CONGRESSO NACIONAL

COMISSÃO MISTA DE PLANOS, ORÇAMENTOS PÚBLICOS E FISCALIZAÇÃO
54ª Legislatura - 4ª Sessão Legislativa Ordinária

RESULTADO DA REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA EM 24 e 25/11/2014

 6ª Reunião Extraordinária

convocada para 24/11/2014, às 20 horas.

(Iniciada às 20h27min e encerrada à 0h12min de 25/11/2014)

 

 

                                                                                         ABERTURA             

 

Os trabalhos foram abertos pelo Presidente, Deputado Devanir Ribeiro (PT/SP), que informou haver quórum regimental para deliberação nas representações da Câmara dos Deputados e do Senado Federal.

 

                                                                                       EXPEDIENTE       

 

         Conforme decidido na 4ª Reunião Extraordinária, realizada em 17 de abril de 2008, ficou dispensada leitura dos expedientes. O Presidente determinou ao Departamento de Taquigrafia a inclusão dos expedientes nas notas taquigráficas da reunião. Informou que a lista com os expedientes seria encaminhada, pelo correio eletrônico, aos membros e Lideranças Partidárias.

I) CORRESPONDÊNCIA INTERNA RECEBIDA:

 

1) Ofício nº 174/14/LIDPV, de 24 de novembro de 2014, do Deputado Sarney Filho, Líder do PV, indicando o Deputado Penna (PV/SP) para integrar o Colegiado de Representantes das Lideranças Partidárias na CMO.

 

II) CORRESPONDÊNCIA EXTERNA RECEBIDA

 

1) Ofício nº 306/2014-MP, de 21 de novembro de 2014, da Ministra de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão, encaminhando atualização do inciso XXI da Relação das Informações Complementares ao Projeto de Lei Orçamentária de 2015.

AVISOS

O Presidente comunicou a realização das seguintes reuniões no plenário 2 da Câmara dos Deputados:

- Dia 9/12, terça-feira, às 10h: Reunião Conjunta de Audiência Pública, com o Presidente do Banco Central do Brasil, Sr. Alexandre Antonio Tombini;

 

- Dia 11/12, quinta-feira, às 10h: Reunião de Audiência Pública, com o Secretário do Tesouro Nacional, Sr. Arno Hugo Augustin Filho.

 

Às 20h29min, o Presidente iniciou a apreciação da Ata 5ª Reunião Extraordinária, realizada nos dias 18 e 19/11/2014. O Deputado Nilson Leitão (PSDB/MT), Vice-Líder do PSDB, solicitou a leitura e discussão da Ata. O Deputado Paulo Pimenta (PT/RS) fez a leitura da Ata, e logo após foram discutidas pelos Senadores Humberto Costa (PT/PE), Gleisi Hoffmann (PT/PR), Ataídes Oliveira (PROS/TO) e Valdir Raupp (PMDB/RO), e os Deputados Claudio Puty (PT/PA), Izalci (PSDB/DF), Silvio Costa (PSC/PE), Nilson Leitão (PSDB/MT), Pauderney Avelino (DEM/AM), Ronaldo Caiado, Vice-Líder do DEM e Felipe Maia (DEM/RN). Em votação, na representação da Câmara dos Deputados a Ata foi aprovada com sugestão de retificações, com votos contrários dos Deputados Nilson Leitão (PSDB/MT) e Professora Dorinha Seabra Rezende (DEM/TO). Em votação na representação Senado Federal, foi aprovada com voto contrário do Senador Ataídes Oliveira (PRO/TO).

           

                                                                         ORDEM DO DIA

                                                                          PAUTA

01 – Relatório apresentado ao Projeto de Lei nº 36/2014-CN, que “Altera a Lei nº 12.919, de 24 de dezembro de 2013, que dispõe sobre as diretrizes para a elaboração e execução da Lei Orçamentária de 2014”.

Relator: Senador Romero Jucá.

Foram apresentadas 80 emendas.

Voto: pela aprovação do Projeto de Lei, na forma do Substitutivo apresentado, e pela rejeição das emendas de nºs 01 a 80.

                                                                   Resultado

 

O Relatório foi apresentado. A discussão foi iniciada e aberto o prazo para apresentação de destaques. Discutiram a matéria os Senadores Humberto Costa (PT/PE), Gleisi Hoffmann (PT/PR), Valdir Raupp (PMDB/RO) e Vicentinho Alves (SD/TO), e os Deputados Betinho Rosado (PP/RN), Professora Dorinha Seabra Rezende (DEM/TO), Mendonça Filho (DEM/PE), Líder do DEM, Pauderney Avelino (DEM/AM), Izalci (PSDB/DF), Claudio Puty (PT/PA) e Ronaldo Zulke (PT/RS).

 

Às 21h49min, o Deputado Claudio Puty (PT/PA), Vice-Líder do Governo no Congresso Nacional, apresentou requerimento, nos termos do § 1º do art. 39 do Regimento Comum do Congresso Nacional, solicitando o encerramento da discussão do Projeto de Lei nº 36/2014-CN. Discutiram o requerimento os Deputados Ronaldo Caiado, Vice-Líder do DEM, Felipe Maia (DEM/RN) e Nilson Leitão (PSDB/MT). Em votação, o Requerimento foi aprovado por unanimidade nas representações da Câmara dos Deputados e do Senado Federal. A discussão foi encerrada assim como o prazo para apresentação de destaques. Foram apresentados 39 destaques.

 

Às 22h15min, o Deputado Izalci (PSDB/DF), com o apoiamento dos Deputados Felipe Maia, Professora Dorinha Seabra Rezende, Nilson Leitão, Sandra Rosado e Penna, em conformidade com o disposto no art. 148 da Resolução nº 1/2006-CN, apresentou Contestação Orçamentária, baseando-se nos arts. 1º, § 1º; 4º, § 2º; 9º e 59 da Lei de Responsabilidade Fiscal - Lei Complementar nº 101, de 2000, e no art. 5º da Lei nº 10.028, de 2000. O Deputado alegou que o Projeto enviado pelo Poder Executivo e o Substitutivo do relator descumprem as exigências da Lei de Responsabilidade Fiscal ao pretenderem alterar o art. 3º da LDO 2014, Lei nº 12.919, de 2013, e deixam em aberto o valor mínimo exato de superávit primário a ser cumprido pelo Governo. Propôs, como medida saneadora, que o Relator estabeleça em seu Substitutivo numericamente o redutor que será utilizado para alcançar a meta de resultado primário pelo Governo. Ante a publicação do relatório de Avaliação das Receitas e Despesas Primárias do 5º Bimestre de 2014, entende que o redutor deva ser limitado em R$ 106 bilhões.

 

O Presidente nos termos do Art. 15, inciso VIII, da Resolução nº 1/2006-CN, decidiu pelo deferimento da Contestação. Discutiu a matéria o Senador Romero Jucá (PMDB/RR). Para encaminhar a votação, fizeram o uso da palavra os Deputados Izalci (PSDB/DF), Claudio Puty (PT/PA), Pauderney Avelino (DEM/AM) e Daniel Almeida (PCdoB/BA). Em votação, a Contestação foi rejeitada na representação da Câmara dos Deputados. Não foi apreciada na representação do Senado Federal, conforme dispõe o § 1º do art. 43 do Regimento Comum.

 

O Deputado Nilson Leitão (PSDB/MT), Vice-Líder do PSDB, e o Deputado Ronaldo Caiado, Vice-Líder do DEM, em face da Contestação Orçamentária apresentada pelo Deputado Izalci (PSDB/DF),   apresentaram requerimento solicitando a manifestação da Consultoria de Orçamento e Fiscalização Financeira da Câmara dos Deputados sobre a Matéria. O Requerimento foi prejudicado em função da perda do objeto.

 

Logo após, iniciou-se o encaminhamento para votação do Relatório. Fizeram uso da palavra o Senador Humberto Costa (PT/PE), e os Deputados Silvio Costa (PSC/PE), Ronaldo Caiado, Vice-Líder do DEM, e Izalci (PSDB/DF). O Deputado Mendonça Filho (DEM/PE), Líder do DEM, nos termos do art. 186, § 2º do Regimento Interno da Câmara dos Deputados, apresentou requerimento solicitando votação nominal do Relatório. Para encaminhar a votação do Requerimento, fizeram o uso da palavra os Deputados Mendonça Filho (DEM/PE), Claudio Puty (PT/PA), Nilson Leitão (PSDB/MT), Felipe Maia (DEM/RN) e Izalci (PSDB/DF); e a Senadora Gleisi Hoffmann (PT/PR). Em votação, o Requerimento foi rejeitado na representação da Câmara dos Deputados. Não foi apreciado na representação do Senado Federal, conforme dispõe o § 1º do art. 43 do Regimento Comum.

Votação do Relatório

 

O Presidente submeteu o Relatório ao Plenário que, em votação, foi aprovado na representação da Câmara dos Deputados, com voto contrário do Deputado Felipe Maia (DEM/RN), ressalvados os destaques. Proclamado o resultado da votação, o Deputado Nilson Leitão (PSDB/MT), Vice-Líder do PSDB, solicitou a verificação de votação, com o apoiamento do Deputado Mendonça Filho (DEM/PE), Líder do DEM, conforme estabelece o art. 136 da Resolução nº 1/2006-CN, tendo sido concedida pelo Presidente. O Deputado Paulo Pimenta (PT/RS) fez a chamada nominal dos representantes da Câmara dos Deputados. Votaram SIM: - pelo PT, Beto Faro, Luiz Alberto, Paulo Pimenta, Waldenor Pereira e Assis Carvalho; pelo PMDB: Eduardo Cunha, Geraldo Resende, Gastão Vieira, Sandro Mabel e Lúcio Vieira Lima; pelo PSD: Jaime Martins, Urzeni Rocha e Eliene Lima; pelo PP: Betinho Rosado, João Leão e Vilson Covatti; pelo PR: Luciano Castro e Milton Monti ; pelo PTB: Wilson Filho; pelo PDT: Félix Mendonça Júnior; pelo PCdoB: Daniel Almeida; pelo PSC: Silvio Costa; pelo PRB: Cleber Verde. Votaram NÃO: pelo PSDB, Nilson Leitão e Izalci; pelo PSB: Sandra Rosado; pelo DEM: Felipe Maia e Professora Dorinha Seabra Rezende; pelo Bloco PV/PPS, Deputado Penna. Encerrada a chamada nominal, o Presidente proclamou o resultado da votação, às 23h23min: total de votos SIM: 23, total de votos NÃO: 6; total de VOTANTES: 29. O Presidente confirmou a aprovação do Relatório na representação da Câmara dos Deputados, ressalvados os destaques. Em votação no Senado Federal, foi aprovado por unanimidade, ressalvados os destaques.

 

Apreciação dos 39 destaques:

 

Às 23h24min, o Deputado Mendonça Filho (DEM/PE), Líder do DEM, nos termos do art. 139, § 2º da Resolução nº 1/2006-CN, apresentou Requerimento solicitando votação em separado dos destaques. Logo após, o requerimento foi retirado pelo autor. 

 

Às 23h30min, o Senador José Pimentel (PT/CE), Líder do Governo no Congresso Nacional, nos termos do artigo 162, inciso XIV, do Regimento Interno da Câmara dos Deputados, subsidiando o Regimento Comum, ouvido o Plenário, apresentou Requerimento solicitando votação em globo dos requerimentos de destaque. Para discutir e encaminhar a votação do Requerimento, fizeram o uso da palavra os Senadores Romero Jucá (PMDB/RR) e Gleisi Hoffmann (PT/PR); e os Deputados Izalci (PSDB/DF), Ronaldo Caiado, Vice-Líder do DEM, Vilson Covatti (PP/RS), Claudio Puty (PT/PA), Mendonça Filho (DEM/PE), Líder do DEM, Nilson Leitão (PSDB/MT), Silvio Costa (PSC/PE), Felipe Maia (DEM/RN) e Professora Dorinha Seabra Rezende (DEM/TO). Em votação, o Requerimento foi aprovado por unanimidade nas representações da Câmara dos Deputados e do Senado Federal.

 

O Requerimento apresentado pela Deputada Professora Dorinha Seabra Rezende (DEM/TO), nos termos do art. 139, § 2º da Resolução nº 1/2006-CN, solicitando votação em separado dos destaques de nºs 1 a 8 e 26, foi prejudicado, em virtude da aprovação do Requerimento do Senador José Pimentel (PT/CE).

 

O Presidente iniciou a apreciação dos destaques. O Relator, Senador Romero Jucá (PMDB/RR), indicou o voto pela rejeição em bloco dos 39 destaques apresentados.  Para encaminhar a votação dos destaques, fizeram o uso da palavra os Deputados Izalci (PSDB/DF), Felipe Maia (DEM/RN), Professora Dorinha Seabra Rezende (DEM/TO), Nilson Leitão (PSDB/MT) e Ronaldo Caiado, Vice-Líder do DEM. Em votação em bloco, os destaques foram rejeitados na representação da Câmara dos Deputados. Não foram apreciados na representação do Senado Federal, conforme dispõe o § 1º do art. 43 do Regimento Comum.

 

ENCERRAMENTO DOS TRABALHOS

 

Concluída a apreciação da matéria, o Presidente encerrou os trabalhos à 0h12min do dia 25/11/2014.

                                         Brasília, 25 de novembro de 2014.

                                                     

                                                     MARIA DO SOCORRO DE L. DANTAS

                                                                 Secretária Executiva