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CONGRESSO NACIONAL |
Ata da Décima Terceira Reunião de Audiência Pública, da 1ª
Sessão Legislativa
Ordinária,
da 56ª Legislatura, da Comissão Mista de Planos,
Orçamentos
Públicos e Fiscalização, realizada em 07
de Novembro de 2019.
Aos
sete dias do mês de novembro do ano de dois mil e dezenove, reuniu-se a Comissão
Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização, no plenário 2, do Anexo II
da Câmara dos Deputados, sob a Presidência do Deputado Cacá Leão. Esta reunião
foi convocada com a finalidade de ouvir representantes do Departamento Nacional
de Infraestrutura de Transportes – DNIT, do Ministério do Desenvolvimento
Regional,
e
ainda, representantes do Tribunal de Contas da União, para discutir os indícios
de irregularidades graves (IGP) apontados pelo Tribunal de Contas da União, por
meio do Acórdão nº 2.554/2019 -TCU-Plenário, em obras e serviços de engenharia
sob a responsabilidade dos Órgãos
supracitados, constantes
do Projeto de Lei Orçamentária para 2020,
com
vistas a subsidiar as deliberações acerca do bloqueio ou desbloqueio de
contratos, convênios, etapas, parcelas ou subtrechos relativos a subtítulos nos
quais forem identificados indícios de irregularidades graves, por
solicitação do
Deputado Filipe Barros, Coordenador do Comitê de Avaliação das Informações sobre
Obras e Serviços com Indícios de Irregularidades Graves - COI, desta Comissão,
em atendimento ao disposto no art.
119,
§§ 1º e 2º do texto da Lei de
Diretrizes Orçamentárias para 2020, Projeto de Lei nº 05/2019-CN, aprovado pelo
Congresso Nacional e pendente de promulgação. Foi registrado o comparecimento dos
membros: - Deputados titulares: Cacá
Leão, Carlos Henrique Gaguim, Edmilson Rodrigues, João Roma e Lucas Gonzalez; - Deputados suplentes: Dra. Soraya
Manato e João Carlos Bacelar. Foi
registrado o comparecimento do parlamentar não integrante da Comissão, Deputado
José Nelto. ABERTURA: às dez horas e
dezenove minutos, os trabalhos foram abertos pelo Presidente em exercício,
Deputado Cacá Leão, que comunicou a finalidade da audiência pública. Logo após, comunicou normas para o melhor
ordenamento dos trabalhos e abriu a lista de inscrições para o debate. Em
seguida, foram iniciadas as apresentações, e foi utilizado projetor de
multimídia. Inicialmente, o Presidente em exercício convidou para comporem a Mesa de
trabalhos o primeiro grupo, que foi formado pelo Sr.
Luiz Fernando Ururahy de Souza, Secretário de Fiscalização de Infraestrutura
Rodoviária e de Aviação, do Tribunal de Contas da União; Sr.
Andre Kuhn, Diretor Executivo, Sr. Alisson Jobim Pereira Nascimento, Coordenador
de Acompanhamento de Obras e Sr. Irasmon Gomes de Melo,
Auditor, do
Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – DNIT. Neste grupo, os
expositores, Sr.
Luiz Fernando Ururahy de Souza e Sr.
Irasmon Gomes de Melo, prestaram
esclarecimentos sobre as Obras de Adequação de Trecho Rodoviário, na
BR-116/BA e Obras de Construção da BR-235/BA – KM 282,0 a KM 357,4, e houve indicações das irregularidades
apontadas pelo TCU e das medidas saneadoras. Finalizada
a apresentação, o
Presidente
em exercício agradeceu a participação dos palestrantes. Em prosseguimento, foi
convidado o segundo grupo para composição da Mesa de trabalhos, formado pelo
Sr.
Marcelo Orlandi Ribeiro, Diretor da Secretaria de Fiscalização de Infraestrutura
Hídrica de Comunicações e de Mineração do TCU; e pelo Sr.
Thiago Soares Arima, Coordenador Geral de Supervisão de Obras do Departamento de
Obras Hídricas da Secretaria Nacional de Segurança Hídrica, do Ministério do
Desenvolvimento Regional,
que
prestaram esclarecimentos sobre a Obra do Canal Adutor do Sertão
Alagoano.
Os
expositores realizaram a apresentação e houve indicação das irregularidades
encontradas pelo TCU e das medidas corretivas. Não houve oradores inscritos para
o debate. O Deputado Cacá Leão fez questionamentos sobre a obra aos
representantes do TCU e do Ministério do Desenvolvimento Regional e obteve os
devidos esclarecimentos. Em
continuidade, a palavra foi concedida ao Deputado João Carlos Bacelar, que
pronunciou-se sobre as Obras da BR-116/BA e da BR-235/BA. Concluído o segundo
grupo, o
Presidente
em exercício agradeceu a participação dos expositores. Em sequência, foi
anunciado o terceiro grupo para composição da Mesa de trabalhos, composto pelo
Sr.
Bruno Martinello Lima, Secretário de Fiscalização de Infraestrutura Urbana do
TCU; Sr.
Rodrigo Moreira, do Ministério do Desenvolvimento Regional;
e pelo Sr. Andre Dias Menezes de Almeida, Controlador Adjunto da Prefeitura da
Cidade de São Paulo, que prestaram esclarecimentos sobre as Obras do Corredor
de Ônibus – SP - Radial Leste –
Trecho 1; Corredor de Ônibus – SP -
Radial Leste – Trecho 2; Corredor de Ônibus – SP - Aricanduva; Corredor de Ônibus – SP –
Capão Redondo – Vila Sônia. Os palestrantes realizaram a apresentação e houve
indicação das irregularidades levantadas pelo TCU e das medidas saneadoras. Não
houve oradores inscritos para o debate. Por fim, a palavra foi concedida
novamente a todos os palestrantes deste grupo, que fizeram considerações finais
sobre as Obras do Corredor de Ônibus – SP - Aricanduva, e do Corredor de Ônibus – SP
– Capão Redondo – Vila Sônia, e concluíram a exposição. Encerrada a
apresentação, o Presidente em exercício agradeceu a participação dos
expositores. Em seguida, foi convidado o quarto grupo para composição da Mesa de
trabalhos, formado pelo Sr.
Bruno Martinello Lima, do TCU e Sr.
Rodrigo Moreira, do Ministério do Desenvolvimento Regional, que
prestaram esclarecimentos sobre a Obra do BRT
de Palmas/TO, evidenciando das irregularidades apuradas pelo TCU e as medidas
corretivas. Finalizada
a apresentação, o
Presidente
em exercício agradeceu a participação dos palestrantes. Ao final dos trabalhos,
o Deputado João Carlos Bacelar fez as últimas considerações sobre as Obras da
BR-116/BA e projetou fotografias desta obra. ENCERRAMENTO: nada mais havendo a
tratar, o Presidente em exercício, agradeceu o comparecimento dos representantes
do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – DNIT, do Ministério
do Desenvolvimento Regional, da Prefeitura de São Paulo, e do Tribunal de Contas
da União, bem como dos parlamentares e dos demais presentes, e encerrou a
reunião. Os trabalhos foram finalizados às onze horas e trinta e dois minutos.
Para constar, eu,
Walbinson
Tavares de Araujo, Secretário Executivo, lavrei
a presente Ata, que, após a sua aprovação, será
assinada pelo Presidente em exercício da Comissão Mista de Planos, Orçamentos
Públicos e Fiscalização do Congresso Nacional e encaminhada para publicação no
Diário do Congresso Nacional. Os
trabalhos foram gravados e, depois de traduzidos, integrarão esta Ata. Deputado
Cacá Leão,
no exercício da Presidência.
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