Chefe da Escola Judiciária
Eleitoral do Tribunal Superior Eleitoral e do senhor WALDIR
SEBASTIÃO DE NUEVO CAMPOS JÚNIOR – Desembargador Presidente do
Colégio dos Diretores das Escolas Judiciárias Eleitorais – CODEJE.
Fizeram uso da palavra, por 15 minutos, os expositores. O
Desembargador Waldir informou que o juiz Assessor do Colégio dos
Diretores das Escolas Judiciárias Eleitorais - JOSÉ WELLINGTON
BEZERRA DA COSTA NETO, teve problemas de conexão na internet e não
conseguiu participar da reunião, mas que teria muitas contribuições
a serem apresentadas em um segundo momento. Finalizadas as
exposições, a Relatora – Deputada Margarete Coelho teceu seus
comentários sobre o assunto e respondeu a duas perguntas realizadas
por meio do canal e-democracia. ENCERRAMENTO: Nada mais
havendo a tratar, o Presidente convocou reunião para o dia 15 de
março, às 15 horas, com o ministro Presidente do Tribunal Superior
Eleitoral e encerrou os trabalhos às onze horas e vinte e oito
minutos. E, para constar, eu ______________________, Sara Teixeira
Santos, lavrei a presente Ata, que por ter sido aprovada, será
assinada pelo Presidente ______________________, e publicada no
Diário da Câmara dos Deputados. O inteiro teor foi gravado, passando
o arquivo de áudio correspondente a integrar o acervo documental
desta reunião. |